Olá , rudo bem ! Então meu filho 04 anos , ele tem comportamento como se não tivesse educação, não q
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Olá , rudo bem ! Então meu filho 04 anos , ele tem comportamento como se não tivesse educação, não quer obedecer ele é agitado quer todo no tempo ,mas agora deu de gritar com os olhos fechados , e as vezes quanto vou repreende não quer ouvir e colocar a mão na cabeça reclamando que cabeça dói e está muito barulho, ja conversei e coloquei de castigo e nada adiantou , mas quanto está em público fica ainda mas agitado tipo querendo sempre chamar a atenção, o que devo fazer
Oi, como vai?
Aos 4 anos, muitos comportamentos que parecem “falta de educação” são, na verdade, sinais de imaturidade emocional e dificuldade de lidar com estímulos internos e externos. A agitação, os gritos, o incômodo com barulho e a dor de cabeça podem indicar sobrecarga sensorial e dificuldade de simbolizar o que sente, não desobediência intencional. O castigo tende a intensificar a angústia, pois a criança ainda não consegue regular sozinha suas emoções. Em público, a agitação costuma aumentar porque o excesso de estímulos e o olhar do outro a desorganizam ainda mais. O mais importante agora é acolher, nomear os sentimentos, estabelecer limites firmes porém calmos, e observar se esses sinais são frequentes. Também é indicado buscar uma avaliação com profissionais da infância (psicólogo infantil e pediatra), para compreender melhor o que seu filho está expressando através do comportamento.
Aos 4 anos, muitos comportamentos que parecem “falta de educação” são, na verdade, sinais de imaturidade emocional e dificuldade de lidar com estímulos internos e externos. A agitação, os gritos, o incômodo com barulho e a dor de cabeça podem indicar sobrecarga sensorial e dificuldade de simbolizar o que sente, não desobediência intencional. O castigo tende a intensificar a angústia, pois a criança ainda não consegue regular sozinha suas emoções. Em público, a agitação costuma aumentar porque o excesso de estímulos e o olhar do outro a desorganizam ainda mais. O mais importante agora é acolher, nomear os sentimentos, estabelecer limites firmes porém calmos, e observar se esses sinais são frequentes. Também é indicado buscar uma avaliação com profissionais da infância (psicólogo infantil e pediatra), para compreender melhor o que seu filho está expressando através do comportamento.
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Entendo o quanto isso é cansativo e preocupante. Mas, pelo que você descreve, não parece falta de educação ou desobediência por escolha. O comportamento do seu filho está muito mais relacionado a dificuldade de autorregulação emocional e sensorial. Pelo conjunto dos comportamentos, seria importante uma avaliação do desenvolvimento infantil, especialmente da parte emocional e sensorial, com psicólogo infantil ou neuropediatra. Não é para rotular, é para entender como ajudar melhor.
Olá! Tudo bem?
Entendo o quanto isso deve estar sendo cansativo e preocupante pra você. Quando uma criança pequena fica muito agitada, grita, se desorganiza com barulho ou parece não conseguir ouvir quando é repreendida, geralmente não é falta de educação ou “teimosia”. Na maioria das vezes, é a forma que a criança encontra para mostrar que algo não está bem por dentro — seja excesso de estímulos, dificuldade de lidar com emoções ou até sensibilidade ao ambiente.
Castigos e broncas costumam não funcionar nesses casos porque a criança ainda não consegue se organizar sozinha. Em público, isso tende a piorar justamente porque há mais barulho, pessoas e estímulos, o que deixa tudo ainda mais difícil para ela.
O mais importante agora é olhar para esse comportamento com cuidado, entender o que está por trás dessas reações e ajudar seu filho a se sentir mais seguro e organizado emocionalmente. Cada criança tem um ritmo e uma forma própria de se expressar.
Uma avaliação e uma escuta profissional podem ajudar bastante a compreender o que está acontecendo e orientar vocês da melhor forma, sem julgamentos e sem rótulos. Se quiser, fico à disposição para conversar com mais calma e entender melhor a história do seu filho e da família.
