Olá! Há 3 meses sofri um assalto cujo qual me deixou com algumas "pequenas sequelas". Após sofrer

28 respostas
Olá!

Há 3 meses sofri um assalto cujo qual me deixou com algumas "pequenas sequelas". Após sofrer este incidente, eu sinto muitas dores de cabeça tensionais, na região da nuca, meu olho tem pequenos espasmos involuntários, durmo relativamente bem mas acordo super cansado como se eu não tivesse dormido absolutamente nada, fico muito meio aéreo; sem contar que quando saio nas ruas eu fico observando tudo e todos ao meu redor para que eu não seja novamente surpreendido.
Mas apesar de tudo eu não fiquei com síndrome do pânico, com medo de sair de casa etc.
Enfim, procurei um neurologista e ele me falou que isso que sinto são sintomas de ansiedade, contudo, sempre fui ansioso mas não ao extremo, mas somente por passar por um trauma como o assalto pode ter desencadeado uma ansiedade fora do comum? Como devo tratar isso?
Olá!
Esses sintomas que você relata, parecem estar relacionados ao assalto, como você mesmo identificou.
Lembre-se que todos os nossos sentimentos (medo, tristeza, ansiedade, felicidade, raiva e tantos outros) costumam ser ocasionados pelo que pensamos ou por situações que estamos vivendo.
Você vivenciou uma situação bem delicada, não foi?
Possivelmente, devido ao assalto, você deve estar tendo pensamentos relacionados ao assalto e ao que sentiu naquele momento, isso é algo natural nessas situações, e pode te deixar mais tenso mesmo, o que justificaria seus sintomas físicos (dores de cabeça, espasmos na pálpebra), e o cansaço excessivo, justamente por estar sempre em alerta pelo medo do que ocorreu no assalto.
Porém, se isso estiver te incomodando muito, procure um psicólogo que vai poder te acompanhar de forma mais próxima e te dar as orientações necessárias para o seu caso, dentro do processo de psicoterapia.

