Ola tenho um filho de 13 anos ja fez varios exames e nao apareceu nada anormal , mas o fato é que ele

12 respostas
Ola tenho um filho de 13 anos ja fez varios exames e nao apareceu nada anormal , mas o fato é que ele esta muito acima do peso , quando crianca tinha varias crises de bronquite e hj ja faz exercicios e nao come doces , o que faço , estou desesperada ?
Oi, tudo bem? Então, se já foram descartadas as causas orgânicas, caberia uma avaliação de outros profissionais como um psicólogo e um nutricionista. Hábitos alimentares inadequados podem levar a quadros de obesidade. Na terapia, trabalha-se com o diário alimentar no qual pode-se perceber as situações que levam a ingestão de muitos alimentos e qual a função emocional dessa ingestão. É preciso se desconstruir alguns mitos de alimentação que são difundidos pelas blogueiras fitness que hoje influenciam bastante os jovens. E, o mais importante: é necessário que os pais estejam com o filho apoiando-o e incentivando suas conquistas. Espero ter ajudado.

Quando você diz que fez vários exames e nada anormal fora observado, entendo que fez acompanhamento com endocrinologista. Se nada orgânico foi detectado, pode-se proceder a uma análise emocional. Um psicólogo poderá fazer um psicodiagnóstico para melhor entender o que de fato gera esse aumento de peso, considerando que análises clínicas não chegaram a qualquer conclusão.
Existem várias formas de intervenção em psicoterapia, desde técnicas de programação neurolinguística, até plano de ação em terapia cognitivo comportamental.
Aconselho a procurar um psicólogo e iniciar pesquisa de psicodiagnóstico, para intervenção e ajustamento.
Forte abraço
Comer envolve muitos coisas, não só ingerir um alimento, mas também está relacionado a lembranças , afetos, hábitos ... Uma acompanhamento psicológico , nesse momento, pode ser o ideal para seu filho.
Um abraço!
O quadro referido na infância é uma pista quanto a reações inflamatórias, tratadas indevidamente, transferindo o problema para outros órgãos. Sugiro acompanhamento com um Nutricionista Clínico Funcional, que terá condições de atuar nos pontos chaves do problema, acompanhado claro, de um Psicólogo e de um Educador Físico, para maior eficiência do tratamento.
A obesidade pode ser causada por diversos motivos e por múltiplos profissionais. Um acompanhamento médico, nutricional e psicólogico podem auxiliar seu filho na perda de peso. E atividade física também é fundamental para que ele obtenha bons resultados.
Olá, estou de acordo com as colocações dos colegas acima e entendo sua preocupação como mãe, o principal você já esta fazendo que é procurar ajuda, já foi em busca de saber se seria algo orgânico, se não tem seria bom também ter um parecer de um endócrino, mas mediante ao seu relato o ideal é levá-lo para um acompanhamento psicológico, onde poderá ser avaliado o que tem por traz da "obesidade" em questão, sempre levando em conta o seu filho que também deve estar sofrendo com toda essa situação. Fico a disposição.
Olá querida mamãe!
A comida esta intimamente ligada, emocionalmente ao prazer e ao afeto, o ato de se alimentar trás a agradável sensação de se estar amplamente saciado inclusive emocionalmente. Se a ingestão de alimentos não for para atender as necessidades físicas, e forem transferidas para diminuir a ansiedade, e suprimir problemas de ordem emocionais, pode levar a um comportamentos compulsivos alimentar. O transtorno alimentar indica que a pessoa provavelmente não achou outro modo de expressar seus sentimentos, e comer pode ser um meio de preencher um vazio afetivo. A minha sugestão e que você leve seu filho para uma avaliação com um endocrinologista e faça um acompanhamento psicológico. Um grande abraço!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga, Neuropsicóloga
Psicoterapeuta de Casal e Família.
O tratamento da obesidade é multidisciplinar, tanto no adulto e também na infância, onde se consegue reverter o processo mais facilmente, antes que as comorbidades surjam. Procure uma equipe composta por psicólogo, nutricionista, endocrinologista e siga praticando atividades físicas.
Com os avanços tecnológicos e a grande variedade de alimentos industrializados , as pessoas perde-se entre a dimensão do desejo e a necessidade de comer.E nessa luta quem nunca perde é o desejo que está além da necessidade que seguramente tem inicio meio e fim.No campo da psicanalise observamos que pode ter havido de fato ausência de castrações nas fases iniciais desses bebê que obviamente deflagrou desordem alimentar. Um abraço.
Bom dia.
Sem dúvida, o tratamento não tem segredo, passa por mudança de habito, dieta rigorosa e atividade física,
Para ajuda lo nisso tudo, o Balão intragastrico pode ser usado. Depende de uma avaliação nossa, visto que o paciente é um pré adolescente e teriamos que ver o nível de entendimento do procedimento e a disposição em fazer as mudanças necessárias.
Estamos à disposição pra uma avaliação.
Um acompanhamento nutricional e psicólogo seria importante para avaliar outras possibilidades de tratamento. A alimentação está diretamente relacionada com o quadro atual de obesidade infantil no âmbito nacional e internacional. Muitos hábitos alimentares que julgamos ser saudáveis podem estar equivocados. Sugiro que procure fazer uma avaliação nutricional mais minuciosa, onde será avaliado de forma individual e personalizada o comportamento alimentar do seu filho. Para assim avaliar possíveis déficits de vitaminas, minerais e alergias alimentares e comportamento metabólico. Cada indivíduo tem um metabolismo e na Nutrição é explorado cada metabolismo individualmente e personalizado.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90