Óla, eu tenho a tendencia de organizar tudo por cores, data,ordem alfabetica, e por vezes, a roupa e

27 respostas
Óla, eu tenho a tendencia de organizar tudo por cores, data,ordem alfabetica, e por vezes, a roupa está arumada e eu desarumo e arumo novamente, se na segunda feira me visto de branco, a semana toda, tendo a vestir tudo branco, estou sempre a guardar frascos,caixinhas,sacos de presentes. tenho problemas com muita luz e adoro ficar sozinha. Fui á uma festa e de volta pra casa, levei uma chávena que achei linda, e já aconteceu várias vezes. será que isso é normal?
Bom dia, como está? Primeiramente acho importante dizer que todos nós estabelecemos sistemas para organizarmos a nossa vida como forma de economia psíquica. O fato de organizar por cores, data, forma ou outro aspecto não é um indicador de problema, a questão talvez seja verificar se esse aspecto está trazendo algum nível de sofrimento para você ou para as pessoas a sua volta. Quanto o questão de levar a chávena, parece que você apreciou a beleza e deu um valor para ela mas acredito ser importante pensar sobre o por que seria necessário levar os itens, como esse tipo de comportamento começou e o por que continua fazendo. E por último em relação do comportamento ser ou não "normal" é algo subjetivo e um espaço que tu possa pensar sobre isso seria o mais adequado, então um acompanhamente psicológico seria importante para tu ter esse espaço para trabalhar e entender melhor essa questão. Quais quer duvidas fico a disposição, ficar bem.

Os comportamentos que você descreve, como a organização meticulosa, rituais específicos e apegos a objetos, podem ser indicativos de preferências pessoais e características individuais. Cada pessoa tem diferentes maneiras de lidar com o mundo ao seu redor, e esses comportamentos podem refletir suas preferências e estilos de vida. Se você sente que esses padrões estão causando desconforto ou interferindo em sua vida diária, considerar conversar com um profissional de saúde mental pode ser útil para uma avaliação mais aprofundada.
Olá. Não vejo problema inicialmente na organização das coisas por cores, ordem alfabética, data. Mas é importante avaliarmos alguns pontos: por quê arrumar tudo novamente, em que momentos percebe essa necessidade? Você cita uma espécie de ritual em relação às cores das roupas serem as mesmas a semana toda. Quando isso começou? Como percebe suas relações? Em relação às luzes, quais sensações corporais esse incômodo te causa? A chávena você ganhou, comprou ou pegou sem autorização? Qual sentimento você nutre pelos objetos que guarda? Acho que existem alguns pontos do seu relato que merecem atenção e avaliação com um psicólogo. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Boa tarde, espero que esteja bem. Em um primeiro momento, você precisa avaliar se os ato de arrumar e desarrumar está prejudicando o seu dia-a-dia, de modo a causar prejuízo na sua rotina. O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) se caracteriza por pensamentos obsessivos e por rituais compulsivos, com a finalidade de aplacar sua angústia e/ou medo. Quando você está fazendo a organização desses objetos, algum pensamento lhe vem à mente?. A psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento e diminuição do sofrimento psíquico .Estou à disposição, caso deseje iniciar o tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 115
Como dito acima, o que você descreve tem características de uma neurose obsessiva compulsiva. Vale cuidar.
O comportamento que você descreve parece envolver características de organização, preferências visuais e sensibilidade à luz, entre outros. É importante notar que todos nós temos padrões e preferências individuais, e a organização e a estética podem variar significativamente de uma pessoa para outra.

O gosto por organizar itens por cores, datas, ordem alfabética e o hábito de arrumar e desarrumar coisas podem ser reflexos de uma personalidade organizada e meticulosa. O fato de sentir a necessidade de ajustar sua roupa de acordo com uma cor específica ao longo da semana também pode ser uma manifestação dessas preferências pessoais.
Olá, segundo seu relato existe uma neurose obsessiva com organização, isso provavelmente demanda muita energia sua e causa cada vez mais o isolamento.
Te oriento iniciar uma terapia e levar essas questões para serem elaboradas e trabalhadas para que possa reduzir, pois a tendência é aumentar mais e mais e você ficar consumida com o toc.

Abraço
Os comportamentos e preferências que você descreve, incluindo a tendência a organizar tudo meticulosamente, a sensibilidade à luz, a preferência por solidão, e o ato de levar itens como lembranças, podem ser entendidos de várias maneiras no contexto da saúde mental e psicologia.

