Olá. Tenho um hemacromatose hereditária e minha ferritina baixou com as sangrias, mas depois de uma

2 respostas
Olá. Tenho um hemacromatose hereditária e minha ferritina baixou com as sangrias, mas depois de uma ressonância detectei sobrecarga de ferro sobre o figado. O médico me receitou o deferasirox, porém fiquei assustado com os possíveis "efeitos colaterais" do remédio. Isso é grave?
Em minha experiência, a Ressonância Magnética (RM) tem fornecido resultados muito discrepantes e imprecisos na quantificação de ferro hepático. A indicação do deferasirox não costuma se basear no grau de envolvimento do fígado, mas sim pela dosagem de ferritina. Mais importante do que a RM para quantificar ferro são as provas laboratoriais de função do fígado (transaminases, gama-GT, bilirrubinas, albumina, coagulograma etc).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O grande risco da hemocromatose é o depósito de ferro. O corpo está saturado desse metal e começa a deposita-lo em órgãos glandulares, lesionando esse órgão e, em casos muito graves e avançados, podendo levar a sua falência. Geralmente o primeiro órgão acometido é o fígado, que acaba sendo um parâmetro da situação sistêmica. A maneira nao invasiva que temos para quantificar o ferro hepatico é a ressonância magnética. A quelaçao do ferro de um tecido (quelaçao = tirar o ferro de lá) é um pouco demorada. Temos duas opções para quelar o ferro: sangria ou medicação. Geralmente a medicação está indicada qdo o paciente tem alguma contraindicação para sangria (anemia ou cardiopatia por exemplo), ou quando o depósito é mto grande e há a necessidade de combinar as duas estratégias. Converse com o seu hematologista. Exponha suas dúvidas, entenda o porquê ele indicou a medicação também. Mas é muito importante que esse ferro seja quelado do seu fígado para evitar problemas futuros.

Especialistas

Fábio Baltazar do Nascimento

Fábio Baltazar do Nascimento

Patologista clínico

Patos de Minas

Virginia Nobrega

Virginia Nobrega

Pediatra

Porto Alegre

Mayara Cardoso

Mayara Cardoso

Hematologista

São Paulo

Ariadne Godinho

Ariadne Godinho

Hematologista

Barreiras

Mariana Guerra

Mariana Guerra

Hematologista

Colatina

Nadia Galassi

Nadia Galassi

Hematologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Hemocromatose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.