Olá,gostaria de saber se um SOCIOPATA tem ainda a capacidade de sentir medo,tomar susto,ter estresse

23 respostas
Olá,gostaria de saber se um SOCIOPATA tem ainda a capacidade de sentir medo,tomar susto,ter estresse e esses sentimentos mais relacionado a "ansiedade" digamos assim,ja que o sociopata ainda pode ter emoções e sentimentos.
Vejo muito associarem o sociopata como alguém imune a medo ou sustos ou ansiedade,estou a muito tempo em busca de uma resposta mas não acho uma
Poderiam me responder?
Obrigado pela atenção.
Olá, a principal característica da pessoa que possui o Transtorno de Ansiedade Social é a incapacidade de ter empatia e compaixão, ou seja, de se compadecer com o que os outros sentem, com o sofrimento de outras pessoas. Existem vários graus desse transtorno e em alguns casos graves parece que a pessoa "desliga-se" de sentimentos, se torna extremamente "racional", o sentimento que consegue expressar é somente a raiva, a frustração quando seus interesses são contrariados ou não consegue o que quer. Enfim, é um diagnóstico bem difícil de fazer porque a pessoa geralmente não busca tratamento, ela não "sofre" ou não se permite ter contato com o sofrimento. Quem busca ajuda nesses casos geralmente são os familiares, que sofrem com os comportamentos da pessoa. Espero ter ajudado.

O Transtorno de Personalidade Antisocial, TPA ou Transtorno de conduta, como é caracterizado na infância, pode ser definido predominantemente por ruptura e indiferença ás normas e padrões sociais. Pessoas portadoras de TPA, apresentam ausência de empatia, capacidade em se conectar com a emoção alheia, entretanto apresentam emoções, como medo, ansiedade, raiva, onde a resposta de ação é a manipulação dos sentimentos nas interações interpessoais causando prejuízos de grande magnitude.
Sim. O sociopata não é capaz de se colocar no lugar do outro e é indiferente ao sofrimento do outro. Ele procura manipular o outro em prol dele mesmo. Mas ele pode sim sentir medo, ansiedade e se assustar.
Boa tarde, quem sofre de TPA tem dificuldade de ter empatia e compaixão com as pessoas, tem sentimentos que não foram cultivados ou curados portanto ele se feixa no seu mundo e se afasta das pessoas. O sociopata não é imune ao medo, ele se defende tornando-se insensivel a sua dor e a dos outros. É preciso que a pessoa reconheca sua ansiedade, seus limites, e buscar ajuda o mais rapido possivel. Se for criança também os pais são responsaveis por isso.
O portador de Personalidade Antissocial pode ter estresse,sentir ansiedade e sentir medo, porque ele é apenas incapaz de ter empatia pelo outro ou colocar-se no lugar do outro.
A sociopatia é classificada como um transtorno de personalidade que é caracterizado por um egocentrismo exacerbado, que leva a uma desconsideração em relação aos sentimentos e opiniões dos outros. Um sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos, para conseguir manipular outras pessoas.
Primeiro é necessário saber, o que você entende, por: sociopatia.
Visto que o conceito usado pelo DSM no Brasil, diferente do entendimento acerca de, no contexto americano, por exemplo.
Para assim, podermos explanar mais assertivivamente, características desse transtorno da personalidade.
Sim, a insensibilidade é uma das caracterisiticas do 'sociopata'. Mas, nao é somente isso: tem também um narcisismo e um maquiavelismo junto. Entao, uma pessoa com um transtorno assim pode matar alguem para conseguir algo (o principio de que nao importa o meio para se conseguir algo, importa é que consegue e para isso vale ELIMINAR o outro). Diferente do (transtorno) narcisista perverso que humilha e INVALIDA o outro, mas nao mata/elimina. Maiores esclarecimentos pelo contato@envelheseremfamilia.com.br
Bom dia!
O sociopata não tem tais sentimentos em relação ao outro, mas sente em relação a si próprio, por exemplo, quando suas próprias expectativas e planos são frustrados. O outro é um meio pelo qual pode atingir seus objetivos, ou seja, seus sentimentos existem, mas não há empatia por outras pessoas.
Exato! Estes são os padrões comportamentais de um sociopata. Precisamos entender o sujeito em seu contexto familiar e social; o funcionamento de sua psique. Mas o que percebo de mais importante em seus questionamentos é, de haver ou não, a necessidade de aquelas pessoas que têm uma convivência com um sociopata iniciar um processo psicoterapêutico, tratando, assim, de suas emoções frente às dificuldades com um sociopata .
Acrescentando, de forma geral são muito inteligentes, exímios manipuladores, não sentem amor mas prazer, adoram ações que gerem adrenalina, esporte radicais, situações de perigo. Possuem um conflito do ego com a realidade, isto é: fazem um mundo a parte. Buscam cargos de chefia, diretoria, comando, pois adoram ter o controle de tudo e poder, sem medir consequências para atingir o objetivo. Por não fazerem empatia dificilmente conseguem identificar as emoções nas pessoas, podem aprender a dissimular alguns sentimentos de tristeza e não apresentam reações de ansiedade (nos níveis mais elevados da psicose) frente ao perigo, pois como relatado isto lhes causa prazer.