Entendo o quanto isso deve estar sendo cansativo e preocupante pra você. Quando uma criança pequena fica muito agitada, grita, se desorganiza com barulho ou parece não conseguir ouvir quando é repreendida, geralmente não é falta de educação ou “teimosia”. Na maioria das vezes, é a forma que a criança encontra para mostrar que algo não está bem por dentro — seja excesso de estímulos, dificuldade de lidar com emoções ou até sensibilidade ao ambiente.
Castigos e broncas costumam não funcionar nesses casos porque a criança ainda não consegue se organizar sozinha. Em público, isso tende a piorar justamente porque há mais barulho, pessoas e estímulos, o que deixa tudo ainda mais difícil para ela.
O mais importante agora é olhar para esse comportamento com cuidado, entender o que está por trás dessas reações e ajudar seu filho a se sentir mais seguro e organizado emocionalmente. Cada criança tem um ritmo e uma forma própria de se expressar.
Uma avaliação e uma escuta profissional podem ajudar bastante a compreender o que está acontecendo e orientar vocês da melhor forma, sem julgamentos e sem rótulos. Se quiser, fico à disposição para conversar com mais calma e entender melhor a história do seu filho e da família.
Olá! Obrigado por compartilhar sua preocupação — sei o quanto isso pode ser cansativo e angustiante.
Pelo olhar da Análise do Comportamento, é importante dizer que o comportamento do seu filho não é falta de educação, mas uma forma de comunicar desconforto, dificuldade de lidar com estímulos (barulho, ambientes cheios) e emoções intensas, algo comum nessa fase do desenvolvimento. Quando ele grita, fecha os olhos ou reclama de dor, provavelmente já está muito sobrecarregado para conseguir ouvir ou obedecer naquele momento — por isso castigos e repreensões tendem a não funcionar.
Diante desses sinais, o mais indicado é uma avaliação com um psicólogo infantil, para compreender melhor o que está acontecendo e orientar vocês de forma adequada, sem rótulos e com estratégias eficazes.
Se desejar, entre em contato comigo que posso indicar um colega de confiança, com abordagem comportamental, para acolher vocês e ajudar nesse processo. Você não precisa enfrentar isso sozinha.
Pelo olhar da Análise do Comportamento, é importante dizer que o comportamento do seu filho não é falta de educação, mas uma forma de comunicar desconforto, dificuldade de lidar com estímulos (barulho, ambientes cheios) e emoções intensas, algo comum nessa fase do desenvolvimento. Quando ele grita, fecha os olhos ou reclama de dor, provavelmente já está muito sobrecarregado para conseguir ouvir ou obedecer naquele momento — por isso castigos e repreensões tendem a não funcionar.
Diante desses sinais, o mais indicado é uma avaliação com um psicólogo infantil, para compreender melhor o que está acontecendo e orientar vocês de forma adequada, sem rótulos e com estratégias eficazes.
Se desejar, entre em contato comigo que posso indicar um colega de confiança, com abordagem comportamental, para acolher vocês e ajudar nesse processo. Você não precisa enfrentar isso sozinha.
Oi, entendo sua preocupação
Esse comportamento não é “falta de educação”. Muitas vezes é um sinal de que a criança está com dificuldade para lidar com barulho, emoções ou excesso de estímulos. Castigo costuma não ajudar nesses casos.
O mais importante agora é buscar ajuda profissional (pediatra, psicólogo infantil ou neuropediatra) para avaliar o que está acontecendo, ver possíveis diagnósticos e orientar a melhor forma de cuidar e educar. Quanto antes investigar, melhor para a criança e para a família.
Você não está errada em procurar ajuda. Isso é cuidado.
Esse comportamento não é “falta de educação”. Muitas vezes é um sinal de que a criança está com dificuldade para lidar com barulho, emoções ou excesso de estímulos. Castigo costuma não ajudar nesses casos.
