Obesos podem fazer aulas de alongamento?

32 respostas
Obesos podem fazer aulas de alongamento?
Dr. Alexandre de Loyola e Silva Avellar Fonseca
Cardiologista, Médico clínico geral
Curitiba
Olá. Obesos podem fazer aulas de alongamentos. Mas como qualquer outra atividade deve ser iniciada com parcimônia e de preferência com orientação de um instrutor/profissional .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Angelo Aparecido Moreira
Psicanalista, Educador físico, Psicopedagogo
Sertãozinho
Depois dessas opinioes agora é começar. A atividade fisica é muito importante para o corpo e mente! Estando sedentario faça uma consulta com seu medico e procure um profissional educador fisico.
Com um bom condicionamento e alimentação equilibrada tera uma melhor qualidade de vida! Isso pode ser feito aos poucos! Nao precisa ser dieta! Reflita sobre sua alimentacao! Caso esteja compulsivo, ansioso, busque ajuda profissional! Seja feliz...
Dra. Mariana Costa
Nutricionista
Rio de Janeiro
Com toda certeza. Pode e DEVE! O sucesso do tratamento da obesidade passa pelo acompanhamento com diversos profissionais de saúde, entre eles o médico para avaliar e autorizar a prática de exercícios físicos, o educador físico para orientação da prática esportiva adequada, o psicoterapeuta para abordar as questões emocionais por trás da obesidade, o nutricionista para orientar a reeducação alimentar e dar meios práticos para o alcance dos objetivos (neste pilar o coaching é uma ótima estratégia), além do fisioterapeuta para o enfoque do tratamento postural, melhorando assim, a qualidade de vida.
Dra. Rosana Mazzon
Psicólogo
São Paulo
Olá! O obeso pode fazer aula de alongamento , dentro do seu limite.E quanto mais fizer, perceberá que sua performance vai melhorando. Acredite, você pode!
 Luziana Maria Rossi
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Curitiba
Pode fazer sim. A prática de alongamento faz com que melhore a mobilidade das articulações assim como a flexibilidade.
Agora, vale ressaltar que deve ser tratado essa obesidade, da onde vem esse transtorno alimentar? Por quem precisa ser visto que eu fico grande?
A técnica da Microfisioterapia e das Constelações Familiares vão buscar essa origem do sintoma apresentado.
Não somos apenas um físico, os sentimentos e emoções precisam ser tratadas.
Trabalho com essas técnicas e tenho obtido ótimos resultados.
Fico a disposição. Grata
 Ana Claudia Franco
Psicólogo
Curitiba
Podem e devem, claro que, sempre com a ajuda profissional de Educador Físico ou Personal especialista em obesidade.
Além disso, faz-se necessário contar com ajuda profissional envolvendo médicos, nutricionistas, educador físico, endócrino, psicólogo e psiquiatra, conforme o caso.
Prof. Jorge Antonio Monteiro Morgado
Terapeuta complementar
Brasília
Concordo com todos que aprovam alongamento, pois ajuda muito a aumentar a flexibilidade e o bem estar pós atividade física.
Você pode agregar também o relaxamento induzido por hipnose, que o ajudará na diminuição da ansiedade e do estresse. Conheça e permita-se mais qualidade de vida.
 Monica Levy
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Concordo Plenamente com todas as repostas acima,no entanto,podemos adicionar as técnicas de alongamento outras técnicas auxiliares,tais como relaxamento. Para um resultado ainda melhor além de tudo o foi colocado pelos colegas acima a utilização da HIPNOSE, REGISTRO AKASTICO, EFT, destre outros, que podem ampliar o campo investigatório, no sentido encontrar e posteriormente tratar a causa da obesidade, evitando assim o temido "Efeito Sanfona".
 Elisângela Carvalho
Terapeuta complementar
Lauro de Freitas
Pode se alongar sim! Mas toda e qualquer atividade física, mesmo que seja um simples alongamento, deve ser orientada por um profissional capacitado. Aproveite e saúde.
 Thais Regina Baptista
Terapeuta complementar
Campinas
Sim, atividades físicas como alongamento, caminhada, hidroginástica, entre outras, porém recomendo acompanhamento de um profissional da área, para avaliar e montar um plano específico para você.
Dr. Altair Cabral
Generalista
Três Rios
Olá caro leitor. Obeso pode e deve fazer alongamento e atividade física. Quanto a questão do alongamento, devemos lembrar que muitas das vezes a pessoa obesa tem um sedentário preexistente, logo deve ser iniciado com cautela. Sempre bom lembrar, que muitos locais de atividade física não se atem a alguns detalhes como flexibilidade do obeso, que está limitada a seu volume corporal, não podendo comprar o grau de alongamento de uma pessoa magra ao de uma pessoa obesa. Independe disso, inicie sempre uma atividade física com um profissional e respeite sempre os limites do seu corpo.
Dra. Clarissa de Oliveira Borja
Médico acupunturista
São Paulo
não so pode como deve!!! Os exercícios de alongamento ajudam a postura, melhoram o tônus e dão uma sensação de bem estar maravilhosa!!! O exercício de alongamento não tem impacto em geral, ajudam a diminuir ansiedade.
e importante salientar que os exercícios devem ser acompanhados por um profissional habilitado para que você não tenha lesões !!
Aproveite
Dr. Bruno Caldas
Cirurgião geral, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Podem.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Jorge Luís R. da Silva
Psicólogo, Psicanalista
Londrina
Podem sim, porém é aconselhável o acompanhamento de um profissional da área de educação física ou fisioterapi.
 Denis Eustáquio
Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Podem sim, mas com o acompanhamento médico e de um profissional de saúde. Também sugiro que avalie as questões emocionais por trás disso. O emocional influencia em tudo na nossa vida e sair da "zona de conforto" gasta energia do Sistema Nervoso, por isso a mudança precisa ser progressiva.

