Ola boa noite, gostaria de saber qual a diferença entre transtorno bipolar e transtorno esquisoafetivo?

3 respostas
Ola boa noite, gostaria de saber qual a diferença entre transtorno bipolar e transtorno esquisoafetivo? Obrigado
O transtorno bipolar cursa com fases de depressão e mania. O transtorno esquizoafetivo é a presença de fases de mania e depressão presentes no transtorno bipolar e período de sintomas psicóticos como na esquizofrenia. Resumindo: o transtorno esquizoafetivo é a presença de esquizofrenia e transtorno bipolar na mesma pessoa.

A diferença entre um transtorno afetivo bipolar e um transtorno esquizoafetivo pode ser difícil até mesmo para o médico identificar, muitas vezes sendo necessário um período suficiente de acompanhamento para dar um diagnóstico preciso. Mais especificamente, falando em critérios diagnósticos, a diferença é que a pessoa com transtorno ESQUIZOAFETIVO ao longo do tempo pode cursar com períodos de alteração de humor COM sintomas psicóticos, e períodos em que há apenas sintomas PSICÓTICOS (delírios, alucinações, desorganização de pensamento\ comportamento) por pelo menos 2 semanas SEM fechar critérios para um episódio de alteração de humor (episódio depressivo ou maníaco, como chamamos)... Já no caso do transtorno de humor BIPOLAR quando cursa com sintomas PSICÓTICOS, estes são sempre CONCOMITANTES com o episódio de alteração de humor (depressivo ou maníaco).
O diagnóstico esquizoafetivo é muito difícil, já que os sintomas apresentados são típicos da esquizofrenia e bipolaridade. Sendo importante esclarecer que pessoas com transtorno esquizoafetivo não tem propriamente esquizofrenia e os tratamentos são diferentes. O tratamento inclui uso de medicamentos psiquiátricos e psicoterapia. Att/