Pensamentos acelerados , preocupações exageradas pode ser algum tipo de doença?

4 respostas
Pensamentos acelerados , preocupações exageradas pode ser algum tipo de doença?
 Rogério Henrique Gonçalves
Psicólogo
Taboão Da Serra
Quando se fala em doença, pensamos automaticamente em reverter o estado doença para algo anterior a esse estágio, e isso seria uma tal cura. Entretanto, se a normalidade do paciente sempre foi a de ter pensamentos "acelerados e preocupações exageradas" cabe à terapia psicológica tratar disso no que diz respeito a saber lidar e como encarar esse problema, e não tentar enquadrar em um rol de doenças que tentarão obter respostas gerais como de uma maioria. A intenção é entender e respeitar a individualidade e nunca a de massificar. Se esses sintomas foram notados apenas ultimamente, temos de entender que isso pode constituir seu equilíbrio hoje, e que estão tentando dizer alguma coisa sobre você.

Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, procure um Psicólogo, ele formulará um diagnóstico a partir de uma avaliação psicológica cientificamente embasada e além do diagnóstico (cabe lembrar que apenas o diagnóstico, não garante benefício algum e, inclusive, pode ser prejudicial, especialmente quando o indivíduo acredita que tem um transtorno "exclusivamente interno" e que, não importa que alterações tenha no seu contexto de vida, continuará inevitavelmente sofrendo e justificando seus comportamentos através do transtorno diagnosticado) ele elaborará, se for o caso, um plano de tratamento psicoterapêutico que, combinado com o comprometimento do cliente/paciente muito provavelmente proporcionará ótimos benefícios e uma melhoria, no mínimo, considerável, da qualidade de vida. Por fim, cabe lembrar que se o Psicólogo verificar a necessidade de encaminhamento a outro profissional, não hesitará em fazer isso.

Abraço!

Psicólogo Derek.
 Fernanda Soares Gonçalves
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Pode ser tanta coisa.... antes de medicalizar, converse com a pessoa....
 Letícia Bahia
Psicólogo
São Paulo
Sim, é possível que esses sintomas configurem algum caso de transtorno psiquiátrico. Mas, independente de haver ou não um diagnóstico - o que só pode ser feito por um psiquiatra - é preciso que a pessoa avalie se os sintomas estão causando sofrimento ou não.

Se há incômodo uma psicoterapia pode ajudar. Ela serve exatamente para que o paciente sofra menos e se conheça mais. Com o tempo, paciente e terapeuta poderão, juntos, avaliar a necessidade da avaliação de um psiquiatra.

Especialistas

Karina Abunasser Pereira Leite

Karina Abunasser Pereira Leite

Psiquiatra

São Paulo

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.