Se deseja cuidar da sua Saúde Mental e Equilíbrio Emocional, a Hipnoterapia Integral Sistêmica pode ajudar nesta questão. A Hipnoterapia Integral Sistêmica é a integração de várias abordagens terapêuticas para diferentes tratamentos, seja de patologias ou mesmo de problemas psicossomáticos com intuito de lhe trazer o equilíbrio físico, mental e emocional.
 Rosemar Prota
Psicólogo
São Paulo
Sou psicóloga e sempre recomendo atividade física para meus pacientes pois a atividade física trás benefícios inclusive para o aspecto psíquico do paciente. É importante que esta atividade física seja acompanhada por um profissional da área de educação física, fisoterapia ou fisiatria. Isso evita o ocasionamento de lesões que podem ocorrer se o paciente tentar fazer atividades sem orientação técnica.
Dr. Raphael Bernardes
Terapeuta complementar
Goiânia
Pode sim, mas sempre respeitando seus limites fisiológicos, nunca exagere em nenhuma pratica.
 Matilde Lazara de Faria  Duarte
Terapeuta complementar
Indaiatuba
Olá !!! sim, tem muitas atividades que pode realizar, se alimente- se de forma saudável, procure um bom profissional para uma avaliação verificando a causa, para td tem um jeito, fique com Deus!!!!
 Nathália Vieira
Nutricionista, Terapeuta complementar, Especialista em biomedicina
Rio de Janeiro
Olá, tudo bem? Sim, pode fazer, mas é importante que as atividades físicas - inclusive alongamentos - sejam acompanhados e/ou instruídos por profissionais qualificados, ou seja, formados em educação física. Paralelamente, o ideal seria que buscasse também um acompanhamento nutricional para reverter o quadro de obesidade, inclusive evitando lesões. Um acompanhamento nutricional adequado pode auxiliá-lo a emagrecer, conduzindo não só para o controle da obesidade, como de outras doenças crônicas comumente associadas, como dislipidemia, diabetes, entre outras.
Dr. Rodrigo Grandelli
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Niterói
Olá;
O obeso é uma pessoa como outra qualquer.
Os benefícios da atividade física para pessoas obesas incluem queima de calorias e perda de peso, manutenção da tonificação dos músculos, melhora do metabolismo e da circulação, diminuição do apetite e do estresse, melhora da qualidade do sono e prevenção dos problemas de pressão sanguínea e de colesterol alto.
A principal recomendação para quem enfrenta o excesso de peso é a combinação de exercícios aeróbicos, musculação e alongamento. Nas atividades aeróbicas, que incluem caminhada, corrida, ciclismo e natação, a utilização de lipídios como fonte de energia aumenta e auxilia na redução dos depósitos de gordura e, consequentemente, na redução do peso corporal.
Já atividades que exigem força e resistência muscular, como a musculação, favorecem de forma significativa o aumento do metabolismo. No entanto, vale ressaltar que somente um profissional especializado poderá orientar e descobrir o que mais se adequa a cada indivíduo.

Abraços!
 Maria Thalita Merighe
Terapeuta complementar
Juiz de Fora
Não só podem como devem, assim como todas as pessoas. Atividades físicas queimam calorias, melhoram a circulação, contribuem para o alivio de estresse, tensão e ansiedade, melhora a qualidade da sono. Os benefícios são muitos. Todo tipo de atividade é bem vinda e importante que seja acompanhada por profissionais.
Prof. Maria Rosa
Terapeuta complementar
Campinas
Sim, pessoas obesas podem participar de aulas de alongamento. O alongamento é uma atividade física que pode ser adaptada para atender às necessidades e capacidades de diversos grupos de pessoas, incluindo pessoas com sobrepeso ou obesidade.

