Os efeito colaterais, como ansiedade, boca seca, náusea, tremor, são realmente do remédio ou do noss

14 respostas
Os efeito colaterais, como ansiedade, boca seca, náusea, tremor, são realmente do remédio ou do nosso psicológico ?
Olá! Vc não relata que remédio em questão está lhe causando esses sintomas. Porém, os sintomas descritos me levam a crer que sejam provenientes do quadro de ansiedade ou Depressão.
Costumo orientar que a psiquiatria deva caminhar junto com a psicoterapia. A medicação age nos sintomas e a psicoterapia ajuda o paciente a investigar o que ocorre com ele, com sua vida e como ele pode lidar com as questões emocionais. Busque ajuda psicológica para melhor avaliar o que está ocorrendo e lhe ajudar a reverter esse quadro. Espero ter lhe ajudado. Um abraço.

A ansiedade e depressão se manifesta por diversos sintomas além dos acima descritos. O uso de remédio é para abafar tais sintomas nos momentos agudos da crise e é recomendado fazer psicoterapia juntamente para assim entender a origem destes transtornos e poder trabalhá-los e superar essa fase sem necessidade do uso por muito tempo destes medicamentos.
Pode ser que sim ou pode ser que não e precisa ser investigado. Sugiro que retorne ao Psiquiatra e em paralelo faça acompanhamento Psicológico também.
Olá! Você não relata quais eram os seus sintomas antes de iniciar o medicamento, mas depressão ou ansiedade podem se manifestar por meio desses sintomas. Somente o tratamento medicamentoso para essas doenças não é o ideal porque agem apenas no aspecto biológico. Então sugiro que busque uma avaliação psicológica onde poderá falar de você, do que sente. É um processo de autoconhecimento e muitas doenças emocionais ocorrem por falta de conhecer a si mesmo. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Cuide-se!
Olá, se antes de tomar os medicamentos esses sintomas não existiam, muito provável que sejam efeitos colaterais da medicação. Seria importante neste caso retornar ao médico e reavaliar a medicação. A ansiedade desencadeia vários sintomas: coração acelerado, pensamentos negativos, tremores, sentimento de culpa, calafrios, irritabilidade entre outros. Se isso estiver acontecendo e estiver prejudicando seus dias seria importante buscar uma psicoterapia. Espero ter ajudado. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
É possível que seja de ambos. A comunicação com seu médico sobre o tratamento medicamentoso é fundamental, contudo não substitui a psicoterapia. Ansiedade é sintoma, a causa e suas dinâmicas precisam ser tratadas. Terapia EMDR + Pain Management pode ser um "turning point". Tudo de melhor!
Os sintomas podem ser provenientes tanto da medicação quando o seu organismo não se adapta a o principio ativo do remédio como também serem da ansiedade! É necessário uma avaliação médica para entender a origem dos sintomas,além de ser necessário que você faça juntamente a o tratamento médico um acompanhamento com psicológo!
Olá você está tomando medicação a quanto tempo? Medicações para depressão demandam de um tempo para que sua ação de ocorra (2 a 3 semanas). Sintomas colaterais podem ser parecidos com os que relatou, o mais importante é agendar com o psiquiatra para revisar a quantidade de medicação e os sintomas que a está causando em você. Feito isto, é importante avaliar fazer psicoterapia que poderá contribuir bastante para sua saúde mental no geral. Vamos conversar? Estou disponível para ajudar.
Olá. Boa pergunta. Muitas vezes, nós, do campo psi, tendemos a achar que muitos sintomas são de base psicológica. Na psicanálise, no entanto, tem-se uma ressalva maior enquanto a isso. Apenas se conclui tratar de um sintoma psicossomático (psico + soma, ou seja, mente e corpo) depois que o analisando traz uma questão sobre o que quer dizer aquilo que ele sente no seu corpo. Por exemplo, "o que será que esse aperto no peito diz sobre mim, sinto ele desde que fulano saiu da minha vida?". Mesmo nesses casos, pode ser importante explorar mais com outros médicos se não há um problema de origem orgânica. Com remédios se dá o mesmo. É importante falar com seu psiquiatra sobre o que está sentindo, se mais ansiedade, boca seca, etc. E, caso queira explorar mais isso em terapia, não há problema em falar sobre com seu psicólogo. Pode ser inclusive bastante construtivo. Apenas tenha em mente que pode não ter uma única causa e você terá que averiguar se as coisas vão bem com seu organismo. Espero ter ajudado. Abraço!
Você apresentava esses sintomas antes do inicio da medicação? Se esses sintomas não existiam antes, provável que seja efeito da medicação, caso contrario, esses sintomas podem ser de ordem emocional. De qualquer forma, é importante relatar isso ao médico que te acompanha, e se descartado efeito colateral da medicação ou se mesmo com o reajuste esses sintomas persistirem, sugiro um acompanhamento psicológico.
Olá! Para responder melhor a essa pergunta vários fatores precisariam ser investigados, pois tudo depende do caso. É interessante que você converse com seu médico a respeito do que tem sentido. Ele é a pessoa mais indicada para te dar a resposta que você precisa. Lembre-se: seu médico sabe muito mais sobre você do que nós, então não deixe de levar esse questionamento para a próxima consulta. E caso não faça psicoterapia, considere dar início. O acompanhamento psicológico te ajudará a entender aquilo que sente, pensa e faz e, a partir desse entendimento, será possível encontrar mais facilmente estratégias para o seu fortalecimento. Cuide-se bem!
Depende. Você está fazendo uso de alguma medicação? Se sim, tais sintomas já existiam antes de você começar a usar ela? Converse com um profissional a respeito.
Esses sintomas passaram a existir depois do uso da medicação? Eles estão presentes na bula da medicação que você suspeita estar causando isso? Existem outras medicações que você faz uso associadas a essa primeira que tem esses mesmos efeitos colaterais presentes na bula? Se a resposta para qualquer pergunta acima for "sim", é necessário consultar um profissional psiquiatra para que ele possa te esclarecer sobre possíveis interações medicamentosas, efeitos colaterais e, caso necessário, fazer o ajuste adequado da sua medicação para o seu caso específico. Mesmo assim, todos esses sintomas podem ser mediados por alterações psicológicas importantes, sendo o trabalho conjunto do psiquiatra com o psicólogo o mais indicado para esses casos. Desejo melhoras!
Olá! os sintomas podem ser efeitos colaterais de remédio (procure um profissional para avaliar se há a necessidade de interromper ou trocar a medicação) ou também podem advir de problemas psicológicos. Avalie há quanto tempo você sente esses sintomas, sob qual intensidade, e em quais contextos ocorrem. Se perdurarem, procure ajuda também de um psicólogo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!