panico da dor no peito?

6 respostas
panico da dor no peito?
 Fernanda Soares Gonçalves
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
descartada questões cardíacas: o pânico é o medo do medo e pode sim dar dor no peito,além de taquicardia, sudorese, comportamentos evitativos. A pessoaa cada vez mais se reclui e prejudica muito a vida pessoal. É preciso entender a origem desse receio. Há também possibilidade na fase mais aguda de exercícios acompanhados por profissional para compreender os ataques de pânico e ansiedade e dirimir algumas das crenças equivocadas sobre o receio de morte e mal estar.
Contudo, o mais importante é o processo analítico de nomear esse receio, essa dor que aparece fisicamente no corpo, falar em análise sobre ela, compreender a história e momento de vida para que não haja recaídas ou surgimento de novos sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na verdade os transtornos psicológicos/psiquiátricos são diagnósticos chamados "de exclusão", ou seja, na falta de uma justificativa médica identificável, o transtorno psicológico/psiquiátrico é considerado. Dor no peito, na medicina, é chamado de precordialgia e é uma urgência/emergência médica, pois pode identificar uma série de patologias (O infarto é um exemplo, quando falta oxigênio para o músculo cardíaco e causa dor, mas outras possibilidades também existem, como pericardite, aneurisma de aorta e, inclusive gastrite). O Pânico pode também, perfeitamente, explicar os sintomas, porém como dito é uma causa de exclusão, ou seja, quando todos os outros diagnósticos foram descartados. Depois de você passar pelo cardiologista ou clínico geral e descartar estas causas, o ideal seria você procurar um psicólogo(a) para avaliar início de psicoterapia e/ou um(a) médico(a) psiquiatra para avaliar a necessidade de uso de medicações. Um bom psicólogo pode definir a necessidade do tratamento.
Prof. Fábio Luiz Socreppa da Fonseca
Psicólogo, Psicopedagogo
Santo André
Olá! Sim. Essa sintomatologia é comum em ataques de Pânico. Contudo, é importante descartar outras condições que possam indicar os mesmos sintomas.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Dr. Sandro Z. Dibi
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Antes do diagnóstico de pânico é necessária a avaliação do cardiologista e, eliminadas as causas cardiopatas dos seus sintomas de dor no peito, você deve procurar o psicólogo para avaliação e psicoterapia.
 Heloisa Helena Kizys
Psicólogo
São José dos Campos
Sim, é possível sentir dor no peito num ataque de pânico, porém, como disseram os colegas, é fundamental descartar antes qualquer causa física. Portanto, procure um cardiologista ou clínico geral antes de considerar tratar-se de pânico.
Caso sejam descartadas causas físicas, procure um psicólogo para uma avaliação e tratamento psicoterápico.
Abraços
Dra. Maria Cristina Carpes
Psicanalista, Psicólogo
Criciúma
O que a psicanálise tem a dizer ... Meus colegas que responderam anteriormente, já enfatizaram a necessidade de descartar a ocorrência de alguma doença biológica, bem como os próprios sinais e sintomas da chamada "doença do pânico". Quanto a psicanálise, podemos pensar que a dor é um sinal de uma intensidade psíquica que não consegue se expressar pela palavra. A dor psíquica atinge um tal nível que some as palavras e o sentido para elas. A dor é a expressão de um sofrimento que só faz sentir.Precisamos dar voz a ela.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Marilia Sandin Barbosa

Marilia Sandin Barbosa

Psicólogo

Americana

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 155 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.