Os sintomas de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) desaparecem com o tempo?

3 respostas
Os sintomas de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) desaparecem com o tempo?
 Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
Os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) podem diminuir com o tempo, especialmente quando há acompanhamento adequado. Com o passar dos anos — e principalmente com o suporte da psicoterapia — muitas pessoas conseguem reduzir a intensidade das crises, compreender melhor suas emoções e desenvolver estratégias mais saudáveis de enfrentamento. Isso acontece porque o autoconhecimento e o tratamento ajudam o cérebro a criar novas conexões e respostas emocionais mais equilibradas.

A psicoterapia é a principal aliada nesse processo, ela ajuda a regular as emoções, melhorar os relacionamentos e construir uma vida mais estável e significativa

Procurar ajuda é o primeiro passo para perceber que, mesmo com o TPB, é possível ter qualidade de vida e bem-estar emocional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) não desaparecem automaticamente com o tempo, mas muitas pessoas experimentam mudanças significativas ao longo da vida, especialmente com tratamento adequado. Sintomas como instabilidade emocional, impulsividade e dificuldades nos relacionamentos tendem a diminuir em intensidade com a idade e com intervenções psicoterápicas consistentes, particularmente terapias estruturadas como a terapia dialética-comportamental. No entanto, traços persistentes, como sensibilidade à rejeição ou padrões de relacionamento intensos, podem permanecer, exigindo manejo contínuo. O prognóstico melhora quando há conscientização do transtorno, adesão ao tratamento e suporte social, mas a remissão completa é rara e geralmente envolve adaptação e regulação mais eficaz dos sintomas, em vez de desaparecimento total.
Olá, como vai? Muitas pessoas têm receio de que o TPB seja algo permanente e sem alívio. Embora não se fale exatamente em “desaparecer”, é muito comum observar redução significativa da intensidade e frequência dos sintomas com o amadurecimento, tratamento contínuo e elaboração da vida emocional. As crises tendem a ficar mais espaçadas, a impulsividade diminui e o sujeito passa a compreender melhor seus sentimentos e relações. Esse processo não é linear, mas é real e possível. Cultivar paciência consigo e permanecer em cuidado mesmo nos períodos de melhora são atitudes que sustentam esse avanço. Espero ter ajudado, fico à disposição.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.