Olá boa tarde. Existe alguma relação entre distimia e ciclotimia ou são transtornos diferentes?

9 respostas
Olá boa tarde. Existe alguma relação entre distimia e ciclotimia ou são transtornos diferentes? Obrigado.
Olá, são transtornos diferentes. Contudo, na ciclotimia o período de depressão ou de excitação podem ser uma duração um pouco mais estendida, como alguns meses, podendo levar a uma confusão entre os transtornos. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição.

Olá,
Há diferenças. A ciclotimia é uma fase do transtorno bipolar. A distimia é um tipo de depressão, associada ao aparecimento já no início da adolescencia que persiste ao longo da vida. A unica relação é o humor estar mais para para deprimido.
A ciclotimia caracteriza-se por oscilações entre extremos depressivos, a pessoa sente sem expectativa, desmotivada, desanimada, sem ou com pouco interesse em realizar as atividades diárias, e eufóricos, conhecido também como "mania". A distimia refere-se ao "mal humor" contínuo, a pessoa não sente momentos melhores e piores. É o tempo todo aquele mal humor. Em ambos os casos é muito importante procurar ajuda do psicoterapeuta e do psiquiatra.
Olá! Ambos são transtornos persistentes do humor. A ciclotimia é uma instabilidade em que o humor oscila entre depressão e momentos de euforia, já a distimia é caracterizado por um mau humor contínuo. Ambos são tratados com psicoterapia e medicação. A disposição!
Ambos são transtornos de humor; distimia refere-se a sintomas de depressão em intensidade subsindrômica(não preenchendo critérios para episódio depressivo) e com duração de dois anos sem períodos de 30 dias sem os sintomas. Ciclotimia refere-se a oscilações do humor em intensidade subsindrômica (sem preencher critérios para episódio depressivo, nem para episódio de hipomania) e com longa persistência.
Olá! Assim como os colegas colocaram, a ciclotimia trata-se de oscilações de humor mais leves, mas que podem ser tratadas. Na distimia existe um teor de humor deprimido persistente que acompanha a pessoa e quase todo o tempo.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
A distimia é um transtorno persistente de humor depressivo leve.
A ciclotimia faz parte do Transtorno afetivo bipolar que contempla episódios de humor que oscilam euforia, hipomania ou mania, misto, depressão.
Ambos os transtornos de humor precisam de acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Olá!
São transtornos distintos. A distimia é uma "depressão leve" de forma constante e a ciclotimia é uma oscilação entre um humor eufórico e um humor rebaixado.
Boa noite

São transtornos do humor, mas distintos entre si, conquanto guardem uma relação.

O Transtorno Ciclotímico ou ciclotimia é, de forma simples, uma oscilação do humor entre depressão leve (distimia) e momentos de euforia (hipomania), já o Transtorno Depressivo Persistente (distimia) é um transtorno do humor, é crônica, ou seja, de longa duração, com a persistência de esvaziamento ou tristeza por longo tempo (pelo menos dois anos).

Espero ter ajudado
Psicólogo Domingos Fernandes