Olá tenho 19 anos e sou bastante estressada e acabo descontando isso até em estranhos,me sinto muito

15 respostas
Olá tenho 19 anos e sou bastante estressada e acabo descontando isso até em estranhos,me sinto muito mal e queria acabar com isso,já procurei dormir cedo e acordar cedo,mesmo assim não melhorou,procuro ter paciência,mas como vou procurar algo que nunca tive? Cuido da minha sobrinha desde que ela nasceu,6 dias por semanas e cuido da casa,terminei o ensino médio faz 1 ano e tenho a mesma rotina desde então e isso me deixa bastante estressada,faço as mesmas coisas todos os dias e nos mesmos horários,como se fosse um robô programado pra isso. Quero acabar com esse estresse logo,choro facilmente quando não tenho tempo pra cuidar de mim mesma e fazer coisas que eu gosto,porque cuidar de casa e criança não era meus planos,ainda mais sem ganhar NADA em troca,somente estresse,ansiedade e preocupação todos os dias. Tenho medo de entrar em depressão
Olá! Pelo que entendi você quer acabar com seu estresse, mas permanecendo na mesma rotina que te deixa estressada, é isso? O seu estresse e irritação, pelo visto, tem uma causa bem clara e você está ciente disso. Sua vida está totalmente voltada pro cuidado do outro.
Existe a possibilidade de você cuidar só alguns dias da semana da sua sobrinha ou combinar um pagamento por isso? Entendo que você está auxiliando sua irmã/irmão, mas não é sua responsabilidade única e exclusiva, sua sobrinha tem pai e mãe.
Você é jovem e tem total direito de não querer essa rotina e de estar construindo sua própria vida.
Pensa nisso. Foque em você! Fica bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 70

A sobrecarga de responsabilidades e a sensação de monotonia na sua rotina podem levar ao estresse e à frustração. Para evitar isso, tente estabelecer limites em relação às suas responsabilidades e, se possível, discuta com sua família a possibilidade de dividir as tarefas ou encontrar soluções para tornar a carga menos exaustiva, permitindo que você tenha tempo para incluir atividades que lhe tragam alegria, relaxamento e satisfação pessoal na sua rotina. Mesmo que seja difícil, tente incorporar pequenos momentos para fazer o que gosta. Além disso, considere a possibilidade de definir metas e traçar um planejamento que possa promover mudanças à sua rotina. Se seus sentimentos de estresse persistirem ou se intensificarem, é importante procurar ajuda psicológica. A psicoterapia pode oferecer um espaço para compartilhar o que sente e explorar estratégias para lidar com essas questões.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, pela minha interpretação o que é o gerador do seu estresse é sua rotina de cuidado com sua sobrinha e casa, que tira o tempo do seu cuidado pessoal e com seus planejamentos de vida. Será que para isso você precisou abrir mão de algo? Você gosta de fazer o que faz hoje?. Não é por que te deixa estressas que você não gosta, as vezes é a intensidade e renuncias que torna mais sofrido ou difícil algo. A coisa mais importante para conseguir lidar com o que gera sofrimento é entender de onde ele vem, e você já está nesse passo a frente. A ajuda de um profissional para descarregar essas angustias, trabalhar sua queixa e construir possibilidades de lidar com as mesma, antes de virar algo mais sério, é importante. Para o dia a dia, se possível, busque inserir experiências que possa te proporcionar essa quebra de rotina, mudanças de cenários ou até mesmo avaliar o que pode ser retirado ou menos valorizado para que consiga ter esse tempo para si. Mesmo que não seja possível todos os dias, os que forem já podem te gerar novas emoções. Espero que as respostas possam te auxiliar em algo, fique bem!
Olá. Alguns pontos que não ficaram claros: por quê você ficou responsável por cuidar da sua sobrinha, foi um acordo? Quantas pessoas moram na casa? Por quê só você ficou responsável por essas tarefas? Os fatores de estresse estão nítidos para você e esse é um ponto positivo, mas aconselho que busque terapia, pois se faz necessário que haja um espaço de escuta e acolhimento para que possa trabalhar como funcionam os limites e diálogos nas suas relações, os motivos que fazem você permanecer em situações estressantes, o quanto que consegue se priorizar, se esse estresse tem relação somente com a rotina ou também com uma raiva pela sua situação atual. É importante que consiga olhar para si como forma de possibilitar o entendimento e a elaboração dessas questões!
Oi, sinto muito que esteja passando por isso. Assumir responsabilidade sobre tantas coisas assim realmente é muito pesado. Principalmente, quando parece que você teve pouca escolha sobre assumir ou não essa responsabilidade. Seria interessante entender um pouco melhor como estão as suas relações, por exemplo, como é a relação com a sua família, se você tem amigos com quem conversar, como está a sua rotina.... E, mais do que isso, você tem planos de futuro? o que você gostaria de estar fazendo que não está fazendo hoje? Pensar em como você quer estar no futuro pode ser uma boa forma de passar por essa situação e começar a identificar maneiras de mudar algumas situações. A psicoterapia pode ser uma excelente aliada nesse processo. Espero ter ajudado de alguma forma, caso queira conhecer mais o meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220

Olá, entendo que sua situação atual está gerando um grande desconforto emocional. Permita-me compartilhar uma perspectiva psicanalítica para entendermos melhor seus sentimentos. Vamos chamar você de Ana para facilitar nossa conversa.

Imaginemos que a sua vida seja um enredo complexo, cheio de desafios e obrigações, onde você desempenha o papel central. No palco da sua existência, a rotina diária se desenrola como uma trama repetitiva, como se estivesse presa em um roteiro que não escolheu.

