Olá Por favor . Gostaria de saber se uma pessoa com hidrocefalia adquirida. Pode evoluir por um

3 respostas
Olá
Por favor .
Gostaria de saber se uma pessoa com hidrocefalia adquirida.
Pode evoluir por um alzheimer ?
Pois meu esposo tem esquecimento ... desde já agradeço.
Boa noite.
A hidrocefalia adquirida pode, a depender das causas e circunstâncias relacionadas a cada caso, também cursar com um distúrbio cognitivo e ter como uma das manifestações o déficit de memória. Temos como exemplo a hidrocefalia de pressão normal, que pode evoluir para demência, dentre outras manifestações clínicas.
Mas esse mecanismo não tem nada a ver com Alzheimer, que é outra doença, com mecanismo diferente de acometimento. Resumindo: Alzheimer é um tipo de demência. Mas nem toda demência é Alzheimer.
Além disso, nem todo esquecimento é demência. Precisa investigar outras causas e avaliar caso a caso.
Grande abraço.

Bom dia . A hidrocefalia de pressão ( está relacionado ao aumento anormal de fluxo da cavidade craniana) normalmente afeta a parte motora, a pessoa tem maior dificuldade para andar e realizar movimentos que necessite de maior destreza e afeta também o equilíbrio e o cognitivo, podendo evoluir para uma demência , entre tanto sendo diagnosticado por ser corrigido por meio de cirurgia , já o Alzheimer ele já está relacionado a morte e degeneração de células não tendo cura , além de ser uma doença progressiva .
O esquecimento pode ser um sintoma associado a hidrocefalia ou algum outro problema orgânico como hipotireoidismo,deficit de vitaminas,etc.O alzheimer é uma demência que não está associada diretamente com a hidrocefalia mas pode estar presente sim porém tem que ser feito um diagnóstico cuidadoso por um médico especialista.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta em geriatria - R$ 350