Os sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem tornar alguém mais suscetível a ser vítim

2 respostas
Os sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem tornar alguém mais suscetível a ser vítima de bullying?
 Andreia Damaceno
Psicólogo
Santo André, SP
TODOS podemos ser vitimas, independente da condição emocional, porém algumas pessoas sentem-se mais afetadas do que as outras, para entender isso, é importante avaliar o caso. Agende uma consulta para podermos falar melhor sobre o caso. Estou a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vanise Zimmer
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Artigos científicos mencionam que as crianças e adolescentes que apresentam Transtorno Obsessivo Compulsivo têm mais chances de serem afetados pelo bullying do que aquelas sem o transtorno, especialmente em ambiente escolar. Ansiedade e Insegurança associados ao TOC podem predispor as pessoas à vulnerabilidade social, uma vez que tendem a reduzir a autoestima levando a posturas que são vistas como oportunidade para o bullyng. A postura mais retraída, por exemplo, pode chamar a atenção de agressores que buscam alvos com mais dificuldades de revidar e denunciar o bullyng. Não sofra calado! Busque ajuda profissional de um Psicólogo para fortalecer a auto-estima e desenvolver estratégias de enfrentamente.
Fale com os adultos que o apoiam e têm o dever de cuidar, com pais, parentes, professores e também os colegas que podem ajudar.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Vanessa Gonçalves Santos

Vanessa Gonçalves Santos

Psicólogo

São Paulo

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1297 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.