Olá! Um psicanalista na consulta só escutará o paciente ou conversará e dará alguma ajuda, como

20 respostas
Olá! Um psicanalista na consulta só escutará o paciente ou conversará e dará alguma ajuda, como por exemplo, um direcionamento para as situações?
Isso depende bastante do modo de trabalho do próprio psicanalista. Existem aqueles que trabalham de modo mais próximo do que os outros. Contudo, não se trata de um modo de tratamento em que se dê muitos direcionamentos a partir de situações, mas da discussão do próprio modo da pessoa compreender-se.

Existem outras linhas de trabalho que talvez atendam melhor essa expectativa.

Fico a sua disposição.

Olá, tudo bem? independente do tipo de abordagem psicoterápica do profissional que te atender, o estilo pessoal é muito próprio de cada um e está ligado ao tipo de personalidade do mesmo. A psicanálise como teoria e prática conta com a técnica da associação livre para que o processo analítico ocorra. Neste caso, direcionamentos podem trabalhar de forma contrária ao que a técnica recomenda. Porém, isto não impedirá que o profissional faça pontuações quando julgar que são importantes para o processo analítico.
O psicanalista tem condição de te ajudar a entender o que se passa com você a nível inconsciente através de perguntas, intervenções e interpretações em uma relação muito especial que se estabelece que é a relação transferencial.
O trabalho psicanalitico dispõe de duas regras, que são fundamentais para um bom andamento da análise. Uma é a associação livre do analisante. Isso significa que, quem traz os conteúdos a serem trabalhados é o analisante. E isso é possível através da sua fala, dos conteúdos importantes para você. E, por parte do analista é uma atenção "flutuante" que possibilita o analista não se colocar numa posição de "interpretação" e sim valorizar o que significa o que você está falando. Pode o analista falar pouco ou muito, mas o trabalho realizado vai depender do seu desejo de análise. Desejo de trabalhar o que lhe traz angústia abrindo possibilidade de retificar e mudar sua posição subjetiva. Quem irá construir um bom percurso ou um mal percurso de análise será você e seu desejo.
depende do psicanalista, base teórica a qual segue e o modo como você se apresenta na análise. Eu, como analista, acabo falando um pouco mais, percebendo a inabilidade de alguns pacientes em lidar com o próprio silêncio e angústia, contudo há que se analisar o silêncio de cada paciente. Uns refletem, outros o temem...
aquele velho jargão de "cada caso é um caso", porém não espero conselhos, mas novas reflexões e apontamentos. Um excelente trabalho para você e sua saúde mental, vale a pena
Há várias vertentes dentro da psicanálise. Os psicanalistas mais ortodoxos falam muito pouco com o intuito de não "contaminar" as questões do paciente com as suas. Dito de outro modo, a psicanálise entende que a sessão não deve ser um encontro entre duas pessoas (dois mundos internos) mas um espaço em que o mundo interno do paciente (analisante) apenas possa aparecer, por isso a pessoa do analista não se revela. O psicanalista tem como tarefa devolver ao sujeito aquilo que ele diz e que não percebe que diz. Esse trabalho visa ajudar o analisante a perceber de qual posição ele se enuncia: por exemplo, é uma pessoa insatisfeita que acha que os outros são os culpados de todas suas mazelas? é alguém que se sente na obrigação de cuidar dos outros? Particularmente, penso que o silêncio desde o início do processo pode ser muito angustiante para o paciente, mas isso não significa que o analista dará conselhos. A responsabilidade das escolhas é do analisante e o analista deve frisar isso, sempr
Olá!! Cada profissional possui técnicas de trabalho diferentes, cada uma delas tem um objetivo específico no trabalho terapêutico ( a "escuta" por exemplo). Assim como a Medicina, a Psicologia é uma ciência que estuda a emoções humanas e no contexto terapêutico o psicólogo ou o psicanalista irá fazer uso de técnicas diversas para te auxiliar na resolução das suas questões. Na primeira consulta o profissional te explicará como é o trabalho dele e qual o objetivo.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Olá amigo(a)!
Não sei se você conhece as ramificações da psicologia. Temos a psicanálise, a psicologia comportamental e a psicologia humanista. Sou psicólogo humanista da abordagem Centrada na Pessoa. Nosso atendimento acontece à partir da empatia com o cliente, de aceitá-lo incondicionalmente, e de acreditar na sua tendência atualizante, positiva. Na nossa abordagem a interação, ouvir e falar, acontece com muita naturalidade. Coloco-me a disposição. Um abraço!
O psicanalista dará a direção ao tratamento não irá direcionar você. O trabalho pela abordagem psicanalítica é em direção a uma autonomia e responsabilidade sobre a própria vida. É fundamental que para isso você se sinta confortável para falar, sinta confiança no profissional e saiba que ele está ali atento ao material que você traz, fazendo as intervenções nos momentos que ele achar pertinente, pontuando, interpretando e te auxiliando na sua trajetória analítica.Espero ter ajudado. Estou à disposição! Um abraço.
Numa terapia trabalhamos com o que o paciente nos traz, então é muito importante uma escuta flutuante, e também uma intervenção conforme a interpretação.
Espero que tenha ajudado.
