Olá, eu terminei um relacionamento de um ano, faz 4 meses e meio e ainda sonho direto com a pessoa,

14 respostas
Olá, eu terminei um relacionamento de um ano, faz 4 meses e meio e ainda sonho direto com a pessoa, e algumas vezes o sentimento volta a ressurgir, não na mesma intensidade que meses atrás mas um aperto e lembrança da pessoal, como se ainda gostasse, e me sinto só também. Isso é normal? Ou é dependência emocional?
Bom dia. Espero que vc esteja bem.
Você terminou um relacionamento faz 1 ano, o que e um tempo razoável, porém e normal que voce tenha sonhos ou sentimentos, pois foi um rompimento, como um ''luto''. Sonhar também é normal, é um bom sinal, pois é nos sonhos que elaboramos, ou seja ''resolvemos'' psiquicamente situações angustiantes nossas que precisam ser resolvidas. Em relação a dependência emocional, não tem como dizer se é ou não com esse seu pequeno recorte de relato sobre a situação. Dependência emocional tem muitos outros fatores envolvidos.
Mas so de voce ter escrito até aqui, e ter buscando ajuda, já significa muito hein, demonstra um olhar e uma importante preocupação consigo mesma. Normalmente a distancia é o melhor remédio. Espere o tempo passar que as imagens dele que te evocavam paixão vão diminuindo.
Contudo, muitas vezes desenvolvemos padrões de se relacionar e escolher parceiros, isso tudo com base em experiências e outros fatores da nossa vida. Às vezes, esses padrões repetitivos acabam não sendo muito funcionais e geram dificuldades e sofrimento nas nossas vidas. A psicoterapia pode ser útil para te ajudar a explorar essas questões, se enxergar mais e poder se proteger de relações com padrões disfuncionais, desde a influência do seu comportamento nesses relacionamento até o processo de escolha desses parceiros. Aos poucos, é possível desenvolver alternativas a esses padrões e nutrir relações mais prováveis de serem satisfatórias.

Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.

@leticiafernandespsi

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Nem todo mundo sabe disso, mas término de relacionamento também é considerado processo de luto e este processo ainda é muito recente, sem contar que cada pessoa leva um tempo para elaborar esse tipo de perda; essa questão de tempo é bem relativa. É claro que não posso descartar a possiblidade de dependência emocional sem que você seja a minha paciente, mas, o que posso te dizer é que não é incomum ver pessoas passando por esta mesma situação. Pense a respeito e avalie a necessidade de procurar ajuda profissional, caso entenda que há dependência emocional, tá bom?
@psi.lilianparadella
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. O término de um relacionamento pode ser comparado a um processo de luto, onde você sente carinho, saudade e precisa se adaptar à perda da presença dessa pessoa em sua vida. Se você está enfrentando dificuldades significativas para lidar com o término, sentimentos persistentes de tristeza, solidão ou se questiona sobre a dependência emocional, considere buscar o apoio de um psicólogo. O processo de autoconhecimento pode ajudar a desenvolver uma relação mais saudável consigo mesmo e a estabelecer limites emocionais saudáveis nos relacionamentos futuros. Sempre à disposição.
Olá, precisaria ser avaliada na psicoterapia. No processo de luto por um término de relacionamento, podem surgir vários sentimentos, lembranças. Até que de fato você elabore isso e supere. Creio que a psicoterapia seria muito benéfica para você neste momento. Qualquer coisa estou a disposição, um abraço.
Olá, boa tarde! O que está acontecendo do lado físico é um processo que quando lembramos algo do passado o nosso cérebro não identifica que é algo que já passou e sentimos a mesma dor como se aquilo estivesse acontecendo agora. Portanto dentro do processo emocional, fica fácil perceber que de alguma maneira você sentiu tanta dor quando aconteceu lá atrás que provavelmente bloqueou esse sentimento e quando fazemos isso ... fica registrado no nosso inconsciente. Como está vindo a lembrança pelo sonho, é provável que você finalmente está conseguindo acessar essa memória junto com o mesmo sentimento do passado e com a oportunidade de aceitar mais profundamente no seu consciente o ocorrido.
Aproveite esta oportunidade e ressignifique o seu término de namoro com algo mais positivo e isso irá ajudar a separar o ocorrido da dor que sentiu no passado.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicoterapia - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Espero que você esteja bem!

Isso pode ser muito comum afinal, essa pessoa fez parte da sua vida por um ano. É normal você sonhar com ela e mesmo recordar de coisas que viveram juntos.

Se isso tem te causado sofrimento, o ideal é buscar ajuda psicológica para desenvolver habilidades para lidar com essa situação. Mas se isso não chega a te causar desconforto, pode ser apenas algo normal de um término de relacionamento.

