Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios del
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Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca, fica olhando as atividades dos colegas e esquece a dela. Em casa quando fazemos alguma atividade escolar ela também não demonstra interesse, perde o foco rapidamente. Começamos colocar ela dormir mais cedo, porém com a nossa rotina ela deita entre 21:30 e 22 hrs. Será que devo me preocupar com algum deficit? Ela é muito esperta, ligeira no raciocínio, gosta da escola nova e dos colegas. E também tem uma irmã de 4 meses, penso que isso também influencia ela estar assim.
Olá! Entendo sua preocupação e é ótimo que esteja atenta ao comportamento da sua filha. Mudanças na rotina, como a chegada de um irmãozinho e a adaptação à nova escola, podem realmente afetar o foco e o comportamento dela. Porém, a sonolência e a falta de interesse nas atividades merecem uma avaliação mais detalhada para garantir que está tudo bem, e elaborar estratégias para melhora do foco.
Podemos agendar uma consulta para conversar com mais calma e entender melhor o caso. Assim, avaliaremos se há algo que precise de atenção ou se é apenas uma fase de adaptação. Estou à disposição para ajudar!
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Boa noite, são diversos fatores que levam a criança a ter uma alteração de comportamento: mudança de escola, nascimento de um(a) irmãozinho/a, novos colegas, mudanças na rotina. Portanto faz-se necessário uma investigação melhor, procurar de ajuda um/a psicólogo/a , conhecer aa rotina da nova escola, e conversar com a criança, podem trazer algumas respostas e tranquilidade aos pais.
Seria interessante voce fazerem uma avaliação para descartar o Deficit, para então saberem quais estrategias utilizarem com ela para melhora nos estudos e na sua vida cotidiana. Sou psicopedagoga e neuropsicopedagoga, estou a disposição se necessitarem de meus serviços.
Bom dia, como estão?
Em primeiro lugar ver ser organicamente esta tudo bem. O que pode ser verificado com pediatra.
Em segundo lugar, considerar que, nos últimos 4 meses sua filha teve que se deparar com dois momentos de mudanças : a chegada da irmã, com quem deverá aprender a receber atenção divida, e a saída da escola onde provavelmente tinha amiguinhas e amiguinhos.
É muito provável, que adaptar-se a tantas novas demandas, esteja sendo complicado para ela.
Sugiro que lhe seja oferecido momentos de mais atenção e compreensão no momento. Um acompanhamento psicoterapêutico para ajudá-la neste momento, seria bem vindo.
Tudo de bom para vocês.
Em primeiro lugar ver ser organicamente esta tudo bem. O que pode ser verificado com pediatra.
Em segundo lugar, considerar que, nos últimos 4 meses sua filha teve que se deparar com dois momentos de mudanças : a chegada da irmã, com quem deverá aprender a receber atenção divida, e a saída da escola onde provavelmente tinha amiguinhas e amiguinhos.
É muito provável, que adaptar-se a tantas novas demandas, esteja sendo complicado para ela.
Sugiro que lhe seja oferecido momentos de mais atenção e compreensão no momento. Um acompanhamento psicoterapêutico para ajudá-la neste momento, seria bem vindo.
Tudo de bom para vocês.
Olá, bom dia!
Seria interessante levá-la ao pediatra, para que sua queixa e a da escola, possa ser investigada.
Relatar ao médico o que tem acontecido.
Espero ter ajudado.
Abraços!!
Seria interessante levá-la ao pediatra, para que sua queixa e a da escola, possa ser investigada.
Relatar ao médico o que tem acontecido.
Espero ter ajudado.
Abraços!!
Pode ser multiplus fatores. Pode estar com déficit de vitaminas (aconselho ir ao pediatra e relatar o quadro). A chegada de um irmão, pode influenciar no comportamento, assim como a mudança de escola.
Vale observar os comportamentos e ir solicitando sinalizações da escola, caso o quadro de desatenção e desinteresse pelo aprendizado continue é válido procurar um profissional para avaliação (psicopedagoga, psicóloga e outros).
Vale observar os comportamentos e ir solicitando sinalizações da escola, caso o quadro de desatenção e desinteresse pelo aprendizado continue é válido procurar um profissional para avaliação (psicopedagoga, psicóloga e outros).
Olá, ela recorre a alguma medicação ou suplemento como a melatonina? Caso, sim, conversar com médico especialista para trocar a dosagem ou substituir. Lembrando, que, a falta de foco é um dos principais sintomas do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O TDAH é um transtorno neurobiológico que afeta cerca de 3 a 5% das crianças e pode causar dificuldades no ambiente escolar e no trabalho.
