Olá,tenho crise de panico. O médico me receitou rivotril.0.5 mg, pra tomar somente nas crises. Minha

8 respostas
Olá,tenho crise de panico. O médico me receitou rivotril.0.5 mg, pra tomar somente nas crises. Minha dúvida é: tomar o rivotril vez ou outra, também causa dependência? Geralmente tenho 1 crise por semana.
O Rivrotril pertence à classe dos benzodiazepínicos, drogas que, a longo prazo, podem causar dependência, mesmo se usadas em uma menor frequência. São muito usadas no início do tratamento do Transtorno de Pânico, por exemplo, como você está usando, nos momentos de crise. Entretanto, o tratamento de tal transtorno também envolve o uso de antidepressivos, que necessitam de um tempo maior para fazerem efeito. É importante observar se, ao longo do tratamento, as crises diminuem e, consequentemente, o uso do Rivotril também, pois isso indica uma boa reposta ao tratamento. Com a diminuição das crises, o Rivotril pode ser, aos poucos, retirado, eliminando o risco de dependência.

Além da fala da colega acima , a qual concordo plenamente , a psicoterapia é essencial para que seu tratamento seja completo . Minha indicação é essa, procure um psicólogo também !
Olá!
E complementando a resposta da colega acima, além da medicação, o tratamento para pânico também inclui psicoterapia.
Sendo assim, além do uso do Rivotril, busque uma psicóloga para buscar entender melhor o que está por trás da sua ansiedade.
Boa sorte!
Tomar Rivotril de vez em quando não causa dependência. Usar diariamente o Rivotril pode causar dependência , é uma medicação tarja preta. Siga sempre a prescrição médica e não abuse da medicação. Fale com seu(sua) médico(a) sobre o medo de ficar dependente do remédio. Abraço e boa semana!!
De fato o uso crônico e sem devido acompanhamento de Rivotril (Clonazepam) tem um alto risco de dependência. Porém no seu caso que foi prescrito por seu psiquiatra e muito provavelmente associado a outra medicação para evitar novas crises, o uso do Rivotril para abortar crises é muito eficaz e seguro! Deve ser usado, principalmente no início do tratamento quando provavelmente as crises ainda estarão presentes. Com o tempo e tratamento adequado, você não terá mais crises e, se fizer uso como orienta seu psiquiatra, a chance de ficar dependente é praticamente nula. ;)
As duas principais formas de tratamento para esse transtorno são a psicoterapia e a utilização de medicamentos. A forma mais eficaz tem sido a combinação de ambos os tratamentos.
A psicoterapia contribui com o entendimento dos ataques de pânico, como lidar com eles no momento que acontecerem, a que eles servem, como ter uma vida cotidiana normal sem medo de novos ataques.
Você já faz uso de medicamentos, sugiro incluir a psicoterapia.
À disposição
Grande abraço
Olá, acredito que além do rivotril, tenha sido prescrita outra medicação para o Transtorno do Panico, para ser usada no longo prazo. Usar 0,5mg cerca de 1x na semana não vai te deixar dependente. A medicação foi bem indicada para a situação.
Além da medicação, também há técnicas da linha cognitivo-comportamental no manejo da crise, por exemplo, a respiração profunda, que geralmente ajuda bastante.
Olá, pense na possibilidade de associar o tratamento medicamentoso a psicoterapia comportamental cognitiva. Espero ter ajudado.