Olá, colegas! Posso dizer ao meu psicológico o que ele faz que eu não gosto? (Refiro-me ao que ele f

14 respostas
Olá, colegas! Posso dizer ao meu psicológico o que ele faz que eu não gosto? (Refiro-me ao que ele faz enquanto meu psicólogo) É válido um feedback negativo acerca da sessão? Tenho medo de falar, mas tenho uma boa relação com ele e também dá um receio de não falar e prejudicar minha relação com ele ou de aumentar a tal atitude.
Olá! Claro que pode, é totalmente valido, isso pode ajudar muito o andamento do tratamento, o feedback das sessões é muito importante para nós psicólogos, inclusive os negativos, pois assim norteamos nossas intervenções pensando totalmente no bem-estar de nossos clientes.

Olá!
É totalmente válido e importante você dar esse feedback, tanto para o trabalho dele como psicólogo, quanto para sua relação com ele. Isso faz parte do processo terapêutico. Esse feedback pode ter algo subjetivo que pode ser trabalhado na sessões, inclusive.
Não só pode como deve!
Fortalecerá a relação e vínculo terapêutico e certamente a partir da sua colocação vocês poderão aprofundar a questão.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá! Sim, não há o menor problema quanto a oferecer feedback sobre a postura ou atuação do profissional. Aliás, isto pode auxiliar o psicólogo a refletir sobre os motivos que o levam a verbalizar ou agir de determinada maneira. Lembre-se: a psicoterapia não deixa de ser uma relação entre duas pessoas, onde empatia, assertividade e respeito são indispensáveis para uma boa prática psicológica.
Olá. Importante pergunta. Primeiro seria necessário saber se o referido comportamento é válido, está dentro da ética da profissão e não configura nenhum abuso ou mesmo crime. Pela forma como você coloca, parece não ser o caso, mas vale a ressalva para você não passar por algo prejudicial ao procurar uma melhora em sua vida. Posto isso, é muito válido falar o que lhe incomoda para quem o atende, mesmo que se refira à própria pessoa do terapeuta e como ele conduz as sessões. Dessa forma você pode encarar algo que sente que atrapalha seu processo de cura, além de "dar um toque" para que o psicólogo mude o manejo com você. Cada caso é muito singular e o próprio profissional tem seus pontos cegos. Mas se outras coisas vão bem, não deixe que algo específico prejudique sua terapia. Pode ser inclusive um exercício para que você lide de frente com questões que lhe incomodam, em vez de guardar para você ou tentar resolver sozinho e excluir a outra parte da situação. Espero ter ajudado. Abraço!
Olá! Toda relação paciente e psicólogo deve ser pautada na confiança e cooperação. É válido seu feedback sobre a postura ou atuação do profissional. Você falando ele também poderá fazer um auto análise e a relação terapêutica de vocês melhorarem significativamente.
Super importante essa questão.O vínculo entre psicólogo e o paciente é necessário estabelecer a confiança. Para o paciente se sentir confortável ao relatar acontecimentos de sua intimidade,algum fato mais privado ele tem que ter a garantia da confiança.Se voce esta se sentindo incomodado com alguma abordagem,reclame ,mostre que está incomodado e ele vai direcionar de outra forma o manejo de suas colocações..
Olá, a psicoterapia é um espaço seu, onde deve se sentir seguro para falar das suas demandas, sofrimentos, o que sente que ajuda ou não. Por isso tudo que você falar será respeitado e acolhido. Espero ter ajudado. Abraços
Concordo com os colegas. Vc é livre para se expressar na sessão, conforme bem entender. O teu psicólogo deve compreender isto tbm! Fique à vontade. Abs
Olá! Será muito válido para o seu processo analítico endereçar essas questões e afetações para o seu analista. O espaço terapêutico é o melhor lugar para trabalhar essas questões, já que servem de conteúdo e elaboração tanto pra ti quanto para quem te atende. Abraços
É muito importante e necessário para o processo terapeutico que você possa manifestar seus sentimentos e questões, inclusive em relação ao proprio profissional. Se alguma coisa está incomodando vc, é fundamental que seja dito.
Olá! É muito importante e desejável que se possa falar tudo no ambiente da terapia, inclusive (e principalmente) aquilo que incomoda. O medo de falar e o receio de prejudicar a relação com o outro possivelmente estão presentes em outros âmbitos da sua vida (para além da relação com o psicólogo). Falar sobre essa atitude que você não gosta é material de trabalho, e pode trazer reflexões importantes. Espero ter ajudado! Abs, Bruna :)
Sim, é absolutamente válido e importante expressar suas opiniões, preocupações ou feedback sobre a terapia ao seu psicólogo. A terapia é uma parceria colaborativa entre o terapeuta e o cliente, e a comunicação aberta é fundamental para que o processo terapêutico seja eficaz.

Se há algo específico que seu psicólogo está fazendo que você não gosta ou que você sente que não está sendo útil, é importante trazer essa questão para discussão durante as sessões. Seu psicólogo está lá para ajudá-lo, e é responsabilidade dele criar um ambiente seguro e acolhedor para você se expressar.

Comunicar suas preocupações não prejudicará sua relação com seu psicólogo, desde que você o faça de maneira respeitosa e construtiva. Seu terapeuta deve estar aberto a receber feedback e discutir suas preocupações, buscando entender suas necessidades e adaptar sua abordagem, se necessário.

Lembre-se de que a terapia é um processo contínuo de aprendizado e ajustes. Seu terapeuta está lá para apoiá-lo em seu crescimento pessoal e emocional, e isso inclui adaptar as intervenções terapêuticas de acordo com suas necessidades e preferências.

Portanto, não tenha medo de falar. Comunicar suas preocupações e dar um feedback honesto ajudará a fortalecer a relação terapêutica e permitirá que vocês trabalhem juntos de forma mais eficaz.
Fale, sim, fale, sempre! A terapia é uma pequena foto do grande filme que é a vida. Atitudes ou falas que lhe desagradam exigem seu posicionamento, na vida ou na sessão. Fale. Depois, sugiro que você fale também desse medo de que, falando, talvez você pudesse comprometer a relação. Fale do conflito que você viveu entre falar e não falar, porque facilmente esse é um padrão cognitivo que você tende a refletir nos relacionamentos (amigos, afetivo, familiar, profissional, acadêmico, etc).

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!