Olá! Faço o uso de Risperidona e Reconter há 2 meses. Estou sentindo muita fadiga, desânimo, fraquez

2 respostas
Olá! Faço o uso de Risperidona e Reconter há 2 meses. Estou sentindo muita fadiga, desânimo, fraqueza, diminuição de libido e meu peso aumentou substancialmente. Li que risperidona pode causar ginecomastia e aumentar a resistência à insulina, causando assim diabetes tipo 2. É verdade? Estou com medo, devo me preocupar?
Fadiga, desânimo e fraqueza não são característicos destas medicações e pode, na verdade, ser sintomas residuais do transtorno que você está tratando. Aumento de peso com o Reconter* (escitalopram), apesar de ser uma queixa comum, não é um efeito comprovado, podendo ter outras origens, tais como melhora do apetite em função da melhora do transtorno tratado ou mesmo estilo de vida sedentário e o avanço da idade que, por si só, frequentemente causam aumento de peso. Em relação à risperidona o efeito de aumento de peso é descrito, mas é impossível afirmar isto com segurança, não conhecendo você pessoalmente pois, novamente, o aumento de peso pode ter outras causas e, por outro lado, pacientes que adotam uma dieta balanceada e fazem exercícios, quando permitidos, podem não ter nenhuma alteração de peso. Pode também haver resistência à insulina, pela risperidona, mas esta também pode ser prevenida ou combatida adequadamente, se ocorrer. Dificilmente vai causar diabete em pessoas que não tenham tendência e, conforme explicado, isto pode ser prevenido. Ginecomastia e saída de leite pelos mamilos podem ocorrer mesmo em homens, porém geralmente não ocorrem e, se acontecer, não há provas de que este efeito seja perigoso. De modo geral, usadas corretamente, estas medicações trazem muito mais benefícios do que riscos. Mesmo assim, você deve levar estas dúvidas diretamente ao seu psiquiatra, que conhece você pessoalmente e poderá dar as orientações mais seguras. Enquanto isto, não mude nada em seus remédios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, cara/o paciente!
É sempre importante conversar com o médico que orientou essa conduta sobre qual foi a lógica dele e quais os riscos e beneficios considerados. Veja, realmente há efeitos adversos esperados das medicações e se alguma coisa está te incomodando, não hesite em abrir o jogo com o psiquiatra. Um abraço!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 330 perguntas sobre Risperidon 1Mg-C/6Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.