Olá! Meu filho 3 tem anos, chegando aos 4 anos em poucos meses.Ele fala de tudo ,mas qd puxo uma con

18 respostas
Olá! Meu filho 3 tem anos, chegando aos 4 anos em poucos meses.Ele fala de tudo ,mas qd puxo uma conversa simples,ele não responde de acordo com a minha pergunta e as vezes ele repete tudo q é falado no desenho q ele assiste.Me sinto frustada pq eu pergunto o nome dele e ele não sabe me responder, pergunto quantos anos ele tem,mas ele não sabe responder ,as vezes até repete a pergunta q fiz.Ele adora interagir com outras crianças,outros adultos,ele fala de tudo,mas sente dificuldade de dialogar e não sei por onde começar e a quem procurar uma solução pra este caso.
Olá, mãe/pai! Espero que estejam bem.

Recomendo a busca por um psicanalista ou psicólogo infantil, pois as informações que vocês trouxeram - embora importantes - podem não ser suficientes para que um profissional possa afirmar o que pode estar acontecendo.

Antes de iniciar um processo de psicoterapia com uma criança, é comum que o psicólogo converse com os pais sobre os motivos que os levaram a procurar ajuda para o filho, para então iniciar o tratamento. Aqui, gostaria de oferecer algumas observações e questões sobre seu relato, com o objetivo de auxiliá-los caso optem por buscar um psicanalista infantil:

Entendo que seja comum, nessa idade, que a criança repita palavras ou frases de desenhos ou adultos, já que ela está numa fase de "espelhamento" do comportamento, afeto e linguagem dos cuidadores, colegas de sala e dos desenhos com os quais tem contato nessa fase do desenvolvimento. Mesmo considerando esse aspecto, é importante aprofundar algumas informações. Você mencionou que seu filho tem uma boa interação com outras crianças e adultos, e conversa sobre tudo com eles. Sobre o que ele costuma conversar com seus amigos e com os adultos? Como ele se expressa? Quais dificuldades vocês percebem que ele tem em dialogar?

Quero ressaltar mais uma vez que entender essa dificuldade pode levar tempo e que o processo de compreensão e melhora na análise ou psicoterapia é gradual, mas eficaz. Espero ter contribuído de alguma forma. Abraços!

