Ola. É possível uma pessoa odiar tudo nela e na sua trajetória de vida ?

14 respostas
Ola. É possível uma pessoa odiar tudo nela e na sua trajetória de vida ?
Olá! Embora afetos contraditórios estejam presentes no processo de constituição do sujeito, como fundantes, o ódio por si e por sua própria trajetória, em excesso, pode se apresentar como sintomático. Essa autodepreciação pode resultar em inúmeras consequências, como baixa autoestima, dificuldade de tomada de decisão, criação de expectativas inalcançáveis, estresse patológico e julgamento ou crítica rigorosa auto direcionada. Em caso mais severos, pode se manifestar inclusive com comportamentos autodestrutivos, como forma de revelar essa angústia intensa - e isso não é algo sadio. Desse modo, talvez seja importante buscar ajuda profissional para identificar as origens desse sentimento, e, assim, trabalhar progressivamente na construção de uma autoestima saudável. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!

A sua pergunta é curiosa. Faz-me pensar numa formulação do Psicanalista Lacan, para quem as paixões humanas são três: paixão pelo amor, pela ignorância e pelo ódio. A paixão pelo ódio está intimamente ligada à paixão pela ignorância. Desse modo, parece legítimo responder a sua pergunta, com outra, para sua reflexão: querer odiar-se não é o mesmo que odiar-se, ok? Ao menos não, de modo tão absoluto! Talvez o querer odiar-se em verdade, é um desejo inconsciente de ignorar ou esquecer alguns fatos da (sua) trajetória de vida. Fatos esses que talvez tenham sido dolorosos. Agora, é preciso ter cuidado: não é possível apagar a dor da (sua) trajetória. E mais ainda: é desnecessário. Então, não acredite em quem porventura, te prometer isso. E fique tranquila, se você ou a pessoa que acha que se odeia tanto assim, há bons profissionais que podem te levar a "elaborar" suas dores. E sabe o que é elaborar? É lembrar sem sentir dor. Desejo boa sorte!
Boa Tarde.
Vamos entender.
Quando encontramos o nosso lugar nesta vida, é como se tivéssemos voltado para casa. A sensação de pertencimento e de autoconfiança são fundamentais para a sensação de bem-estar.
Ao contrário, quando você se sente deslocado, como se não pertencesse a lugar nenhum, quando não consegue se encaixar em canto algum, é preciso procurar ajuda - não para buscar meios de ser aceito a qualquer custo, mas para entender onde podem estar suas resistências e bloqueios para aceitar-se e ser aceito com mais tranquilidade.
Todos somos capazes de recomeçar, de encontrar nosso lugar no mundo e de estar confortáveis com quem somos. Seja gentil e generoso com você, encare seus desafios, aprenda com seus erros, desenvolva novas habilidades e conhecimentos. E baixe a guarda. Isto poderá aproximar você de quem merece ter você por perto.
A terapia trabalha o seu autoconhecimento, facilitando o encontro com sua essência, o seu amor próprio e sua aceitação. Quando você se permite este cuidado, mesmo que tudo ao seu redor continue igual, você vai se sentir diferente, o seu olhar para você mesmo, para os outros e para o mundo estará mudado.
Conte comigo se quiser abreviar o encontro com o seu lugar nesta vida!
Olá! Sim, é possível. Agora, importante seria você entender melhor porque odeia tudo em si e em sua história para que você viva mais feliz e satisfeita. É importante você iniciar um processo terapêutico para que tenha mais satisfação com a vida. E isso é possível! Fico à disposição.
Sim, é possível, o que a pessoa está sentindo é verdadeiro para ela. Se está odiando a si e a própria vida, indica que não está de bem com quem ela está e enxergando de si.
Essa pessoa pode não ser "odiável" como ela está se percebendo, mas podem ser traumas, culpas, e outras vivências que distorcem o olhar que esta pessoa tem de si.
Olá! Sim, é possível que alguém desenvolva sentimentos de autodesprezo e insatisfação em relação a si mesmo e à sua vida. Esses sentimentos podem estar relacionados a vários fatores, como experiências passadas, autoimagem negativa, dificuldades emocionais, entre outros. Sugiro que você busque terapia para explorar esses sentimentos mais profundamente, identificar as origens e trabalhar em estratégias para promover uma visão mais positiva e construtiva da vida
e de si mesma. Espero ter ajudado!
Olá! Tem varias doenças com essa característica, em especial, a distimia. Importante buscar ajuda e iniciar um tratamento, podem haver muita auto agressividade e outros comportamentos relacionados a esse ódio que precisa ser elaborado, ressignificado.
Sim, é possível que uma pessoa desenvolva um profundo sentimento de ódio em relação a si mesma e à sua trajetória de vida. Esse sentimento pode ser resultado de várias circunstâncias ou experiências, como traumas passados, abuso, bullying, experiências de rejeição, baixa autoestima, transtornos mentais (como depressão ou transtorno de personalidade), entre outros fatores.

