Olá, tudo bem? Qual abordagem é a mais adequada para o tratamento de ansiedade?

36 respostas
Olá, tudo bem?

Qual abordagem é a mais adequada para o tratamento de ansiedade? a quem devo procurar?
Olá!
Penso que não há abordagem mais recomendada. Todas têm sua efetividade, e são formas diferentes de explicar as questões do humano.
Procure algum profissional com quem possa sentir-se seguro ou segura para falar. Uma boa relação com seu terapeuta é o principal!

Olá, o sucesso do tratamento está relacionado a diversos fatores como, por exemplo, o desejo/investimento do paciente na sua melhora. Existem, claro, pacientes que apresentam uma boa evolução com determinada abordagem, mas isso não é uma regra. O importante é estar disposto(a) e aberto(a) a mudança. Busque um Psicólogo para, juntos, encontrar mais respostas. Fique bem.
Olá! Existem diversas formas de trabalhar dentro da Psicologia. Nenhuma abordagem é melhor do que a outra, são apenas formas diferentes de entender o ser humano, como ele se relaciona com o mundo e suas questões. Portanto, a melhor abordagem será sempre aquela com a qual você se identifica. Digo isso pq sem identificação e vínculo, não há psicoterapia. Por isso, para responder a essa pergunta é importante que você tenha conhecimento sobre as abordagens (é claro) mas também tenha clareza com relação ao que você busca. A partir dessa análise, mesmo que superficial, você irá identificar o que é importante para você e poderá escolher uma entre tantas formas de trabalhar. A abordagem nada mais é do que a linha teórica que irá orientar a prática do profissional. Independente dela, o objetivo da psicoterapia é sempre o mesmo: a saúde e o bem estar do cliente. Então minha dica é: experimente até encontrar um profissional que atenda as suas necessidades. Você pode aproveitar as primeiras sessões para conhecer também a abordagem e as técnicas terapêuticas utilizadas. Cuide-se bem!
Olá. Seria interessante buscar um psiquiatra, para avaliar a necessidade de uso de medicação e um psicólogo, para te acompanhar e tratar as origens da sua ansiedade.
Olá! Você pode um procurar um Psicólogo, de qualquer abordagem. Dentro da Psicologia há várias abordagens, que conduzem o atendimento de formas diferentes. Um dos aspectos importantes para que ocorra evolução na terapia é que você se sinta confortável com o profissional, se sinta seguro(a) com ele. Um abraço.
Olá! Como meus colegas colocaram não existe uma abordagem mais recomendada, depende muito de você conseguir se sentir segura e formar uma boa aliança terapêutica para que o processo teraputico seja bem sucedido. A Terapia Coginitiva Comportamental é uma abordagem que apresenta bons resultados para o tratamento do transtorno de ansiedade, pode ser uma boa opção. Abraço!
Boa tarde! A terapia Cognitiva Comportamental, atualmente é padrão ouro no tratamento da ansiedade. Quando a ansiedade te paralisa diante das situações do cotidiano e principalmente se tem grande intensidade e frequência causando sofrimento é importante utilizar da terapia para identificar e aprender e enfrentar as situações. E da psiquiatria, para o acompanhamento medicamentoso para amenizar os sintomas.
Dentro da psicologia não há abordagem que seja mais efetiva ou não para ansiedade, todas são capazes de compreender o sujeito e tratar suas causas. Cada abordagem tem uma compreensão diferente, mas para o paciente o que é mais importante saber é se o vínculo com seu terapeuta é bom e se o profissional é ético e capacitado o suficiente.
Olá abordagem é a forma do profissional fazer uma leitura e conduzir o processo, logo o ideal seria você se atenta mais nas característica e manejo do profissional que na abordagem em si, qualquer abordagem da conta de atender as demandas do sujeito inclusive sobre ansiedade.
Em termos de estudos científicos com publicações que evidenciam a efetividade: Terapias Comportamentais e/ou Cognitivas. Você pode ser certificar também com uma pesquisa rápida no Google Acadêmico e verá as evidências. Além disso, o Amban no Hospital da Clínicas em SP que é o laboratório referência no Brasil para ansiedade e que trabalha com ambas as abordagens Comportamentais e/ou Cognitivas.
Olá, boa tarde. A abordagem de psicologia que melhor vai te ajudar é a que você mais de identificar. É importante que você se identifique com a abordagem e com o profissional que você for escolher. É importante que você se sinta à vontade com ele e possa confiar nele para criar um vínculo, o que é a base da terapia.
Olá! Mais importante do que a abordagem é a identificação com o profissional, seu engajamento no processo de terapia e a competência do psicólogo escolhido. A abordagem está relacionada ao segmento teórico que o profissional vai seguir, bem como o conjunto de técnicas que utilizará ao te atender. Dessa forma, pode ser que você goste mais de uma do que outra, porém, todas as abordagens tem as ferramentas necessárias para trabalhar a ansiedade :)
Olá! A abordagem que mais te ajudará é a que voce se sentir mais confortável e segura.
Estudos mostram que o desenvolvimento do cliente na terapia tem uma grande relação com o vínculo de confiança que é criado com o psicólogo. Então busque por um profissional que você confie e se identifique.
Olá ,
O mais importante é a sua identificação com o profissional , a formação do vínculo terapêutico pois sem não há possibilidade de o tratamento acontecer de uma maneira eficiente.
A abordagem teórica é uma linha em que o profissional escolhe para trabalhar , todas as abordagens tem maneiras diferentes de conduzir o processo , mas todas elas tem o mesmo objetivo o bem estar e ajudar o paciente .