Esses sintomas são típicos de um Transtorno chamado Transtorno de Estresse Pós-traumático. Ele é comum em quem já tem um nível de ansiedade elevada, e que sofre um trauma. O mais indicado é iniciar Psicoterapia o quanto antes, de preferência Cognitiva-comportamental, para minimizar seus sintomas e ter uma qualidade de vida satisfatória. Fico à disposição. Abs!
É importante que inicie uma terapia o quanto antes, tanto pelo fato de já ter sintomas de ansiedade antes do assalto como agora. Como já foi dito acima, o quadro é sugestivo de estresse-pós traumático (depois de um trauma a pessoa fica revivendo a cena, mesmo depois de muito tempo, desenvolve sintomas como medo de sair de casa, ataque de pânico, etc...no caso você relatou que não desenvolveu). Com o tratamento adequado vc poderá ter qualidade de vida e perspectivas de melhora para seguir com sua rotina e ver que outras situações ou questões podem estar contribuindo para sua ansiedade. Um abraço.
Olá, sim, é possível que com a situação do assalto você tenha elevado o grau da ansiedade, o evento (assalto) serviu como um gatilho para intensificar as crises ansiosas. O tratamento ocorre através da psicoterapia em que serão tratados todas as situações que lhe geram ansiedade, fazendo com que você aprenda a lidar com essa emoção mantendo o controle sobre ela e assim tenha maior qualidade de vida. Marque uma avaliação psicológica. Estou à disposição!
Olá, A terapia pode te ajudar muito, pois existem técnicas e procedimentos para atenuar/eliminar este conteúdo traumático.
Pode sim desencadear uma ansiedade fora do comum, por isso a importância de um acompanhamento psicológico com um profissional adequado.
Tudo indica que é mesmo Transtorno pós traumático. A importancia de trata-lo é evitar que os sintomas se agravem para quadros mais graves. Procure terapia breve com hipnose e meditação mindfulness para ressignificar o vivido.
Fique tranquilo, você ficará bem!
Boa noite! Você passou por uma situação que gera muito estresse e é compreecivel você estar apresentado essa ansiedade. Busque ajuda de um psicólogo (a). Estou a disposição
Olá! De acordo com seu relato entendi que já existia a algum tempo o que poderíamos chamar de "funcionamento ansioso", que era presente de forma mais branda na sua jornada. Porém, com o episódio do assalto, os sintomas se intensificaram, certo? Sugiro que procure ajuda psicológica, pois, no processo psicoterapêutico, poderá compreender melhor seus pensamentos e sentimentos em relação à contextos potencialmente ansiogênicos. Estimo melhoras! Um abraço.
Olá . A psicoterapia pode ser uma aliada ao se lidar com uma ansiedade que pode ser, às vezes, paralisante. Uma maneira de se diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica é observar se a reação ansiosa é de curta duração e relacionada ao estímulo do momento ou não.
Essencial lembrar que um diagnóstico preciso compete a um(a) profissional da saúde mental. Acredito que um acompanhamento psicológico pode lhe ajudar a lidar com suas emoções.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Isso pode ser um transtorno pós traumático, afinal o assalto foi um evento traumatizante.
O TEPT pode gerar ansiedade. Um acompanhamento psicológico pode te ajudar bastante a superar esse momento e ressignificar esses sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático - R$ 160
procure um psicologo para fazer uma avaliação melhor do que passou para poder te ajudar.
Um assalto é uma experiência traumática. Sim, uma única experiência pode desencadear todos esses sintomas, uma ansiedade fora do comum - e pode ir aumentando, se não for tratada. Portanto, é preciso procurar tratamento específico para trauma, para que seja focado, breve e eficaz. Os métodos mais eficazes para tratar traumas pontuais como o seu são: Experiência Somática, EMDR, Brainspotting, Abordagem Integrada da Mente. Pela descrição das suas "sequelas", eu indicaria a Experiência Somática; talvez poucas sessões sejam suficientes para que seu organismo resolva isso e você tenha remissão total desses sintomas. Dê uma pesquisada em "experiência somática trauma tem cura", que achará profissionais competentes.
Concordo os colegas que citaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Um evento dessa magnitude pode desenvolver este transtorno e o mais importante é você buscar ajuda profissional com um psicólogo que atue com a Terapia Cognitivo-Comportamental, a qual irá lhe ajudar a identificar os pensamentos disfuncionais, são eles os responsáveis pela sua ansiedade.
Ola, você está provavelmente tendo sintomas de TEPT mesmo, transtorno de estresse pós traumático como a grande maioria dos colegas comentou. Uma das abordagens mais eficientes pata o tratamento desses sintomas é o EMDR, que ajuda o paciente a se dessensibilizar em relação ao evento traumático que fica, digamos, "congelado" ou "mal processado" em sua rede de memórias, trazendo para o presente sintomas de um evento passado. Após essa dessensibilizaçāo, é possível entrar na etapa do reprocessamento da memória, o que permite que a memória que antes estava mal processada, seja reprocessada de uma forma mais saudável, com menos carga emocional, fazendo assim com que os sintomas desapareçam. Existem vários psicólogos com esse conhecimento no site e eu sou uma delas. Fico à disposição caso tenha mais dúvidas. A propósito, a abordagem do EMDR foi desenvolvida nos EUA há aprox 30 anos atrás, exatamente para tratar sintomas de TEPT (veteranos de guerra) e teve tanto sucesso que se espalhou pelo mundo.
Boa tarde. Imagino o quão desgastante está sendo para você vivenciar esta tensão. Busque um psicólogo; ele poderá auxiliá-lo na compreensão desses sentimentos e identificar a necessidade de um acompanhamento psiquiátrico simultâneo. Um abraço!
Boa tarde! Sugiro não se precipitar quanto a possíveis diagnósticos realizados online ou baseados apenas em breves relatos sobre o ocorrido. Um psicólogo ou psicanalista poderá acolher você e escutar cuidadosamente, permitindo uma compreensão do que se passa e as possíveis relações com isso que você identifica como traços de ansiedade que já possuía, e outras questões que podem lhe ocorrer e ser trabalhadas na resposta desse sofrimento.
Olá!
É bem possível que o assalto possa sim ter colaborado para desencadear uma ansiedade em um nível com o qual você não estava habituado antes, mesmo se considerando você mesmo uma pessoa ansiosa. Porém, como bem frisou o colega logo acima, eu também sugeriria certo cuidado para se diagnosticar todo um quadro a partir de um breve relato online. O que lhe sugiro, com relação ao tratamento e a entender melhor do que se trata, é procurar um psicólogo para iniciar um acompanhamento mais apropriado, a fim de identificar melhor o que está acontecendo e te auxiliar nesse processo.
Olá! Em alguns casos, passar por uma situação traumática gera o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Ele é um tipo de distúrbio de ansiedade caracterizado por sinais psíquicos, emocionais e físicos.
O tratamento do estresse pós-traumático é feito com o objetivo de diminuir os sintomas apresentados pelo paciente, assim como entender os motivos e eventos que impulsionam lembranças negativas para amenizar seus impactos na vida da pessoa. A forma mais indicada de chegar nesses resultados é a partir da Terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela é complementada pelo uso de medicamentos, como os ansiolíticos ou antidepressivos, de acordo com a situação de cada paciente. Outros tipos de tratamentos acompanhados por psicólogos ou psiquiatras também são bem-vindos para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e medo.
O trabalho do profissional estará associado diretamente ao relato do trauma que causou o transtorno. Assim demonstrando como o paciente pensa e se sente com relação ao evento.
Ao longo das sessões de Terapia com o Psicólogo, a pessoa com o transtorno vai aprendendo a relaxar sua mente e entender o que acontece com seu psicológico e seu corpo. Revivendo a situação traumática, ela lidará melhor com cada uma de suas manifestações. Será um prazer te ajudar! Qualquer coisa estou disponível. Abraço!
Algumas experiências podem ser traumáticas se caracterizando por sinais e sintomas físicos e psíquicos geralmente se essa uma pessoa é exposta há uma situação violenta que representa ameaça à sua vida. Portanto, é importante que você busque através da psicoterapia, aplacar esses desconfortos, através da narrativa, verbalização de pensamentos e da linguagem. Dessa forma administrar a angústia, ansiedade e proporcionar um maior espaço interno para conviver e se apropriar de seus desejos.
Olá, bom dia. A experiência de vivenciar um trauma pode sim levar ao desenvolvimento da ansiedade. Seria interessante você buscar ajuda de um profissional para investigar melhor os seus sintomas. Espero ter ajudado.
Olá, boa tarde! Algumas situações sofridas, traumáticas, difíceis, podem gerar efeitos negativos em nós que perduram com o tempo, se não forem tratados/transformados. Dentro de um processo de psicoterapia, é possível de trabalhar isso que ocorreu, para que esses sintomas incômodos desapareçam e você volte a sentir-se mais tranquilo. Há várias técnicas e procedimentos que podem ser usados. Fico a disposição para falarmos mais do assunto. Abs!
Estes sintomas podem estar relacionado com estresse pós traumático. Importante um acompanhamento psicoterápico para te ajudar neste processo.
Eu imagino como foi e esta sendo difícil o que esta vivendo e esse trauma pode levar a pessoa a desencadear todos esses sintomas é interessante procurar ajuda da psicoterapia para auxilio nesse momento desagradável.
Olá!
Como vai, por aí?