Bom dia,
Recomendo buscar uma avaliação psicológica para um diagnóstico correto. É importante também que, quando procure a avaliação, já tenha um relatório da escola sobre seu filho.
Além disso, é bem importante que busque orientações sobre manejo e de como lidar melhor com as caraterísticas do seu filho, visto que isso não vai apenas ajudar ele, como também acalmará sua ansiedade, o que também ajudará o menino.
O contato da família com a escola é muito importante também.
Espero ter ajudado. Abraços
Olá! Sua preocupação é totalmente compreensível. Antes de buscar qualquer ajuda especializada, é importante falar com o pediatra que acompanha seu filho, ele poderá avaliar se seu desenvolvimento está alinhado com a idade e com o histórico que ele apresenta. Muitas crianças têm seus próprios ritmos de aprendizado e desenvolvimento da linguagem. No entanto, se existirem preocupações, o pediatra pode recomendar uma avaliação adicional com um neuropsicólogo e fonoaudiólogo. Estes profissionais podem oferecer suporte e estratégias específicas para ajudar seu filho a desenvolver melhor as habilidades de comunicação. Espero que as coisas se resolvam! Estou disponível para qualquer dúvida adicional.
Olá. É importante conversar com o pediatra da criança mencionada, pois o profissional saberá o histórico desde o nascimento e poderá avaliar a necessidade de encaminhar para um neuropediatra para que sejam investigadas possíveis questões e se há necessidade de trabalho conjunto com outros profissionais, como por exemplo, fono, psicólogo clínico, neuropsicólogo. Espero ter ajudado, se houverem maiores dúvidas, estou à disposição!
Entendo que essa situação possa ser preocupante e gerar ansiedade para você como mãe. É importante lembrar que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo e que nem sempre seguirá um padrão exato de desenvolvimento. Portanto, para lidar com essa ansiedade, sugiro que tente manter a calma e a paciência ao interagir com seu filho. Evite pressioná-lo com muitas perguntas, pois isso pode aumentar a ansiedade dele e dificultar ainda mais a comunicação. Uma boa ideia seria consultar o pediatra do seu filho para uma avaliação do desenvolvimento dele. O pediatra poderá fornecer uma avaliação mais abrangente e orientá-la sobre as próximas etapas, incluindo encaminhamentos para outros profissionais, se necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Seria interessante buscar uma avaliação.
Crianças nesta idade já possuem um repertório de palavras, já conseguem manter um diálogo porém precisa ser avaliado de perto. A ansiedade costuma atrapalhar.
Ter um diálogo é diferente de repetir palavras sem função.
Busque uma ajuda. Uma avaliação pode tirar suas dúvidas.
Pode não ser nada de mais.
Boa noite
Nesta situação vocês estão ansiosos, preocupados e aflitos com a sensação de estarem perdidos.
Realmente é necessário buscar um profissional psicólogo que oriente inicialmente vocês pais.Para dar um norte a vocês pais.A partir daí estarão mais seguros do que fazer e a qual profissional de fato precisam procurar para atender as necessidades emocionais da criança.
Parece que você está enfrentando desafios na comunicação com seu filho de 3 anos. Ele parece ter dificuldade em responder perguntas simples e às vezes repete o que ouve nos desenhos que assiste. Embora ele fale sobre várias coisas e goste de interagir com outras crianças e adultos, você está preocupado com sua dificuldade em dialogar. Recomendo procurar um profissional de saúde, como um pediatra ou fonoaudiólogo, para uma avaliação mais detalhada. Eles podem oferecer orientação e sugestões para ajudar seu filho a desenvolver suas habilidades de comunicação.
Se precisar de mais alguna coisa, estou a disposição.
Atenciosamente.
Delta Medeiros
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Entendo como deve ser preocupante para você ver seu filho enfrentando dificuldades na comunicação, especialmente quando ele parece responder de maneira diferente do esperado.
Seu filho enfrenta dificuldades de comunicação que podem ser preocupantes, mas há maneiras de ajudá-lo:
Procure a ajuda de um Fonoaudiólogo, especialista em linguagem infantil.
Estimule a comunicação em casa através de perguntas simples e claras, elogiando suas respostas.
Respeite o ritmo individual de seu filho e evite pressioná-lo.
Incentive interações sociais para praticar habilidades de comunicação.
E leve a um profissional de saúde mental também para acompanhamento.
Lembre-se de que cada criança é única e pode precisar de tempo e paciência para melhorar. Com apoio adequado, há boas chances de progresso ao longo do tempo.
Espero ter ajudado, caso precise falar sobre este e outros assuntos fico a disposição.
Abraços
Olá! Como mencionado anteriormente, consultar profissionais que já conheçam seu filho, como professores na escola e o pediatra, pode ser um primeiro passo. A escola pode fornecer mais informações sobre ele e as interações sociais no ambiente escolar e o pediatra pode avaliar e esclarecer dúvidas relacionadas ao desenvolvimento da criança de acordo com a idade. Caso necessário, o pediatra também sugerir o acompanhamento de outros profissionais, dentre eles um/a psicólogo/a que realize atendimento infantil. É comum que o/a psicólogo/a também converse periodicamente com os pais sobre aspectos do processo terapêutico da criança.
Tire urgente as telas dele, aumente a interação e procure um fonoaudiólogo.
Isto era comum em adultos no fim do seculo XIX na França. Não se estudava crianças na época. Ele precisa de um terapeuta bem formado e experiente, que faça uma terapia toda voltada para o desenvolvimento da comunicação com seu filho.
Olá, sugiro procurar um pediatra ou fonoaudiólogo para orientações e esclarecimentos. Se necessário um neuropsicólogo para realizar uma avaliação.
Sou psicólogo, e entendo a preocupação da mãe frente a comportamentos não convencionais dos filhos. Somente com base nesses dados é difícil dizer, mas sugiro buscar um profissional de psicologia, tanto para ele quanto para você! Estamos às ordens.
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 250
Embora eu seja psicanalista, sugiro que, nesse caso, procure um neuropsicólogo para uma avaliação sobre a possibilidade de algum transtorno global do desenvolvimento. Além disso, buscar orientação com otorrino infantil.
Olá, espero que esteja bem e que possa ajudar em sua dúvida! Você parece ter uma boa percepção dos comportamentos do seu filho e isso é extremamente importante para os profissionais que possam avaliá-lo. Para esta situação, seria importante apresentar a queixa para o pediatra para que este possa avaliar, e caso o profissional não encaminhe para algum tipo de avaliação ou você não sinta segurança em relação às impressões diagnósticas do médico, recomendo a busca por neuropediatra ou psicóloga especializada em crianças e desenvolvimento infantil. Se você percebe algo diferente ou que preocupa de alguma maneira, confie em sua intuição e percepção e busque por um especialista. Pode não ser nada que necessite de intervenção, que naturalmente irá se desenvolver com o tempo, mas pode também necessitar de algum acompanhamento e quanto antes puder ajudá-lo, melhor será para o desenvolvimento. Espero ter ajudado e desejo que tudo fique bem!
Procurar um profissional que tenha a expertise em atendimento infantil, pode ser importante nesse momento, para que fundamentalmente você receba o acolhimento e orientação necessária.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 290
Olá. Tr oriento pedir uma avaliação junto a pediatra dele e posterior a isso, caso haja alguma questão que esteja foea da alçada dela, que a mesma possa encaminhá-los para profissionais que aptos para iniciar um a acompanhamento e tratamento.

Abraço