Espero ter ajudado :)
Olá! Cada abordagem tem um jeito diferente de tratar a questão da ansiedade. Uma das questões importantes é que você precisa se sentir a vontade e confiar no profissional que vai te acompanhar. Não desista de procurar ajuda!
Olá, bom dia!
O Transtorno de Ansiedade é uma patologia séria, que precisa ser respeitada. Quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, melhor. Ela é basicamente uma reação de estresse intenso, mesmo quando não há causa identificável, ou depois que a causa já nem existe mais.
É normal sentir-se ansioso em algumas situações na vida: uma prova, um evento importante, uma festa, uma doença na família ou em casos envolvendo perigo, como um assalto. Taquicardia, agitação, suor excessivo, tremor, dor gastrintestinal e outros sintomas são comuns nestes casos.
É normal também que, passado algum tempo do término destes eventos, o nível de ansiedade volte à normalidade. Mas, para quem sofre de Transtorno de Ansiedade, isto não acontece. A pessoa segue em estado de estresse e alerta, mesmo depois que a causa daquela ansiedade já nem existe mais. Com isto, a pessoa simplesmente não consegue relaxar. É um estado de agitação permanente, que compromete muito a qualidade de vida.
Controlar os sintomas da ansiedade ajuda a evitar a evolução para situações potencialmente mais graves como crises de pânico, agorafobia, depressão, distúrbios alimentares, entre outros.
O Brasil é o líder mundial no ranking de Transtornos de Ansiedade, segundo a Organização Mundial de Saúde. Mas é possível mudar este quadro, com o tratamento adequado às pessoas.
A abordagem da psicologia chamada Terapia Cognitivo Comportamental, por exemplo, ajuda a entender os fatores que desencadeiam a ansiedade, criando meios para lidar com ela e reduzir seus sintomas. As sessões de psicoterapia trabalham no sentido de mudar os padrões do pensamento, para que as inquietações causadas pelo constante estado de preocupação e de temor, típicos da doença, sejam encarados com mais tranquilidade, para que a pessoa possa voltar a sentir bem-estar.
Conte comigo neste processo! Super abraço.
Olá! Penso que mais importante que a abordagem, seria o quão você fica confortável com o profissional que está passando, se sente acolhida e se é um espaço convidativo para você falar sobre o que está sentindo. Essas são as premissas básicas para qualquer processo terapêutico. Me coloco a disposição. Abraços
Olá! A abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental tem demonstrado, cientificamente, melhores resultados.
Olá, tudo bem e com você? Antes de pensar em uma abordagem específica, é importante que você se sinta à vontade com o profissional que irá lhe atender. Vamos pensar que você terá um relacionamento com essa pessoa e que ela irá saber de toda a sua história através de você, por conta disso é importantissímo que você se identifique com a Psi, afinal, não conseguimos contar questões intímas à alguém que não confiamos. Logo após pense em procurar por abordagens que tenham comprovações científicas quanto aos seus resultados. Espero ter ajudado, até mais!
Não se apegue a abordagem, procure um profissional de saúde mental que possa te ajudar. Todas as abordagens tem seus benefícios.
Olá! A ansiedade faz parte da nossa vida emocional, de forma que, nem sempre, ela é ruim e precisa de tratamento. Se a ansiedade for muito intensa e vier acompanhada de outros sintomas, pode ser necessário um tratamento psicológico e / ou psiquiátrico.
Olá, não há uma abordagem melhor ou mais recomendada. Todas trazem resultados. Você precisa ter uma relação boa com o profissional que escolher, se sentir em um ambiente seguro para tratar as suas questões.
Existem várias técnicas e teorias eficazes. Eu trabalho com a Cognitivo Comportamental que tem muito embasamento e técnicas para tratamento de ansiedade, mas há muitas outras que são também eficazes. Espero que encontre um bom profissional. Me coloco à disposição!
Olá! O mais importante de um processo terapêutico efetivo não é a abordagem, e sim, a relação de confiança estabelecida ente o paciente e o terapeuta. Sendo este for um profissional qualificado, não importa a abordagem que ele utiliza, ele conseguirá te ajudar nesta e em outras questões.
Olá Boa tarde tudo bem? Para transtornos mentais em geral, incluindo o transtorno de ansiedade o que temos que de padrão ouro é a Psiquiatra e Psicologia.
Procure um profissional da sua confiança.
Abraço
Olá! Qualquer abordagem é capaz de ajudar o paciente com ansiedade. O importante é que você se identifique com o profissional e que haja um vínculo entre vocês. O paciente também precisa estar de acordo com o tratamento, entender que precisa de ajuda e se comprometer com o processo. Pode ser um pouco doloroso, mas vale a pena. Um abraço!
Olá, tendo em vista que a palavra psicologia tem origem do grego psyque, que significa alma ou mente, e logos, que significa conhecimento ou estudo, qualquer profissional dessa área está capacitado, independente da abordagem teórica, para tratar quadros de ansiedade. Ou seja, mais importante do que a abordagem, é você encontrar um psicólogo o qual se identifique e se sinta a vontade para tratar as suas questões. Fique bem!
Olá! Acredito que não há abordagem certa, ou mais recomendada para o tratamento da ansiedade. Todas têm sua eficiência, e tem diferentes métodos para explicar as questões do ser humano. Indico que procure um profissional com quem se sinta confiante e seguro para falar e se expressar abertamente. Ter uma boa relação com seu psicoterapeuta é o principal. Qualquer dúvida estou à disposição!

