Olá, tenho tido recorrentes crises de ansiedade desde que iniciei o mestrado mas sinto que ele não

7 respostas
Olá, tenho tido recorrentes crises de ansiedade desde que iniciei o mestrado mas sinto que ele não é a principal causa das crises e sim um potencial relacionamento que está na fase inicial, sinto a todo instante que apesar da iminente evolução, ele vai cansar de mim, isso se associa a ansiedade né?
Não é possível fazer uma avaliação adequada pela internet, mas parece que você está sofrendo bastante com esses sintomas, o que já está lhe gerando prejuízos. O seu relato passa a impressão de que você consegue identificar ao menos um fator desencadeante dos seus sintomas, o que é bastante bom. Acredito que você teria benéficos em fazer psicoterapia, pois assim é possível se conhecer melhor e entender melhor esses sentimentos que estão lhe causando os sintomas ansiosos. Com esse entendimento, o sofrimento e o sintoma tendem a desaparecer. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria Ângela Guzzi
Psicólogo
São Paulo
Olá!
Concordo plenamente com ambos os colegas Dr.Arthur e Dr.Eduardo. Você se encontra numa fase complicada onde fica evidente a sua ansiedade associada com uma baixa autoestima. O fato de conseguir identificar um dos seus motivos que acaba desencadeando os seus sintomas é realmente muito bom, pois ter a consciência é “meio caminho andado “ para trabalhar essas questões dentro de um processo psicoterápico!
Não deixe de procurar ajuda, você têm potencial para resolver essas questões, acredite!!!
Fico à disposição para esclarecer suas dúvidas ok!
Grande abraço
 Anita R. Gavioli
Psicólogo
São Paulo
Apenas acrescentado às contribuições dos colegas de área... Ter preocupações pode ser considerado normal e é algo que faz parte da vida. Porém, a preocupação começa a se tornar patológica quando associada a ansiedade intensa, o que nos causando sofrimento. Vale procurar um profissional para avaliação e orientação. O processo de terapia, TCC, pode contribuir muito para diminuir a preocupação relacionada às areas acadêmicas e afetiva, entre outras. Além de contribuir para a redução dos sintomas de ansiedade e melhora do humor. Boa sorte!
Dr. Eduardo Cantelli
Psiquiatra, Psicanalista
Florianópolis
Sim obviamente isso irá aumentar sua ansiedade. O que parece é que você não se acha merecedora desse relacionamento. Provavelmente tem haver com seus relacionamentos anteriores e também com uma baixa autoestima que fica clara em seu relato. Se você não se aceitar como é, sempre vai ficar em duvida se as outras pessoas a aceitarão. E o pior, poderá se submeter para ser aceita. Você se beneficiaria muito com uma psicoterapia.
Att Eduardo
 Ricardo Bergamasco
Psicólogo
São Paulo
Imagino o quanto deve ser difícil esse momento. Não há como realizar um diagnóstico apenas pelo seu relato, mas suas crises de ansiedade podem estar relacionadas a esses acúmulos de preocupação. Acredito até que tenha outros envolvidos e que preenchem esse acúmulo também. Sua preocupação com o relacionamento atual parece ser a mais evidente para você, e quando você descreve esse pensamento "ela vai se cansar de mim", muitas crenças e valores estão envolvidos e precisariam ser discutidos em um processo terapêutico, o que lhe traria bons resultados. Entender esses pensamentos, permitirá que você compreenda um pouco mais suas emoções e comportamentos. A terapia cognitiva comportamental auxilia você nesse entendimento, além de técnicas que ajudariam você com o controle da ansiedade. Independente de realmente ser uma problema de ansiedade ou não, com a psicoterapia você conseguiria ótimos resultados para lidar com essas situações atuais que você passa. Desejo sorte no seu mestrado. Cuide-se
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
O fenômeno da ansiedade pode ser muilticausal, ou seja, diferentes variaveis contribuem para o surgimento das crises, incluindo influência genética. Respondendo sua pergunta sim, associa-se, porém, outra pergunta interessante é "O que fazer diante disso?"

Recomendo avaliação com psicologo ou médico psiquiatra de modo a buscar a autorregulação da ansiedade.
 Renata De Abreu e Lima
Psicólogo
Rio de Janeiro
Pode criar si a ansiedade, mas é provável que ache em seus histórico de vida sensações de abandono. Como sua ansiedade aparece? Quando? O que sente? Alguma parte do corpo nessas horas chama atenção? Respondendo essas perguntas, vêm outras situações à lembrança? Enfim, conscientizações de si mesmo nos momentos em que se percebe mal. Trabalhos em Terapia.

Especialistas

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Fernanda Guerra Galon

Fernanda Guerra Galon

Psicólogo, Psicanalista

Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.