Existem escalas para identificar níveis ou graus desta personalidade, utilizada geralmente por psicólogos e psiquiatras.

Cada caso é um caso e não se deve generalizar para evitar pré-conceitos, faz-se necessário uma avaliação criteriosa de cada situação para um diagnóstico fidedigno.

Att.

Olá! Conforme os colegas espalharam, a sociopatia tem como principal característica o narcisismo. Isso significa que a pessoa pode apresentar qualquer sentimentos e emoção humana, entretanto, sempre tem o olhar voltado para si mesmo e a satisfação de suas necessidades. Medo, ansiedade e outras sensações podem ser sentidas por alguém que se desenvolveu dessa forma, sim.
Olá. Importante ter atenção ao que nomeias como "sociopata", há muitos diagnósticos errados com relação esse transtorno. A frieza ou falta de empatia aparece em diversas psicopatologias, como por exemplo na Esquizofrenia e em outras psicoses. Logo, pode ser que esteja a falar de outro quadro.
Sobre a sua pergunta: Medo, ansiedade, stress são reações biológicas a estímulos do ambiente. São promovidas pelo Sistema Nervoso Autônomo que acelera o batimento cardíaco para bombear sangue para os músculos e outras reações que chamamos de sistema de "luta e fuga". Quando alguém não possui essas emoções está em constante risco de vida. Comportamento de alto risco também são sintomas de outras psicopatologias. Fazer associação de sintomas com um quadro em específico requer cuidado e escuta de um profissional que tenha experiência em diagnosticar, avaliar e em pacientes de saúde mental.
Procure um psicólogo de saúde mental que possa auxiliar nessas questões.
Att,
O Comumente conhecido como Sociopata ou Psicopata, tecnicamente chamamos de Transtorno de Personalidade Anti Social.... a nomeclatura varia ao longo dos tempos porque ela começa ter sentido pejorativo. A Pessoa que Tem Transtorno de Personalidade Social tem sim medo, ansiedade... e a na verdade todos os sentimentos q nós... com excessão da culpa e da Empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro). Porém, como essa pessoa está adoecida, as leituras que faz da vida, das situações não é do mesmo jeito que nós. Exemplo: nós temos o tempo todo culpa... culpa de ofender alguém por exemplo. Se ofendermos alguém nos incomoda o fato de termos atingido alguém negativamente, e não queremos carregar a culpa, a (responsabilidade da dor desse outro, por isso pedimos perdão. A pessoa com o Transtorno não consegue sentir essa culpa, então ofender alguém não reflete de volta. Essas pessoas dessa forma são bem egocêntricas, tendendo a serem extremamente manipuladoras. Nós temos medo de magoar o outro porque não queremos ver o outro triste... a pessoa com transtorno tem medo de magoar o outro e por isso perder alguma vantagem, a preocupação é sempre consigo. Espero ter ajudado.
O Transtorno de Personalidade Antissocial se define predominantemente pela ruptura e indiferença ás normas e padrões sociais. Pessoas portadoras de Transtorno de Personalidade Antisocial, apresentam ausência de empatia, incapacidade de conectar com a emoção alheia, porém não são destituídos de emoções, como medo, ansiedade e raiva. Apenas suas respostas comportamentais estão diretamente ligadas a manipulação dos sentimentos nas interações sociais.
Concordo com alguns colegas quado dizem que a maior dificuldade de um sociopata é sentir empatia ou compaixão pelo outro ...Também não sente culpa, vergonha ou remorso, pois se coloca na posição de quem não acredita que pode errar,por isso não tem medo de uma possível punição por seus atos.Não sente tristeza ou amor e não cria vínculos, apesar de se mostrar as vezes, prestativo,generoso e sedutor..
Quanto ao sentimento de ansiedade e medo ele sente normalmente quando inseguro..
Sim! O sociopata pode ter ansiedade. Existem diferentes tipos de sociopatia. Uma distinção comum, por exemplo é o sociopata primário e secundário: "Na verdade, a principal distinção entre a psicopatia primária e a secundária é a presença de ansiedade
no psicopata secundário. Argumenta-se que o psicopata secundário comete o comportamento antissocial a partir da impulsividade que é ocasionada pela ansiedade. É a ausência de ansiedade que caracteriza em geral o psicopata primário e permite que ele cometa violência e comportamento antissocial repetidamente" ( Livro: Psicologia Forense, Huss).