Primeiramente, a necessidade de organizar tudo por cores, datas, ordem alfabética e a ação de reorganizar itens pode ser uma manifestação de personalidade perfeccionista ou metódica. Para algumas pessoas, esses comportamentos são uma forma de criar ordem e controlar o ambiente, o que pode ser reconfortante. No entanto, se esses comportamentos se tornam compulsivos ou causam angústia, eles podem estar relacionados a características obsessivo-compulsivas.

A sensibilidade a estímulos como luz intensa e o desejo de ficar sozinha podem estar relacionados a características de personalidade introvertida ou a uma maior sensibilidade sensorial. Algumas pessoas têm um limiar mais baixo para estímulos sensoriais e encontram conforto em ambientes mais controlados e tranquilos.

Levar itens de lugares como lembranças pode ser um comportamento impulsivo ou uma maneira de preservar memórias de experiências positivas. No entanto, se esse comportamento ocorre frequentemente e sem permissão, pode ser importante refletir sobre as motivações e as possíveis implicações éticas.

É importante notar que o que é considerado "normal" pode variar muito de pessoa para pessoa. O critério chave é se esses comportamentos estão causando estresse ou dificuldade em sua vida. Se você se encontra perturbado por esses comportamentos, ou se eles estão interferindo no seu funcionamento diário, pode ser útil procurar a avaliação de um profissional de saúde mental.

Como especialista em Neuropsicologia, estou disponível para uma consulta inicial gratuita para explorar esses comportamentos e sentimentos com você. Podemos discutir como eles afetam sua vida e determinar se há alguma necessidade de intervenção ou apoio adicional. A psicoterapia também pode ser uma ferramenta valiosa para o autoconhecimento e para entender melhor suas ações e preferências.