Esses sentimentos de autodesprezo podem ser muito debilitantes e ter um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar emocional da pessoa. Pode levar a pensamentos negativos persistentes, baixa autoconfiança, autocrítica intensa e até mesmo ações prejudiciais à própria saúde e segurança.

É fundamental buscar ajuda profissional se alguém estiver enfrentando esse tipo de sentimento. Terapia com um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional de saúde mental pode ajudar a pessoa a entender as causas subjacentes desse ódio por si mesma e trabalhar para desenvolver uma perspectiva mais compassiva e positiva em relação a si mesma e à sua vida.

É importante lembrar que o processo de superar esses sentimentos negativos em relação a si mesmo pode levar tempo e esforço. No entanto, com o suporte adequado e a abordagem terapêutica apropriada, é possível desenvolver uma visão mais positiva e compassiva de si mesmo e encontrar formas de lidar com esses sentimentos de ódio e autodesprezo.
Olá, sim é possível que momentos de sua vida dos quais acabaram te desagradando (seja por qualquer motivo: traumas ou qualquer forma negativa de se viver um momento) possam te gerar esse sentimento de odiar a sua própria trajetória.

Antes de eu fazer qualquer hipótese ou citar algum possível transtorno ou não, é de suma importância compreender mais sobre o que aconteceu na sua vida para que esse sentimento tenha surgido; como esse sentimento é entendimento por você mesmo e quais os impactos dessas vivências e sentimentos na sua vida atualmente (isso apenas para começar, são os planos iniciais de um todo que precisaríamos construir dentro de um ambiente psicoterapêutico).

Por isso, recomendo que inicie um processo psicoterapêutico para conhecer mais sobre esse sentimento e também sobre você mesmo, que é o autoconhecimento, uma ferramenta capaz de mudar muito nossa relação com nós mesmos e com o mundo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Podemos passar por etapas ou momentos da vida em que podemos ficar insatisfeitos com a nossa vida, realizações e relações. Pode ser um indicio de depressão. Vale a pena procurar ajuda de um profissional da psicologia ou da psiquiatria para te acompanhar. A vida e as pessoas tem sempre aspectos bons e ruins aos nossos olhos, mas quando estamos com depressão ou com outro transtorno a nossa visão da realidade e da vida pode ficar alterada. procure ajuda e veja o mundo e você com outro olhos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de psicologia online - R$ 180
Sim, é possível.
É uma reposta curta pra uma pergunta curta.
A partir dela não é possível inferir qualquer diagnóstico ou se isso é normal ou patológico.
Seria importante esmiuçar esse assunto pra entender o que se passa. O que seriam das ciscubtancoas da sua vida, o que seria interpretação das circunstâncias da sua vida.
É indicado que busque uma psicóloga clínica que lhe inspire confiança pra investigar esta queixa. Espero ter ajudado e fico a disposição. Um abraço.
Olá! Eu já tive momentos assim quando mais novo e acredito que sei como é estar na sua pele. Ao ler a sua pergunta, a primeira questão que me veio em mente é sobre a qualidade do diálogo que você exerce com você mesmo(a). Socialmente somos treinados a sermos 'bonzinhos' com os outros e extremamente críticos com nós mesmos. Para que seu quadro melhore, seria fundamental aprender a conversar contigo de forma mais branda, como você conversaria com alguém que vc ama muito e que está passando por um momento difícil. Desenvolver a habilidade de ser gentil com você mesma(o) é uma arte que vale a pena exercitar! Te oriento a não sofrer sozinha(o), procure um profissional qualificado para te ajudar! Espero ter te ajudado! Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! Sinto muito que se sinta assim com relação a si. Respondendo sua pergunta: Sim, é possível. Muitas vezes nossa trajetória nos força a sermos ríspidos, inflexíveis e sem amor por nós mesmos. Viver assim geralmente nos causa muita angustia. É necessário nos olhar com mais empatia, entender o porque desse caminhar dolorido e se acolher. Procura uma ajuda especializada, uma psicóloga que possa lhe ajudar a olhar pra si com mais carinho, você merece!
Desejo que fique bem!
Sigo à disposição.
Um abraço!
Olá. O ódio de si mesmo, também conhecido como autodepreciação, pode ter várias origens e é um tema complexo na psicologia. Pode estar relacionado a experiências traumáticas, baixa autoestima, autocrítica excessiva, pressões sociais, crenças negativas internalizadas ou outros fatores emocionais, cognitivos e comportamentais. O ódio de si mesmo pode afetar e influenciar muitos aspectos da vida diária. Pode impedir a pessoa de tomar decisões importantes, correr riscos, conectar-se com outras pessoas e alcançar objetivos. Se você luta contra o ódio de si mesmo, pode experimentar suas consequências em muitas áreas e maneiras. É importante lembrar que a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a entender como esses pensamentos surgiram e o que fazer para mudar. Espero que essas informações sejam úteis para você. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!