Ola boa tarde, talvez seria bom verificar a dosagem da medicação com o neuro.
As crianças pequenas se beneficiam muito da rotina em casa, tanto para a alimentação, quanto para o sono, tenta levar ela para a cama mais cedo, você disse que tem um bebê de 4m, o que provavelmente está afetando também a rotina da família toda, tente criar uma rotina para a mais velha, não a coloque pra dormir no mesmo quarto do bebê. Faça exames de sangue para garantir que não está faltando vitamina D ou ferro. Se mesmo com o sono e rotina adequados a sua filha continuar desatenta investigue com a escola se aconteceu algo que está fazendo ela mudar seu comportamento com relação a aprendizagem, se ainda assim as dificuldades persistirem procure uma psicopedagoga ou neurologista para investigar as causa da dificuldade com o foco e atenção.
Vamos lá...
Toda mudança na rotina de uma criança requer um olhar atento dos adultos cuidadores. Mundanças exigem movimento, adaptações. Mudança gera angústia e incertezas. É esperado que essa criança, que estava acostumada, estava confortável e se sentia segura em um determinado ambiente, vai estranhar quando perde tudo isso, ainda que ela goste e expresse satisfação. Também não podemos deixar de considerar que não é somente a criança que sofre essa mudança, o novo ambiente e as novas pessoas também vão sofrer mudanças com a sua chegada. Por isso, não se pode atribuir essa responsabilidade somente a ela. O novo ambiente também precisa se esforçar para recebê-la, respeitando seu tempo e sua individualidade. Se na escola anterior ela era elogiada, também é importante pensar que o que pode ter mudado é o olhar dos adultos sobre essa criança e não necessariamente ela.
Por fim, não há dúvidas que a chegada de uma irmã desencadeia emoções que a criança não compreende e precisa dos adultos para nomear essas emoções e assim aprender a lidar com elas. Muitas crianças são diagnosticadas por não serem compreendidas em suas necessidades e emoções.
Toda mudança na rotina de uma criança requer um olhar atento dos adultos cuidadores. Mundanças exigem movimento, adaptações. Mudança gera angústia e incertezas. É esperado que essa criança, que estava acostumada, estava confortável e se sentia segura em um determinado ambiente, vai estranhar quando perde tudo isso, ainda que ela goste e expresse satisfação. Também não podemos deixar de considerar que não é somente a criança que sofre essa mudança, o novo ambiente e as novas pessoas também vão sofrer mudanças com a sua chegada. Por isso, não se pode atribuir essa responsabilidade somente a ela. O novo ambiente também precisa se esforçar para recebê-la, respeitando seu tempo e sua individualidade. Se na escola anterior ela era elogiada, também é importante pensar que o que pode ter mudado é o olhar dos adultos sobre essa criança e não necessariamente ela.
Por fim, não há dúvidas que a chegada de uma irmã desencadeia emoções que a criança não compreende e precisa dos adultos para nomear essas emoções e assim aprender a lidar com elas. Muitas crianças são diagnosticadas por não serem compreendidas em suas necessidades e emoções.
Olá, tudo bem? Essas atividades não estão muito fáceis para ela? Será que não estão faltando desafios? Ou está muito repetitivo? Pois, se ela teve muito elogios em outra escola, não seria indicador de TDAH, mas pode ser que o ensino onde ela está não é tão atrativo a ela, mas para sabermos com certeza seria importante uma avaliação psicopedagógica para vermos a origem desse comportamento que também pode ser emocional.
Pelo que você descreve, pode ser um conjunto de fatores influenciando esse comportamento. A chegada de um irmãozinho é uma grande mudança na vida de uma criança de 4 anos, e pode estar impactando a forma como ela se sente e se comporta na escola. Muitas vezes, nessa fase, as crianças buscam mais atenção ou podem ficar mais introspectivas, tentando se adaptar à nova dinâmica da família.
A questão do sono também pode estar influenciando. Embora dormir entre 21:30 e 22h não seja extremamente tarde, algumas crianças precisam de mais tempo de descanso para manter a energia e a atenção durante o dia. Vale observar se ela tem um sono de qualidade e se acorda descansada.
Sobre déficit de atenção, ainda é cedo para fechar qualquer hipótese. Como ela já recebeu elogios em outros CMEIs e você percebe que ela é esperta e rápida no raciocínio, pode ser mais uma questão emocional ou de adaptação do que um transtorno. Mas se esse comportamento persistir por meses e começar a afetar outras áreas da vida dela, pode ser interessante conversar com um profissional para avaliar melhor.