O alongamento oferece uma série de benefícios, independentemente do peso corporal, incluindo:

Melhora da flexibilidade: O alongamento regular pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento das articulações e a flexibilidade muscular, o que pode ser especialmente útil para pessoas com excesso de peso, que podem ter maior rigidez muscular e limitações de movimento.

Alívio do estresse: O alongamento pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a tensão, proporcionando uma sensação de bem-estar físico e mental.

Prevenção de lesões: Um corpo mais flexível e móvel é menos propenso a lesões musculares e articulares, o que é importante para qualquer pessoa, independentemente do peso.

Melhora da postura: O alongamento regular pode ajudar a corrigir desequilíbrios musculares e melhorar a postura, o que pode ser especialmente importante para pessoas com excesso de peso, que podem estar em maior risco de problemas posturais.

É importante lembrar que as aulas de alongamento podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais, e os instrutores geralmente são capazes de fornecer modificações e alternativas para os movimentos que podem ser mais desafiadores para pessoas com sobrepeso. No entanto, é sempre uma boa ideia conversar com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, incluindo aulas de alongamento, especialmente se você tiver preocupações específicas relacionadas à sua saúde ou condição física.





 Leila Magali Stein
Terapeuta complementar
Montenegro
Bom dia!

O alongamento é indicado para todas as pessoas. A obesidade não atrapalha as atividades físicas, como também os alongamentos. Caso você tenha alguma limitação física é indicado começar com um profissional da área, para evitar alguma lesão ou dor indesejada.
 Cosme Sergio
Terapeuta complementar
Brasília
com certeza, com a supervisão de um profissional de educação física, um tratamento emocional e indicado pra vc descobrir a raizes do seu processo de ganho de peso e tratar as causas.
 Luana Cardoso
Terapeuta complementar
Rio Das Ostras
Sim, obesos podem e devem fazer aulas de alongamento, desde que respeitem seus limites e adaptem os movimentos, se necessário. O alongamento traz diversos benefícios, como:

Aumento da flexibilidade e mobilidade.
Melhora da circulação e alívio de tensões.
Redução de dores articulares e musculares.
 Gabriel  Silva
Terapeuta complementar
Belo Horizonte
Olá, bom dia! Podem, tudo depende do bom acompanhamento profissional, aliando qualidade do exercício e prevenção de agravantes. Porém, considere que o fator obesidade possui abordagens convergentes, dentre elas a terapêutica.
Dra. Eliane dos Santos Izidorio
Terapeuta complementar
Nova Alvorada Do Sul
Olá, sim concerteza!
 Anair Campestrini de Ávila
Terapeuta complementar
Blumenau
Podem e devem fazer alongamentos sempre. Respeitando os limites do seu corpo.
Dra. Claudia Braune
Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
sim muito importante iniciar com exercícios de baixo impacto com o alongamento, ganhar mobilidade primeiro e equilíbrio, mais consciência corporal, ritmo e assim progressivamente. As terapias integrativas e o coaching são excelentes para a autoimagem, mudança de hábitos e da maneira de ver sua imagem no espelho. Com muitas praticas interessantes e eficientes os resultados são visíveis em curto prazo.
 Bruna  Nery Dias
Terapeuta complementar
Porto Ferreira
Pessoas obesas podem e devem fazer aula de alongamento porque é uma prática que melhora a mobilidade e a flexibilidade, reduz a dor, ajuda na postura e equilíbrio, previne lesões no dia a dia.

O ideal é começar com orientação de um profissional que respeite os limites do corpo e se adapte.

Alongar-se com frequência também pode ajudar na autoestima , no autocuidado e até no processo de autoconhecimento corporal.
 Alessandro Carvalho de Sousa
Terapeuta complementar
Itaúna
Sim. Pessoas obesas podem fazer aulas de alongamento, desde que adaptadas às suas limitações e com orientação profissional para evitar sobrecarga nas articulações.

 Dênis Rogério Assis
Terapeuta complementar
Balneário Camboriú
Sim, podem sim, desde que os exercícios sejam adaptados às limitações individuais. A prática melhora flexibilidade, mobilidade, postura e consciência corporal, é indicado sempre com acompanhamento de um profissional qualificado para garantir segurança.

Especialistas

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Camila Dias

Camila Dias

Médico de família

Brasília

Juliana Guimarães

Juliana Guimarães

Nutricionista

Belém

Leilane Pereira

Leilane Pereira

Nutricionista

Itajaí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.