Ola tenho um filho de 13 anos ja fez varios exames e nao apareceu nada anormal , mas o fato é que ele

12 respostas
Ola tenho um filho de 13 anos ja fez varios exames e nao apareceu nada anormal , mas o fato é que ele esta muito acima do peso , quando crianca tinha varias crises de bronquite e hj ja faz exercicios e nao come doces , o que faço , estou desesperada ?
Oi, tudo bem? Então, se já foram descartadas as causas orgânicas, caberia uma avaliação de outros profissionais como um psicólogo e um nutricionista. Hábitos alimentares inadequados podem levar a quadros de obesidade. Na terapia, trabalha-se com o diário alimentar no qual pode-se perceber as situações que levam a ingestão de muitos alimentos e qual a função emocional dessa ingestão. É preciso se desconstruir alguns mitos de alimentação que são difundidos pelas blogueiras fitness que hoje influenciam bastante os jovens. E, o mais importante: é necessário que os pais estejam com o filho apoiando-o e incentivando suas conquistas. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quando você diz que fez vários exames e nada anormal fora observado, entendo que fez acompanhamento com endocrinologista. Se nada orgânico foi detectado, pode-se proceder a uma análise emocional. Um psicólogo poderá fazer um psicodiagnóstico para melhor entender o que de fato gera esse aumento de peso, considerando que análises clínicas não chegaram a qualquer conclusão.
Existem várias formas de intervenção em psicoterapia, desde técnicas de programação neurolinguística, até plano de ação em terapia cognitivo comportamental.
Aconselho a procurar um psicólogo e iniciar pesquisa de psicodiagnóstico, para intervenção e ajustamento.
Forte abraço
Comer envolve muitos coisas, não só ingerir um alimento, mas também está relacionado a lembranças , afetos, hábitos ... Uma acompanhamento psicológico , nesse momento, pode ser o ideal para seu filho.
Um abraço!
O quadro referido na infância é uma pista quanto a reações inflamatórias, tratadas indevidamente, transferindo o problema para outros órgãos. Sugiro acompanhamento com um Nutricionista Clínico Funcional, que terá condições de atuar nos pontos chaves do problema, acompanhado claro, de um Psicólogo e de um Educador Físico, para maior eficiência do tratamento.
A obesidade pode ser causada por diversos motivos e por múltiplos profissionais. Um acompanhamento médico, nutricional e psicólogico podem auxiliar seu filho na perda de peso. E atividade física também é fundamental para que ele obtenha bons resultados.
Olá, estou de acordo com as colocações dos colegas acima e entendo sua preocupação como mãe, o principal você já esta fazendo que é procurar ajuda, já foi em busca de saber se seria algo orgânico, se não tem seria bom também ter um parecer de um endócrino, mas mediante ao seu relato o ideal é levá-lo para um acompanhamento psicológico, onde poderá ser avaliado o que tem por traz da "obesidade" em questão, sempre levando em conta o seu filho que também deve estar sofrendo com toda essa situação. Fico a disposição.
Olá querida mamãe!
A comida esta intimamente ligada, emocionalmente ao prazer e ao afeto, o ato de se alimentar trás a agradável sensação de se estar amplamente saciado inclusive emocionalmente. Se a ingestão de alimentos não for para atender as necessidades físicas, e forem transferidas para diminuir a ansiedade, e suprimir problemas de ordem emocionais, pode levar a um comportamentos compulsivos alimentar. O transtorno alimentar indica que a pessoa provavelmente não achou outro modo de expressar seus sentimentos, e comer pode ser um meio de preencher um vazio afetivo. A minha sugestão e que você leve seu filho para uma avaliação com um endocrinologista e faça um acompanhamento psicológico. Um grande abraço!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga, Neuropsicóloga
Psicoterapeuta de Casal e Família.
O tratamento da obesidade é multidisciplinar, tanto no adulto e também na infância, onde se consegue reverter o processo mais facilmente, antes que as comorbidades surjam. Procure uma equipe composta por psicólogo, nutricionista, endocrinologista e siga praticando atividades físicas.
Com os avanços tecnológicos e a grande variedade de alimentos industrializados , as pessoas perde-se entre a dimensão do desejo e a necessidade de comer.E nessa luta quem nunca perde é o desejo que está além da necessidade que seguramente tem inicio meio e fim.No campo da psicanalise observamos que pode ter havido de fato ausência de castrações nas fases iniciais desses bebê que obviamente deflagrou desordem alimentar. Um abraço.
Bom dia.
Sem dúvida, o tratamento não tem segredo, passa por mudança de habito, dieta rigorosa e atividade física,
Para ajuda lo nisso tudo, o Balão intragastrico pode ser usado. Depende de uma avaliação nossa, visto que o paciente é um pré adolescente e teriamos que ver o nível de entendimento do procedimento e a disposição em fazer as mudanças necessárias.
Estamos à disposição pra uma avaliação.
Um acompanhamento nutricional e psicólogo seria importante para avaliar outras possibilidades de tratamento. A alimentação está diretamente relacionada com o quadro atual de obesidade infantil no âmbito nacional e internacional. Muitos hábitos alimentares que julgamos ser saudáveis podem estar equivocados. Sugiro que procure fazer uma avaliação nutricional mais minuciosa, onde será avaliado de forma individual e personalizada o comportamento alimentar do seu filho. Para assim avaliar possíveis déficits de vitaminas, minerais e alergias alimentares e comportamento metabólico. Cada indivíduo tem um metabolismo e na Nutrição é explorado cada metabolismo individualmente e personalizado.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Fernanda Ribeiro

Fernanda Ribeiro

Nutricionista

São Paulo

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Vanessa Rezende

Vanessa Rezende

Nutricionista

São José dos Campos

Sabrina Da Silva

Sabrina Da Silva

Nutricionista

Rio de Janeiro

Raila Pontes

Raila Pontes

Nutricionista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.