Atenciosamente,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Pelo que voce descreve, alguns desses comportamentos tem te incomodado, a ponto de vc questionar se deveriam acontecer (se são normais). Diante disso buscar um psicologo para uma melhor avaliação e ver como isso tem impactado a sua vida seria o melhor caminho, Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Como alguns colegas sugeriram, esse padrão insistente e rígido de organização é uma das características relacionadas ao TOC. Porém é impossível chegar à uma conclusão baseados apenas em um sintoma isolado, precisa de avaliação com psicólogo ou psiquiatra.
Seria necessário ver de perto suas questões e avaliar junto com a Psicóloga o quanto sua sistemática ajuda ou atrapalha sua vida de forma geral.
Olá!
Primeiramente, isso te incomoda? Se sim, descreva como e poderemos continuar a falar sobre a sua questão.
PERCEBO QUE OS COMPORTAMENTOS DE ORGANIZACAO ESTAO TE INCOMODANDO, O QUE É UM INDICADOR DE SOFRIMENO. PROCURE O PSICÓLOGO PARA TE AJUDAR A ENTENDER O CASO E AMENIZAR ESSE SOFRIMENTO.
ESTOU DISPONIVEL PARA TE ATENDER E AJUDAR NESSE CASO.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Boa tarde,
Se trata de TOC - transtorno obsessivo compulsivo já instalado. Sugiro procurar agendar com psicólogo experiente e especialista em transtornos de ansiedade para ajudar a lidar com tais “manias”.
Boa noite! O que seria normal para você. Eu sempre falo para meus pacientes que o normal é a gente se sentir bem do jeito que somos. Se tem algo incomodando, então é porque esta saindo da normalidade. A obsessão por organização não é muito legal, mas ser organizado é excelente. Se isso tudo que você descreveu esta lhe incomodando, seria legal você começar a fazer uma psicoterapia para que você possa compreender se tudo isso é normal ou se ja esta sendo um transtorno. E dependendo do que for percebido na psicoterapia, você pode ser encaminhado para um neuropsicólogo ou psiquiatra. Mas acho que tudo poderia se iniciar pela psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia humanista - R$ 120
Olá! É importante observar se os seus comportamentos de organização são compulsivos e lhe trazem angústia, se você não consegue ficar tranquila caso não os realize, se possui intensa repetição e se os rituais são uma forma de aliviar pensamentos e crenças que vc tem, daí podemos pensar em algum transtorno mental. Esses comportamentos junto com outros sintomas que te tragam desconforto como a sensibilidade sensorial (luz) e a necessidade de ficar só precisam ser melhor investigados por psicólogo e penso que uma avaliação neuropsicológica também seria indicada. Sobre você levar um objeto para casa é preciso analisar se foi um comportamento pontual ou se é algo repetitivo, caso seja repetitivo também cabe investigação.
Seria interessante você procurar um médico especialista para ter um diagnóstico do seu quadro. Se existe sofrimento, ou se você prejudica sua rotina diária para cumprir esses rituais pode ser sintomas se TOC. Mas para ter a certeza do diagnóstico e fazer um tratamento correto é preciso se consultar um especialista. O mais recomendado nesse caso seria um psiquiatra seguido de psicoterapia. É possível tratar e amenizar esses rituais quando você descobre a causa. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
O comportamento nunca pode ser definido como normal ou anormal sem antes verificar a sua função no mundo. Talvez, a recorrência desses comportamentos pode ser ocasionado por um transtorno de ansiedade de base. Contudo, se o comportamento em si é bastante prejudicial, pode ser visto como patológico e passível de intervenção.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Você pergunta: será que isso é normal? Não, não é normal, pela sua descrição parece ter uma certa intensidade e uma forma ritualística de funcionamento que indica um algo anormal, é como se você não tivesse controle, fosse "obrigada" a agir assim para ter algo de "paz". Mas não seria correto emitir nenhum diagnostico, pois ha a necessidade de investigar mais elementos. Levar objetos de uma festa, poderia indicar muitas coisas, assim que, se te preocupa esse funcionamento, e deveria... busque ajuda psicológica, poderia descobrir o que leva a esse funcionamento e ajudar a ter liberdade de ser organizada, detalhista, romântica, introvertida e tal, que seriam caracteristicas de personalidade, o que você descreve se parecem mais a sintomas.
Esses comportamentos podem indicar traços de personalidade obsessivo-compulsivos ou tendências perfeccionistas. Se essas características estão afetando significativamente sua vida diária ou causando desconforto, pode ser útil procurar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para melhor compreensão e se auto conhecer.
Eles podem ajudar a avaliar esses padrões de comportamento, oferecer suporte e discutir estratégias para lidar com eles de maneira saudável. É importante lembrar que buscar ajuda profissional é um passo positivo em direção ao autocuidado e bem-estar.
Fico a disposição.
Como já mencionado pelos colegas acima estes comportamentos podem ser indicativos de um transtorno obsessivo compulsivo segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), ou Neurose Obsessiva segundo a literatura psicanalítica. Contudo, apenas por um breve relato não é possível eleger um diagnóstico. Seria necessário um estudo mais aprofundado e rigoroso sobre os seus comportamentos. Para então concluir se esses padrões comportamentais causam sofrimento e são sentidos com desprazer. O acompanhamento profissional é sempre indicado!
Olá!! Você descreve uma situação que pode te fazer sentir angústia, ansiedade e exaustão. Sugiro que você busque por atendimento psicoterapêutico, pois nas sessões será possível com um profissional capacitado falar sobre esses sentimentos, entender as possíveis relações com os seus comportamentos e as consequências. Além disso, esse também é o lugar para elaborar e discutir estratégias específicas para a sua realidade, que possam ajudar a diminuir o seu sofrimento. Cuide-se!
Olá tudo bem ?
Partindo do ponto principal de você já ter trazido estas pontuações sobre sua rotina de organização é perceptível que algo já esta lhe incomodando, se já percebeu este ponto e lhe causou desconforto, a priori busque encontrar um profissional de sua confiança para te orientar e auxiiar neste momento!
Fico a disposição. Oara Mendonça
Olá, a partir da sua queixa indicaria você procurar uma psicóloga clínica que lhe inspire confiança (de qualquer abordagem validade pelo conselho federal de psicologia, pois qualquer uma delas são úteis pra lidar com qlq queixa do campo psi).
Mas sua queixa é insuficiente pra indicar diagnóstico ou afirmar se é patológico (anormal). Que prejuízos essas caracterizas trazem pra você no dia a dia? A resposta dessa pergunta direciona a necessidade de buscar ajuda.
Espero ter ajudado.
Olá, muito importante a sua pergunta e a maneira como bem descreveu os comportamentos. Alguns questionamentos importantes para fazer à você mesma são: Estes comportamentos me incomodam? Eu deixo de fazer coisas importantes quando não estou me comportando desta forma? Estes comportamentos trazem prejuízo para mim ou para pessoas importantes para mim? Caso você perceba que o que você descreveu está impactando de forma importante a sua rotina é importante procurar um profissional como o psicólogo ou psiquiatra. Espero ter ajudado!
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá. Com base na sua descrição, sugiro considerar procurar atendimento psicológico para uma avaliação mais aprofundada. Isso poderá te ajudar a compreender se suas experiências estão relacionadas a algum transtorno ou não. Se você está sofrendo, sentindo que sua rotina diária está sendo prejudicada, ou se está lidando com exaustão e ansiedade, é importante buscar apoio. Estou à disposição para ajudá-lo a agendar uma consulta, se desejar.