A psicanálise, inspirada nas obras de Freud, nos ensina a explorar as camadas profundas da mente. Nesse contexto, sua responsabilidade em cuidar da casa e da sua sobrinha pode estar conectada a uma busca por reconhecimento e aceitação. Talvez, ao desempenhar esse papel, você esteja buscando preencher um vazio, uma necessidade não atendida em sua própria história.

A repetição exaustiva da sua rotina, como se fosse uma programação inflexível, pode ser reflexo de uma tentativa inconsciente de controlar o caos que sente dentro de si. O estresse, a ansiedade e a preocupação podem ser sintomas de conflitos mais profundos, talvez relacionados a expectativas não realizadas ou aspirações pessoais não exploradas.

Quando menciona o medo de entrar em depressão, é como se estivesse sinalizando um alerta para a possibilidade de um desequilíbrio emocional mais profundo. O choro fácil pode ser uma expressão genuína da sua necessidade de cuidar de si mesma, de se reconectar com suas próprias vontades e desejos, além das demandas impostas pela rotina.

Explorar esses sentimentos pode ser como desvendar os capítulos não escritos da sua história emocional. Um terapeuta psicanalítico poderia ajudar a entender esses conflitos internos, possibilitando uma transformação mais profunda e uma reconexão consigo mesma. Ao investigar suas motivações inconscientes, talvez seja possível descobrir novos caminhos e perspectivas para aliviar o peso emocional que está carregando.

Lembre-se, Ana, que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção ao autoconhecimento e ao bem-estar emocional.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 150
Ola sinto muito que tem passado por isto, sinta-se acolhida. Que bom que percebe o que tem te levado a este estresse e esgotamento, e que deseja melhorar. Importante rever sua rotina e o que faz sentido para sua vida. A psicoterapia te ajudara ao autoconhecimento e desenvolver habilidades para lidar com o que tem passado e tomar decisões mais assertivas. Procure um psicologo e cuide de você. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho. |@psiluanamarys
Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, usamos o termo "ajustamento criativo" para indicar a forma como nosso organismo se adapta às circunstâncias adversas do ambiente, na maioria das vezes, construindo comportamentos ou sintomas que, a primeira vista, parecem patológicos, mas são, na verdade adaptativos, pelo menos até o momento em que nos damos conta da inadequação dos mesmos, no sentido de existir opção melhor, porém mais difícil. No seu caso, particularmente, me parece que suas reações ao estresse tiveram, ao longo do tempo, esse significado de "ajustamento" para lidar com a situação de ter que cuidar da sobrinha, da casa e demais tarefas que lhe foram designadas. No caso, recomendo procurar apoio psicoterapêutico na busca por maior compreensão da sua postura e posicionamento diante das circunstâncias que se lhe impõem. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá Boa Tarde. Acredito que com psicoterapia algumas coisas poderá melhorar. Parece que está " sobrevivendo e não vivendo". Necessita que algumas mudanças sejam feita para que você se sinta melhor. Busque ajuda, não sofra sozinha! Um abraço.
Prezada, como vai? Sua situação é insustentável. Permanecer na condição de precisar cuidar de outrem está na origem de diversos tipos de sofrimento, mesmo quando o sujeito deseja fazê-lo. Não é certo você estar incumbida da obrigação de cuidar de sua sobrinha. Não é sua tarefa, e você tem outros planos para a vida. Você não nasceu para isso.
Olá, neste momento é de muita importância você começar a psicoterapia para melhorar a sua qualidade de vida. Vejo que pegou responsabilidade que não precoces que estão impactando no presente e projetar seu futuro. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode te ajudar neste momento, abraços
Diante de uma rotina com sobrecarga de responsabilidades e poucos momentos de autocuidado é compreensível os sentimentos de ansiedade e estresse. É importante refletir sobre essas responsabilidades, como elas foram delegada a você, como você se sente em relação a isso, como você pode manejar essas responsabilidades ao um ponto em que seja possível você cultivar momentos prazeroso pra você na sua rotina, que é muito importante para o nosso bem-estar emocional. Um psicólogo (a) pode te ajudar com esses reflexões. Na psicoterapia é possível você aprofundar essas questões, expressar suas emoções e desenvolver recursos para lidar com essas situações!
Espero te ter ajudado! Cuide-se, abraços! :)
É compreensível que você esteja enfrentando desafios e se sentindo sobrecarregada. A Psicoterapia contribui para manejar o estresse, a ansiedade e os sentimentos relacionados, e a construção de habilidades e recursos para lidar com o estresse
Entender como a mente e como funciona pode ser útil para compreender melhor suas reações emocionais.
A Psicoterapia também enfatiza a importância do autocuidado. Isso inclui reservar tempo para atividades que você gosta e que contribuem para o seu bem-estar emocional
Procurar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para um acompanhamento mais personalizado. E pode avaliar sua situação de maneira mais específica e adaptar de acordo com suas necessidades individuais.

Oi... Fiquei pensando bastante no momento do seu relato que você identifica algumas coisas que estão acontecendo na sua vida que lhe fazem sentir estresse e sentimentos adjacentes. Existem coisas que são incontroláveis, sendo assim, dentre esses fatores que você apresentou, o que é possivel de ser modificado?

Além disso, será que esses sentimentos que te incomodam parecem mais fortes pois não estão sendo encarados apenas como sentimentos? Fico a disposição pra conversar!
Olá. Sugiro começar prontamente uma análise para saber os motivos de você ter se sujeitado, se ninguém te impôs, a essa situação. E poder sair dala sem sentir culpa e administrar sua vida de maneira saudável.
Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!