Olá. Tenho um hemacromatose hereditária e minha ferritina baixou com as sangrias, mas depois de uma

2 respostas
Olá. Tenho um hemacromatose hereditária e minha ferritina baixou com as sangrias, mas depois de uma ressonância detectei sobrecarga de ferro sobre o figado. O médico me receitou o deferasirox, porém fiquei assustado com os possíveis "efeitos colaterais" do remédio. Isso é grave?
Em minha experiência, a Ressonância Magnética (RM) tem fornecido resultados muito discrepantes e imprecisos na quantificação de ferro hepático. A indicação do deferasirox não costuma se basear no grau de envolvimento do fígado, mas sim pela dosagem de ferritina. Mais importante do que a RM para quantificar ferro são as provas laboratoriais de função do fígado (transaminases, gama-GT, bilirrubinas, albumina, coagulograma etc).

Olá. O grande risco da hemocromatose é o depósito de ferro. O corpo está saturado desse metal e começa a deposita-lo em órgãos glandulares, lesionando esse órgão e, em casos muito graves e avançados, podendo levar a sua falência. Geralmente o primeiro órgão acometido é o fígado, que acaba sendo um parâmetro da situação sistêmica. A maneira nao invasiva que temos para quantificar o ferro hepatico é a ressonância magnética. A quelaçao do ferro de um tecido (quelaçao = tirar o ferro de lá) é um pouco demorada. Temos duas opções para quelar o ferro: sangria ou medicação. Geralmente a medicação está indicada qdo o paciente tem alguma contraindicação para sangria (anemia ou cardiopatia por exemplo), ou quando o depósito é mto grande e há a necessidade de combinar as duas estratégias. Converse com o seu hematologista. Exponha suas dúvidas, entenda o porquê ele indicou a medicação também. Mas é muito importante que esse ferro seja quelado do seu fígado para evitar problemas futuros.