Por enquanto, tente acolher esse momento dela, dar um tempo para que se ajuste à nova rotina e, se possível, criar momentos especiais de atenção exclusiva para ela, para que não sinta que perdeu espaço com a chegada da irmã. Pequenos gestos assim podem ajudar bastante!
A questão do sono também pode estar influenciando. Embora dormir entre 21:30 e 22h não seja extremamente tarde, algumas crianças precisam de mais tempo de descanso para manter a energia e a atenção durante o dia. Vale observar se ela tem um sono de qualidade e se acorda descansada.
Sobre déficit de atenção, ainda é cedo para fechar qualquer hipótese. Como ela já recebeu elogios em outros CMEIs e você percebe que ela é esperta e rápida no raciocínio, pode ser mais uma questão emocional ou de adaptação do que um transtorno. Mas se esse comportamento persistir por meses e começar a afetar outras áreas da vida dela, pode ser interessante conversar com um profissional para avaliar melhor.
Por enquanto, tente acolher esse momento dela, dar um tempo para que se ajuste à nova rotina e, se possível, criar momentos especiais de atenção exclusiva para ela, para que não sinta que perdeu espaço com a chegada da irmã. Pequenos gestos assim podem ajudar bastante!
Olá! Parece que você está bastante preocupado com sua filha, o que é completamente compreensível. O fato dela estar sonolenta e ter dificuldades em manter o foco pode ser resultado de uma combinação de fatores, incluindo a mudança recente de CMEI e a chegada da irmã mais nova.
Aqui estão algumas coisas que você pode considerar:
Rotina de Sono: Mesmo com a rotina atual, tentar estabelecer um horário de dormir mais cedo e consistente pode ajudar. Crianças dessa idade geralmente precisam de 10 a 13 horas de sono por noite.
Adaptação ao Novo Ambiente: A mudança de CMEI pode estar afetando a adaptação dela. Pode levar algum tempo para ela se sentir completamente confortável e segura no novo ambiente.
Interação com a Irmã: A chegada de uma nova irmã pode ser um grande ajuste. Certifique-se de dar a ela tempo individual e atenção para que ela não se sinta negligenciada.
Atividades de Concentração: Tente introduzir atividades que possam ajudá-la a melhorar sua concentração. Jogos de memória, quebra-cabeças simples e atividades lúdicas podem ser úteis.
Conversa com a Professora: Continue a se comunicar com a professora dela para monitorar o progresso e comportamento. A professora pode fornecer insights valiosos e sugestões para ajudar.
Se essas estratégias não mostrarem melhorias, pode ser útil consultar um profissional ou uma equipe multiprofissional para descartar qualquer possível déficit de atenção ou outros problemas de desenvolvimento.
Lembre-se de que cada criança é única e pode responder de maneiras diferentes às mudanças em suas vidas. Espero que essas sugestões ajudem!
Aqui estão algumas coisas que você pode considerar:
Rotina de Sono: Mesmo com a rotina atual, tentar estabelecer um horário de dormir mais cedo e consistente pode ajudar. Crianças dessa idade geralmente precisam de 10 a 13 horas de sono por noite.
Adaptação ao Novo Ambiente: A mudança de CMEI pode estar afetando a adaptação dela. Pode levar algum tempo para ela se sentir completamente confortável e segura no novo ambiente.
Interação com a Irmã: A chegada de uma nova irmã pode ser um grande ajuste. Certifique-se de dar a ela tempo individual e atenção para que ela não se sinta negligenciada.
Atividades de Concentração: Tente introduzir atividades que possam ajudá-la a melhorar sua concentração. Jogos de memória, quebra-cabeças simples e atividades lúdicas podem ser úteis.
Conversa com a Professora: Continue a se comunicar com a professora dela para monitorar o progresso e comportamento. A professora pode fornecer insights valiosos e sugestões para ajudar.
Se essas estratégias não mostrarem melhorias, pode ser útil consultar um profissional ou uma equipe multiprofissional para descartar qualquer possível déficit de atenção ou outros problemas de desenvolvimento.
Lembre-se de que cada criança é única e pode responder de maneiras diferentes às mudanças em suas vidas. Espero que essas sugestões ajudem!
A mudança de escola e a chegada de uma irmã mais nova podem influenciar o comportamento de sua filha. Alterações na rotina podem gerar insegurança e necessidade de adaptação, ou que podem se manifestar como desinteresse, perigo ou dificuldade de concentração. Além disso, a rotina de sono pode impactar sua disposição durante o dia. Observar outros sinais, como desmotivação persistente ou dificuldades mais acentuadas na aprendizagem, pode ajudar a entender melhor a situação. Se o comportamento persistir ou se intensificar, uma avaliação com um psicopedagogo ou outro profissional pode auxiliar a identificar possíveis dificuldades e estratégias para ajudá-lo a se ajustar melhor.