Existem formas diferentes dos psicanalistas trabalharem, mas pode-se afirmar que poucos trabalham hoje em dia apenas escutando o paciente. A escuta é o principal instrumento de trabalho, mas não é o único. Frequentemente são necessários apontamentos, perguntas, esclarecimento, interpretações, entre outras formas de intervenção, todas no sentido de ajudar a pessoa a pensar aquilo que por algum motivo ela está se impedindo de pensar a respeito de si e de suas relações. Contudo, tal trabalho não pode ser entendido como um direcionamento. O tratamento psicanalítico busca aumentar o seu conhecimento sobre si para que assim você possa decidir qual direção tomar de maneira mais consciente e comprometida com o que você realmente é.
Existem orientações distintas entre os psicanalistas. Talvez a sua questão derive de um pensamento muito difundido em nossa cultura e de modo equívoco sustentado por psicólogos de outras abordagens de que um psicanalista "não conversa com o paciente" ou "não fala". Não é verdadeiro. A psicanálise é uma clínica em que o discurso do paciente tem mais peso do que o do analista, mas isto não quer dizer que este não fale. Existe interação e o vínculo transferencial se constitui a partir dela; todavia, um psicanalista não conversa com um paciente trocando experiências, dando conselhos... neste sentido, não é uma conversa, mas há um diálogo que promove trabalho. Abraço.
A sua pergunta é frequente. Sou psicanalista. Nossa linha de trabalho é a escuta com pontuações que auxiliam o paciente a lidar com suas questões, com situações e sintomas que causam desprazer e incômodo passando a viver melhor, trabalhar melhor, se relacionar melhor, enfim, um maior bem-estar.
Espero ter respondido sua pergunta.
Olá, em geral a psicoteria de qualquer base teória se dispõe a dialogar e não é considerada uma conversa e em geral não existe nenhum direcionamento para qualquer questão.O próprio cliente é autônomo para tomar as decisões que julgar necessário e as próprias conclusões sobre suas questões. Mas talvez você esteja preocupada com o fato de se sentir confortável no processo com o terapeuta. Se este for o caso, somente saberá no momento, na consulta inicial. Se sentir bem acolhido e confortável será um bom início.
Depende do psicanalista. Não posso falar por todos, apenas por mim. Eu escuto e conforme vou compreendendo melhor a situação, vou emprestando minha mente para pensar as questões do paciente.
O fato de não estar envolvida emocionalmente na questão, isto oferece uma visão muito mais ampla da situação, e revelo toda a amplitude ao paciente. Assim ele expande a mente. Também uso as palavras como munição para combater junto ao paciente aos vilões que o arrebatam. Os vilões podem ser; a culpa, o ciúme, o medo, a insegurança, a inveja, entre outros
Depende do psicanalista, contudo creio ser necessário ao paciente um feedback (desde o primeiro atendimento) daquilo que ele precisa trabalhar até o próximo encontro.
Att. Juliana
É um mito achar que o analista só escuta e mais nada faz. Não é uma posição passiva a do analista, a escuta é um instrumento ativo e extramente complexo, algo que uma analista demora anos para poder lapidar, aprimorar, tornar mais apurada. Pois o que se escuta não é só o sentido que o analisando aparenta querer dar ao que fala, o que o analista escuta vai para além disso, ele escuta sobretudo o que está nas entrelinhas do discurso, que os pequenos detalhes deixam entrever, se desvelam nos lápsos da linguagem, como nos atos falhos. O usos de uma metáfora, a escolha de uma palavra por outra, isso tudo não deve passar despercebido. Por isso que o analisando é quem deve tomar a palavra para que um saber se construa e algo de novo possa acontecer. Acredite, não há nada de "só ficar escutando" nisso. Seria muito mais fácil direcionar, dizer o que seria melhor fazer em uma determinada situação. Mas não é necessário um analista para isso. Uma análise é para quando isso só não adianta.
Sua pergunta é muito importante e permite esclarecer uma dúvida muito comum para quem está iniciando uma análise. "O(a) analista só escuta ou dá alguma ajuda?" é a tradução perfeita da crença de que escutar não é suficiente para ajudar a orientar alguém. No entanto, a escuta que um(a) psicanalista oferece abre a possibilidade de uma escuta mais ampla e inédita para o(a)s analisantes, permitindo o surgimento de formações do inconsciente como os atos falhos, por exemplo, que aliás, são frequentes durante o tratamento. Escutando a si próprio através de seus dizeres inconscientes, o(a)s analisantes são capazes de fazerem descobertas que reorientam sua existência. Para alcançar essa escuta, contudo, faz-se necessário o direcionamento do psicanalista no sentido de provocar uma inversão dialética na posição inicial do(a) analisante - posição que pode ser resumida como uma tendência em negar a verdade contida em suas palavras - levando-o(a) a responsabilizar-se pelas consequências do que diz
Olá, o psicanalista não vai fazer direcionamento da sua vida isso você deverá fazer em consequência do tratamento. O psicanalista vai tentar escutar o que você e seus sintomas dizem para compreender qual o conflito psíquico que originou a situação incômoda, a fim de te possibilitar a melhor compreensão de sua realidade emocional e, consequentemente, uma melhor perspectiva de sua vida. Porque quanto mais você se conhece maior a sua capacidade de percepção e julgamento na tomada de decisão e avaliação das consequências de cada opção. Dessa maneira, você tem mais possibilidade de reduzir as repercussões negativas das suas escolhas diminuindo o impacto emocional, financeiro e interpessoal que elas venham a produzir. E para isso ele terá que escutar e falar.
Olá!
As psicanálises têm por finalidade investigar as atitudes legítimas que devem ser mantidas, bem com as ilegítimas ( cujo prazo de validade já estão vencidos) e estão causando os sintomas , que precisam passar por um processo de conversão objetivando a cura . A conscientização destas atitudes devem ser feitas já a partir da primeira sessão.