Um forte abraço!
Olá!
Você está vivendo seu luto do final deste relacionamento. Está no seu tempo de elaborar essas informações, então é normal você ter sonhos com a pessoa, principalmente se você terminou ainda gostando da pessoa. Nada como um dia após o outro para você resignificar esse término.
A Dependência emocional se caracteriza em não enxergar sentido em sua vida sem a presença daquela pessoa. Muitas vezes a pessoa nem consegue terminar a relação.
Invista em psicoterapia para te ajudar a elaborar esse luto.
Olá! O processo de Luto, como foi explicado pelas colegas acima, depois de um término de uma relação é completamente normal. Esse Luto pode perdurar por muito tempo e varia de pessoa para pessoa. Algo que pode facilitar para você lidar com esse processo é falar sobre ele com um profissional qualificado, pois assim seria possível de você também entender o que levou a esse término, quais atitudes e pensamentos que levaram a esse rompimento e o que você pode fazer hoje depois de tudo ter acontecido. O processo psicoterápico é uma ferramenta importante para falar sobre essas questões. Fico a disposição para ajudá-lo, abraços!
Olá, quando terminamos um relacionamento de longo período, não esquecemos da pessoa da noite para o dia, o processo é como o do luto, porém com a pessoa viva.
Para saber se é dependência emocional, é necessário fazer análise dos sentimentos, como foi o relacionamento, o término, enfim saber todo o enredo para determinar. Agora para aliviar as tensões e passar por este processo com menos dor, é possível através da terapia. Fico disponível.
Olá! Esse momento realmente traz um grande sofrimento, pela instabilidade e pela perda afetiva. Por isso na Psicologia se fala em luto amoroso ou "da separação". Mas para pensar em limites de normalidade e em dependência emocional é preciso aprofundar um pouco mais. Você estava em um relacionamento, qual é a sua avaliação dele? Estava fazendo bem ou mal para você, em quais aspectos? Você se anulou ou cresceu dentro dele? Você respeitava e se fazia respeitada(o)? O que faria igual ou diferente caso queira se relacionar novamente? Estar "sozinha" nesse momento pode ser doloroso, como você mencionou. Mas pode ser também uma grande oportunidade de reflexão, de autoconhecimento e mudança de padrões de comportamento. Sobre os sonhos, quais necessidades emocionais eles indicam? Que emoções você sente quando acorda e se lembra do sonho? Dependência emocional é algo muito amplo, mas é possível se fazer questionamentos básicos: você comumente reprime ou luta por seus desejos, necessidades e direitos? Você protagoniza a sua vida ou assiste alguém lhe dizer como pensar, sentir e agir? Você elege propósitos e se dedica a cumpri-los? Por fim, cada um tem seu tempo, sua forma de pensar, sentir e agir, o que vai delinear se quatro meses é pouco ou muito. Mas eu diria para você não se fixar tanto em prazos e comparações. O que vale mais agora é a sua atitude. Viva o seu momento, faça reflexões e inaugure um novo ciclo, não deixe de viver. Ao contrário, viva mais intensamente ainda: trabalhe, mantenha contatos com amigos e familiares, não se isole, retome ou amplie atividades de autocuidado (academia, terapia, cuidados do corpo, hobbies, lazer, etc). Um novo filme da sua vida está começando agora e você é a protagonista: o que você quer, como quer viver de agora em diante? Estou à disposição para esclarecer suas dúvidas e ficarei muito feliz em responder a respeito. @psicologopascoalzani
Olá! Primeiramente eu sinto muito por você estar passando por isso, o término do relacionamento é uma dor muito grande e é super recente (4 meses e meio). Existe uma médica psiquiatra Elisabeth Kubler Ross que trabalhava com pessoas em cuidados paliativos que estudou o cérebro e o comportamento e associou que a perda do relacionamento para o cérebro é a mesma sensação ou até mais dolorida do que a morte de alguém querido. É normal e esperado a oscilação do humor (as vezes sente que está bem e as vezes sente saudades) você está vivendo essas fases do luto (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação).
Tem algo no seu texto que me chama atenção "o sentimento volta, não na mesma intensidade"e isso me faz acreditar que de alguma forma, você está resignificando tudo isso dentro de você. Que bom!
A princípio , não parece ser dependência emocional, pois se fosse você sentiria que a vida só faria sentido com essa pessoa. Dependência emocional é a necessidade de ter a pessoa com você. A dependência emocional, muito tem a ver com o seu histórico de vida, mas para ter a certeza, precisaria de mais dados.
Espero que você fique bem, que foque bastante em você, e nos outros campos da vida como estudos, trabalho, família , amigos, hobbies. O término do relacionamento pode te trazer a oportunidade de você se conhecer mais e saber o que é aceitável e o que não é. Como última reflexão , gostaria que você pensasse se sente falta mesmo dele ou se sente falta de ter alguém m especial para compartilhar a vida. São duas coisas bem diferentes.
Sou a Isabel Rossetti , psicóloga clínica especialista em relacionamentos. Acompanhe o meu perfil, lá eu falo bastante sobre esse tema @isabelrossetti.psi
Um abraço !
Boa tarde, tudo bem?
Sim, é perfeitamente natural. Afinal, vocês tiveram uma história juntos. Sobre a elaboração do fim da relação, trata-se de um processo. Neste sentido tenha paciência consigo mesma. Indico que faças análise, certamente irá lhe ajudar na elaboração deste fim de ciclo. Fico a disposição. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. Sim, é normal passar por um período mais sensível e sentir instabilidade nas emoções. Você precisa avaliar o quanto isso está te prejudicando e trazendo sofrimento e buscar ajuda caso necessário. Abraço.
Olá!
Entendo a situação e sinto muito!
Precisamos direcionar nosso pensamento. Temos a tendência a pensar em algo ruim ou em algo que nos faz sofrer. É como se algo ficasse ali pendente de resolução e a mente traz a tona toda hora.
Busque direcionar seu pensamento em outras coisas.
Não permita que seus pensamentos tenham vida própria.
Tudo que colocamos foco tende a crescer.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.