Antes de tudo, obrigado por compartilhar seu relato conosco. Percebo o quão significativamente essa condição parece estar te afetando, principalmente por estar supostamente associada a este episódio traumático. Constantemente, nosso corpo reflete aquilo que não conseguimos elaborar através das palavras. Conforme você relata os prejuízos que tem sofrido, vai ficando claro, pra mim, a importância de que esse assunto encontre um espaço seguro pra ser trabalhado.
Compreendo que o quadro que você apresenta pode, sim, estar intimamente ligado à situação (assalto) que você sofreu. Não duvido que a ocorrência deve ter sido tão assustadora que deixou marcas profundas no seu subconsciente e, inclusive, considero mais do que justificável que esteja adotando uma postura de muita cautela quando sai às ruas, afinal, o simples fato de imaginar que poderia ser alvo de uma eventualidade como essas novamente já é, por si só, extremamente assustador.
Contudo, é indispensável, também, considerar outros fatores prévios que possam ter potencializado esses sintomas aos quais você se refere. Assim como você assinalou antes, parece que já vem sendo acompanhado pela ansiedade há um certo tempo. Pensando por esse lado, não deixaria de ser legítimo afirmar que esta circunstância teria sido capaz de provocar uma resposta tão incapacitante, mas... seria só? A mim, me parece difícil dizer sem, antes, ter a chance de poder ouvi-lo detalhadamente.
Sugiro que reflita, por alguns momentos: Como vai a sua vida, realmente? Você acredita que tem administrado seus sentimentos e emoções sem que eles, necessariamente, comecem a tomar proporções maiores do que pareça possível de se lidar?

Posso afirmar que na Psicoterapia você encontrará o espaço que precisa para poder chegar à raiz daquilo que tanto o atormenta e, enfim, desenvolver recursos para amenizar o(s) sofrimento(s) em que se encontra hoje.

Se ainda acreditar necessário trabalhar essas (e outras) questões, tão pertinentes, eu me encontro por aqui, à disposição.
Nunca é tarde pra começar a dar espaço pra cuidar de você e suas necessidades.
Forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Olá! É possível que o assalto que você sofreu tenha desencadeado uma resposta de estresse agudo, levando a sintomas de ansiedade mais intensos do que antes. Os sintomas que você descreve, como dores de cabeça tensionais, espasmos oculares e fadiga, são comuns em pessoas que experimentam estresse pós-traumático ou ansiedade relacionada a eventos traumáticos. Além de buscar o apoio de um neurologista, pode ser útil procurar um psicólogo especializado em trauma ou um terapeuta que utilize a terapia EMDR. Essa abordagem terapêutica é eficaz no processamento de memórias traumáticas e pode ajudar a reduzir os sintomas que você está enfrentando. Um profissional qualificado poderá avaliar sua situação de forma mais abrangente e recomendar um plano de tratamento adequado para você.
Sim, é possível que o assalto tenha tido um significado que desencadeou ansiedade. Minha orientação é fazer uma sessão de terapia. Abraço.
quando vivemos um trauma como o que você descreveu, nosso sistema nervoso pode ficar sobrecarregado e em alerta(fica no modo sobrevivência lutando, fugindo ou congelando), lembrando que esse se trata de um sistema que se aciona de forma autonômica, ou seja não depende de nossa vontade, oriento que busque ajuda de um profissional que lhe ajude a elaborar e descarregar o que for necessário para que você volte a tranquilidade e sensação de segurança, estou a sua disposição para acompanha-lo neste processo