É natural que mudanças na rotina e no ambiente escolar tenham um impacto no comportamento da criança, especialmente com a chegada de um irmão mais novo. Isso pode gerar insegurança ou necessidade de chamar atenção, mesmo que de forma inconsciente.
Além disso, crianças nessa idade ainda estão desenvolvendo a autorregulação, e a sonolência ou falta de interesse podem ter várias causas, como:
Adaptação ao novo CMEI – Pode estar sentindo falta do antigo ambiente ou das professoras.
Sono insuficiente – O ideal para essa faixa etária é entre 10 e 12 horas por noite. Mesmo indo dormir às 21h30-22h, pode ser que o sono dela ainda não seja restaurador.
Mudança na dinâmica familiar – O nascimento da irmã pode estar gerando um turbilhão de emoções, e isso reflete no comportamento escolar.
Tédio ou falta de desafio – Como você disse que ela é esperta e ligeira no raciocínio, pode ser que as atividades não estejam despertando interesse.
Questões emocionais ou sensoriais – Algumas crianças demonstram desinteresse quando estão sobrecarregadas emocionalmente ou quando o ambiente escolar não está confortável para elas.
O que você pode observar e fazer?
Verificar o padrão de sono – Como ela acorda? Parece descansada ou ainda sonolenta? Se houver muita dificuldade para acordar, pode ser que precise de mais tempo de descanso.
Conversar com a professora – Perguntar se ela tem momentos do dia em que está mais ativa e engajada ou se a sonolência é constante.
Observar em casa – Quando brinca ou assiste algo que gosta, ela também perde o foco rapidamente? Ou isso só acontece com atividades escolares?
Criar uma rotina estruturada e previsível – Manter horários regulares para as atividades pode ajudar na organização mental dela.
Focar no vínculo e na autoestima – Como ela está com uma irmã bebê em casa, pode ser positivo ter momentos exclusivos com você ou o outro responsável, para que se sinta segura e valorizada.
Se a sonolência e a falta de atenção persistirem por um período mais longo e impactarem o aprendizado ou a socialização, pode ser interessante conversar com um profissional, como um neuropediatra ou psicopedagogo, para avaliar melhor.
Além disso, crianças nessa idade ainda estão desenvolvendo a autorregulação, e a sonolência ou falta de interesse podem ter várias causas, como:
Adaptação ao novo CMEI – Pode estar sentindo falta do antigo ambiente ou das professoras.
Sono insuficiente – O ideal para essa faixa etária é entre 10 e 12 horas por noite. Mesmo indo dormir às 21h30-22h, pode ser que o sono dela ainda não seja restaurador.
Mudança na dinâmica familiar – O nascimento da irmã pode estar gerando um turbilhão de emoções, e isso reflete no comportamento escolar.
Tédio ou falta de desafio – Como você disse que ela é esperta e ligeira no raciocínio, pode ser que as atividades não estejam despertando interesse.
Questões emocionais ou sensoriais – Algumas crianças demonstram desinteresse quando estão sobrecarregadas emocionalmente ou quando o ambiente escolar não está confortável para elas.
O que você pode observar e fazer?
Verificar o padrão de sono – Como ela acorda? Parece descansada ou ainda sonolenta? Se houver muita dificuldade para acordar, pode ser que precise de mais tempo de descanso.
Conversar com a professora – Perguntar se ela tem momentos do dia em que está mais ativa e engajada ou se a sonolência é constante.
Observar em casa – Quando brinca ou assiste algo que gosta, ela também perde o foco rapidamente? Ou isso só acontece com atividades escolares?
Criar uma rotina estruturada e previsível – Manter horários regulares para as atividades pode ajudar na organização mental dela.
Focar no vínculo e na autoestima – Como ela está com uma irmã bebê em casa, pode ser positivo ter momentos exclusivos com você ou o outro responsável, para que se sinta segura e valorizada.
Se a sonolência e a falta de atenção persistirem por um período mais longo e impactarem o aprendizado ou a socialização, pode ser interessante conversar com um profissional, como um neuropediatra ou psicopedagogo, para avaliar melhor.
É muito comum mudanças comportamentais nessa idade, especialmente após grandes transições como:
Mudança de escola, que exige adaptação a nova rotina e vínculos;
Chegada de um irmão, que pode gerar insegurança, necessidade de atenção e mudanças no emocional da criança;
Sono irregular, já que nessa idade o ideal seria de 10 a 12 horas de sono por noite.