E como você bem mencionou, os sociopatas podem ter emoções e sentimentos sim. Podem amar suas esposas, filhos, etc.
Sim, é capaz. O que popularmente chamamos de psicopatia ou sociopatia é formalmente chamado de Transtorno de Personalidade Antissocial. Uma das característica do indivíduo que sofre desse transtorno é a incapacidade de se identificar com o sentimento e emoções alheias, mas no que concerne às questões da sua subjetividade, naquilo que nele afeta, ele tem essa capacidade. Um abraço
Tem sim, um dos sentimentos que o move é o medo, adrenalina e possibilidade de ser pego.
Ola! O sociopata ou psicopata é incapaz de sentimentos de amor pelo outro.Outros sentimentos, como você mencionou, não acredito que tenha, uma vez que é calculista e frio. Vejo-o com incapaz de sentir algo, a não ser o prazer no sofrimento alheio que ele mesmo causa.
Olá! Pessoas portadoras de TPA apresentam ausência de empatia, capacidade em se conectar com a emoção alheia, apresenta emoções, como medo, ansiedade, raiva, onde a resposta de ação é a manipulação dos sentimentos nas interações interpessoais causando prejuízos de grande magnitude. É um diagnóstico bem difícil de fazer porque a pessoa geralmente não busca tratamento, ela não "sofre" ou não se permite ter contato com o sofrimento. Quem busca ajuda nesses casos geralmente são os familiares, que sofrem com os comportamentos da pessoa. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Para alem de diagnósticos, somos todos humanos. É a partir disso que trabalhamos nossa saúde mental. A psicoterapia pode te auxilar a encontrar as respostas que você procura, pois elas estão dentro de você e não em livros nosológicos ou diagnósticos. Espero ter ajudado apesar da limitação desse canal de comunicação. Caso deseje pode acessar meu perfil e agendar uma primeira sessão. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 160
Sim, a sociopatia se apresenta em níveis digamos assim, e é possível sentir ansiedade, medo, insegurança e outros sentimentos.