Olá! Decidi iniciar uma reeducação alimentar por conta própria e estou sofrendo com tonturas. Eu com

9 respostas
Olá! Decidi iniciar uma reeducação alimentar por conta própria e estou sofrendo com tonturas. Eu compro meu almoço em um restaurante de comida natural que tem acompanhamento de nutricionista. Tento comer de 3 em 3 horas, mas sinto que estou sentindo fome rápido. A única coisa que sei é que minha pressão é mais pra baixa 10/7. Tem algo que eu possa fazer pra sentir menos fraqueza/tontura?
Dra. Rosana Gomes de Torres Rossi
Nutricionista
Santo André, SP
Olá, no seu caso seria muito importante realizar uma avaliação nutricional, pois assim será possível estabelecer estratégias mais adequadas para melhorar a qualidade da sua dieta e seu bem-estar.

Provavelmente você realizou mudanças na sua rotina de forma muito rápida. Procure avaliação de um nutricionista e de um médico para entender o que está acontecendo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Ana Carolina Silva dos Anjos
Nutricionista
Balneário Camboriú
Olá! Fazer reeducação nutricional por conta pode ser um "tiro no pé", afinal de contas, quando você vai a um nutricionista, ele faz vários cálculos para saber a quantiade de cada macronutriente que você precisa. A baixa quantidade de carboidrato por exemplo pode gerar os sintomas que citou, a falta de poteína pode te deixar com fome e assim por diante. Por mais que o restaurante tenha acompanhamento de nutricionista, não é direcionado para suas necessidades. Procure um profissional que te dará facilidades nesse processo tão importante :-) @nutriacarolanjos
 Bárbara Fernandes
Nutricionista
Goiânia
Olá! Provavelmente você não deve estar comendo o suficiente. Geralmente quando fazemos essas mudanças por conta própria acabamos restringindo e ficando em déficit com alguns nutrientes que são importantes para a saúde e o bem-estar. O ideal seria fazer o acompanhamento individualizado com um profissional.
@barbarafnutri
Olá
Sugiro que consulta pois fazer reeducação alimentar por conta própria pode ser arriscado.
Mesmo que vá num restaurante que tenha nutricionista, as porções não são individualizadas, ou seja, adequadas para a sua rotina, necessidades energética e mais ainda, caso clínico completo. São comidas saudáveis mas não nas suas quantidades certas e adequação de nutrientes que você precisa.
A sua tontura pode ser por estar fazendo uma restrição calórica ou outros fatores que podem estar associados, mas isso temos que ver na anamnese completa.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.
Dr. Daniel Fragoso
Nutricionista
Patos
Provavelmente é porque você não está ingerindo nutrientes suficiente para sua individualidade ou está comendo bem menos que deveria. Precisa criar estratégias mais eficientes e realista adaptado a sua rotina e que realmente faça diferença na sua vida e funcione bem . @nutri.nyel
 Natalia Braga
Nutricionista
Piracicaba
Olá! Quando realizamos uma restrição deixamos de consumir grande quantidade de macro e micronutrientes, pode ser que sua adaptação de alimentação não esteja contemplando todos os nutrientes que você precisa, falta de vitaminas e minerais podem causar isso. Além disso, a depender de sua rotina as vezes é necessário uma adaptação nutricional para que você tenha mais energia em horários estratégicos. Seria interessante avaliar melhor e bolar uma estratégia individualizada. Dificilmente é apenas 1 ajuste que resolve sintomas.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Iniciar uma reeducação alimentar por conta própria é um passo importante, mas também pode trazer alguns desafios quando não há um acompanhamento profissional para ajustar as quantidades e garantir que todos os nutrientes estejam sendo fornecidos adequadamente.

A sensação de tontura e fraqueza pode estar relacionada a diversos fatores, incluindo ingestão calórica insuficiente, baixo consumo de carboidratos, desequilíbrios nos horários das refeições ou mesmo uma pressão arterial naturalmente mais baixa, como você mencionou (10/7). Ainda que o restaurante tenha acompanhamento nutricional, é importante lembrar que o cardápio padrão pode não suprir completamente suas necessidades individuais.

Tentar comer de três em três horas é uma boa estratégia, mas o mais importante é a qualidade e a composição das refeições. Às vezes, pequenas adequações — como incluir fontes de carboidrato de absorção mais lenta, boas fontes de proteína e gorduras saudáveis — já fazem diferença na saciedade e na disposição.

O ideal é que você procure um nutricionista que possa avaliar sua rotina, preferências e sintomas para propor um plano equilibrado e ajustado às suas necessidades.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
Procure incluir proteínas magras, frutas ou vegetais crus e carboidratos complexos como pães e arroz integrais em todas as refeições. A ingestão baixa de carboidratos e de proteínas costuma causar esses sintomas. Se não melhorar, procure um especialista.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.