O comportamento que você descreve ainda pode estar dentro da normalidade, especialmente se ela é esperta e socialmente ativa. Continue observando por mais algumas semanas. Se os sintomas persistirem, vale buscar uma avaliação com psicólogo infantil ou psicopedagogo para entender melhor o que está acontecendo e, se necessário, intervir precocemente.
Mudança de escola, que exige adaptação a nova rotina e vínculos;
Chegada de um irmão, que pode gerar insegurança, necessidade de atenção e mudanças no emocional da criança;
Sono irregular, já que nessa idade o ideal seria de 10 a 12 horas de sono por noite.
O comportamento que você descreve ainda pode estar dentro da normalidade, especialmente se ela é esperta e socialmente ativa. Continue observando por mais algumas semanas. Se os sintomas persistirem, vale buscar uma avaliação com psicólogo infantil ou psicopedagogo para entender melhor o que está acontecendo e, se necessário, intervir precocemente.
Olá! É comum que mudanças no ambiente e no contexto familiar, como a troca de escola e a chegada de uma irmã, influenciem o comportamento e o rendimento da criança. A sonolência e a dificuldade de foco podem estar relacionadas a vários fatores, incluindo rotina de sono, adaptação emocional, atenção e até mesmo questões de saúde.
Embora a inteligência e o interesse pela escola sejam pontos positivos, é importante observar esses sinais com atenção. Ajustar a rotina de sono é essencial, e idealmente, crianças nessa idade precisam dormir por volta das 10 a 13 horas por noite para um bom desenvolvimento.
Se os comportamentos de sonolência e desatenção persistirem, pode ser interessante buscar uma avaliação mais detalhada para entender melhor as causas, considerando aspectos físicos, emocionais e de desenvolvimento.
Embora a inteligência e o interesse pela escola sejam pontos positivos, é importante observar esses sinais com atenção. Ajustar a rotina de sono é essencial, e idealmente, crianças nessa idade precisam dormir por volta das 10 a 13 horas por noite para um bom desenvolvimento.
Se os comportamentos de sonolência e desatenção persistirem, pode ser interessante buscar uma avaliação mais detalhada para entender melhor as causas, considerando aspectos físicos, emocionais e de desenvolvimento.
Pelo que você descreveu, não há sinais claros de déficit de atenção ou outro transtorno, mas sim uma fase de adaptação e possíveis reflexos da rotina familiar. Continue observando, acolhendo e, se sentir necessidade, busque uma avaliação profissional para tranquilizar a família.
Se precisar conversar mais ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!
Se precisar conversar mais ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!
A chegada de uma irmãzinha pode ter alterado os sentimentos devido a atenção que antes era para ela e agora é repartida. A menina de 4 anos, pode imaginar que a irmã é mais amada devido os cuidados que um bebê necessita. Este fato é por si só é relevante ao ponto de interferir na motivação da menina. Esse aprendizado em dividir a atenção dos adultos é um processo longo. Por vezes é necessário manter alguma rotina diferenciada com a filha mais velha, para ela se sentir importante.
Pelo seu relato você já está preocupada, para descarte de qualquer dúvida procure um psicólogo infantil para avaliação
Olá! bem, temos várias vertentes para analisar! Uma delas, a criança realmente ter algum déficit de atenção, alguma questão com aprendizado.. Você associa a mudança dela ao nascimento da irmã! Tudo precisa ser meticulosamente observado. Aconselho você a levá-la a uma psicopedagoga para uma avaliação.
Os sinais que você descreve — sonolência, pouca participação e falta de foco — são muito comuns em crianças de 4 anos, especialmente em momentos de adaptação. A troca de CMEI, a chegada de um irmão bebê e uma rotina de sono um pouco curta podem explicar esse comportamento. Nessa idade, ela precisa dormir entre 10 e 12 horas, e o cansaço costuma aparecer justamente durante as atividades mais estruturadas.
Como ela é esperta, socialmente bem e gosta da escola, não há indícios imediatos de um transtorno. O momento parece muito mais relacionado a adaptação e cansaço. Ajustar a rotina de sono e acompanhar por algumas semanas costuma ajudar bastante. Se o quadro persistir por vários meses, aí sim vale buscar uma avaliação psicopedagógica.
Como ela é esperta, socialmente bem e gosta da escola, não há indícios imediatos de um transtorno. O momento parece muito mais relacionado a adaptação e cansaço. Ajustar a rotina de sono e acompanhar por algumas semanas costuma ajudar bastante. Se o quadro persistir por vários meses, aí sim vale buscar uma avaliação psicopedagógica.
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