Olá, tudo bem? Todas as abordagens são indicadas para o tratamento da Ansiedade. O que diferencia é o vinculo terapêutico que tem com a sua psicóloga para poder te ajudar a tratar a sua ansiedade. Procure uma que posso te ajudar nisso e saiba viver com a sua ansiedade da melhor forma.
Existem várias formas de se tratar a ansiedade. Mas hoje quando se fala em tratamento padrão ouro na psicologia não só para ansiedade, mas para um ampla gama de transtornos mentais, estamos falando em tratamento com Terapia Cognitiva Comportamental. A qual é direcionada para a solução do problema e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (inadequados e/ou inúteis). Trata-se de uma terapia amplamente testada, ou seja, há estudos científicos que demonstram sua eficácia desde 1977. E havendo a necessidade de utilizar recursos medicamentosos, um psiquiatra deve ser consultado.
E por fim, gosto de lembrar sempre a importância de se ter um profissional que a pessoa confie e sinta-se acolhida nas suas necessidades, em busca do melhor caminho para ajudá-lo nesse processo. É de suma importância para o tratamento essa relação de transparência e confiança.
Espero ter ajudado!
Um carinhoso abraço.
Não existe uma abordagem especifica Todas são eficientes. Vai depender da adaptabilidade da pessoa a determinada abordagem. Bom, sobre o tratamento da ansiedade, depende do nível da ansiedade. O processo terapêutico é eficiente para alguns tipos de ansiedades. Porém se estiver generalizada, é necessário seria interessante procurar um psiquiatra.
Busque por uma abordagem e um profissional que você se identifique, dessa forma encontrará o adequado para você.
Ola! Como vc está?

Qualquer abordagem pode te ajudar no tratamento de qualquer tipo de transtorno mental. O mais importante é você estabelecer uma relação de confiança com o terapeuta, investir energia no tratamento (não faltar às sessões, abrir realmente seu coração, confiar nos resultados positivos que virão, etc). Além disso, procure um Psicólogo Clínico com experiência e muito mais capacidade de escuta do que de te apresentar soluções para o seu problema: você é quem precisa buscar essas soluções, o terapeuta está ali para te ajudar nessa busca.
Olá, todas as abordagens podem ser adequadas para o tratamento da ansiedade, vai depender também qual disponibilidade da pessoa para aderir ao tratamento. Procure profissionais da psicologia e da psiquiatria e siga suas orientações.
Psicoterapia. Busque um profissional com quem se sinta à vontade e bem para falar.
Olá, bom dia. Qualquer profissional competente e responsável será capaz de lhe ajudar com a sua ansiedade, não importa a abordagem. Espero ter ajudado, @psimariajube.
Como psicanalista, a abordagem para o tratamento da ansiedade pode envolver a psicoterapia psicanalítica, que se concentra em explorar as origens inconscientes dos sintomas de ansiedade. A psicanálise busca compreender os conflitos internos e os processos mentais que contribuem para a ansiedade, oferecendo uma abordagem profunda de autoconhecimento. Além disso, é importante procurar um psicanalista qualificado para obter o apoio necessário.