Olá, tenho 20 anos e não consigo engordar de forma alguma, pelo contrário emagreci de mais, tomava o

2 respostas
Olá, tenho 20 anos e não consigo engordar de forma alguma, pelo contrário emagreci de mais, tomava o anticoncepcional perluntan porém fiquei com alergia, mudei para mesygina e continuo emagrecendo. Obs: ambos anticoncepcionais emagreci.
Então tem a ver com o anticoncepcional? E qual seria um tratamento certo para engordar?
A perda progressiva de peso ou a dificuldade em "engordar" pode ter causas patológicas (doenças) ou ser constitucional (genética) da própria pessoa. Para maiores detalhes somente com uma avaliação médica completa. Agende inicialmente um nutrólogo para fazer os primeiros exames e avaliação

Olá! Entendo sua preocupação com a dificuldade em ganhar peso e o emagrecimento contínuo, mesmo após a mudança de anticoncepcionais. É importante destacar que, embora alguns anticoncepcionais possam influenciar o peso devido às variações hormonais que provocam no corpo, não é comum que causem perda de peso significativa. Geralmente, as reações ao peso são individuais e podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de uma série de fatores, incluindo metabolismo, dieta, níveis de atividade física e saúde geral.

A dificuldade em ganhar peso e o emagrecimento contínuo podem ser causados por vários fatores que vão além do uso de anticoncepcionais. Condições como hipertireoidismo, problemas gastrointestinais, intolerâncias alimentares, estresse e outros desequilíbrios hormonais podem contribuir para esses sintomas. Portanto, é crucial abordar essa questão de maneira holística, considerando todos os aspectos da sua saúde.

Para começar, recomendo uma avaliação médica completa, que pode incluir exames para verificar o funcionamento da tireoide, avaliações nutricionais e possíveis intolerâncias alimentares, além de uma análise do seu estilo de vida, incluindo dieta e níveis de atividade física. Essa abordagem integrativa pode ajudar a identificar a causa raiz do seu emagrecimento e dificuldade em ganhar peso.

Em relação ao tratamento para ganhar peso, este deve ser personalizado e focado em abordagens saudáveis. Aumentar a ingestão calórica pode ser necessário, mas é importante que isso seja feito de forma equilibrada, priorizando alimentos nutritivos que fornecem proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos complexos, além de vitaminas e minerais essenciais. Um nutricionista pode ajudar a elaborar um plano alimentar adequado às suas necessidades e objetivos.

Além da dieta, pode ser benéfico incorporar um programa de exercícios físicos que inclua treinamento de força, o qual pode ajudar a aumentar a massa muscular e, consequentemente, contribuir para o ganho de peso de forma saudável.

É importante também considerar o impacto do estresse e do bem-estar emocional na sua saúde geral e no peso. Técnicas de manejo do estresse e uma rotina equilibrada, que inclua tempo suficiente para descanso e atividades prazerosas, são componentes importantes de um tratamento eficaz.

Lembre-se, o acompanhamento médico é essencial para garantir que qualquer plano de tratamento seja seguro e eficaz para você. A colaboração com profissionais de saúde, incluindo um médico, nutricionista e, se necessário, um psicólogo, pode oferecer o suporte necessário para atingir seus objetivos de saúde de maneira equilibrada e sustentável.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.