O mais importante agora é buscar ajuda profissional (pediatra, psicólogo infantil ou neuropediatra) para avaliar o que está acontecendo, ver possíveis diagnósticos e orientar a melhor forma de cuidar e educar. Quanto antes investigar, melhor para a criança e para a família.
Você não está errada em procurar ajuda. Isso é cuidado.
Olá como vai? Agradeço o envio de sua pergunta. Seria necessário uma avaliação mais minuciosa. Lhe recomendo procurar um profissional que atenda crianças. Sinto mas no momento não estou realizando atendimento de crianças.
Olá! Pelo que você descreve, o comportamento do seu filho indica dificuldade de autorregulação emocional e sensorial, algo comum em crianças de 4 anos.
Nessa idade, o cérebro ainda está em desenvolvimento, especialmente as áreas responsáveis por controle de impulsos, tolerância a frustração e organização das emoções. Agitação excessiva, gritos, dificuldade em obedecer e comportamentos de chamar atenção em público costumam aparecer quando a criança está sobrecarregada emocionalmente ou sensorialmente.
O fato de ele colocar a mão na cabeça, reclamar de dor e de barulho sugere sensibilidade a estímulos (sons, ambiente, tensão). Nesses casos, castigos e repreensões rígidas tendem a piorar o comportamento, pois aumentam o estresse da criança.
O mais indicado é:
manter rotinas previsíveis
reduzir estímulos quando possível
validar o que ele sente (“vejo que está difícil agora”)
oferecer limites claros, firmes e calmos
observar em quais situações ele se desorganiza mais
Se esses comportamentos forem frequentes ou intensos, a psicoterapia pode ajudar a compreender melhor o que está acontecendo e orientar a família de forma adequada.
Você não está sozinha, e isso tem manejo. O olhar certo faz muita diferença nessa fase.
Nessa idade, o cérebro ainda está em desenvolvimento, especialmente as áreas responsáveis por controle de impulsos, tolerância a frustração e organização das emoções. Agitação excessiva, gritos, dificuldade em obedecer e comportamentos de chamar atenção em público costumam aparecer quando a criança está sobrecarregada emocionalmente ou sensorialmente.
O fato de ele colocar a mão na cabeça, reclamar de dor e de barulho sugere sensibilidade a estímulos (sons, ambiente, tensão). Nesses casos, castigos e repreensões rígidas tendem a piorar o comportamento, pois aumentam o estresse da criança.
O mais indicado é:
manter rotinas previsíveis
reduzir estímulos quando possível
validar o que ele sente (“vejo que está difícil agora”)
oferecer limites claros, firmes e calmos
observar em quais situações ele se desorganiza mais
Se esses comportamentos forem frequentes ou intensos, a psicoterapia pode ajudar a compreender melhor o que está acontecendo e orientar a família de forma adequada.
Você não está sozinha, e isso tem manejo. O olhar certo faz muita diferença nessa fase.
Muito importante e levanta diversas hipóteses de transtornos da infância, que não são culpa sua nem de ninguém. Em primeiro lugar, não caia no julgamento alheio: não existe receita de bolo para educar um filho. Um profissional experiente na orientação de pais deve te recomendar logo de início interromper as punições e cobranças, e vai pensar com você as estratégias para que a vida do seu filho não seja tão difícil para ele. Sim, quando o cuidador está sofrendo, é sinal de que a criança também está. Ele tem 04 anos e demonstra necessidade de suporte ofertado com leveza e paciência, escolhendo uma batalha de cada vez. Quanto a chamar atenção, lembre-se que atenção é algo prazeroso, é reforçador, e ele vai aprender muitas habilidades que precisa aprender, se for dada atenção quando ele pratica essas habilidades. Ele ser agitado é mais um sinal de que, para seguir comandos de forma organizada, e para organizar suas próprias ideias considerando os outros, ele precisa de referências acessíveis, rotina, previsibilidade, várias coisas bem simples e práticas que podem te ajudar muito. Parabéns pela busca de apoio profissional, você está no caminho certo, não pare.
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