Pessoas com depressão tem sempre a mente inquieta?

17 respostas
Pessoas com depressão tem sempre a mente inquieta?
Pessoas com depressão tendem a ter constantes pensamentos de culpa em relação aos outros, fracasso, baixa auto-estima (acreditar que não são bons o suficiente para determinada coisa ou pessoa, que são feios ou pouco atraentes, que não são bons filhos/maridos/alunos, etc), e, nesse sentido, sua mente fica inquieta, pois fica constantemente "remoendo" os mesmos conteúdos, sem que a pessoa queira ou consiga sair sozinha disso. Em muitos casos, há também pensamentos chamados catastróficos: medo de que alguma coisa ruim vá acontecer, medo de morrer, entre outros (quando há um quadro de ansiedade e/ou fobia junto com a depressão). Espero ter esclarecido sua dúvida! Estou a disposição para informações. Abraços!

Penso que, como foi dito pela profissional Taiza, quando você sente a mente inquieta, pode ser um sinal de que há questões que lhe angustiam, que mobizam em você sentimentos de medo, ansiedade, sentimentos que você próprio desconhece e a deixa em estado de alerta. São sinais de sofrimento que estão presentes não necessariamente só na depressão, mas, em outros estados patológicos também. É importante que você possa ser ouvido por um psicólogo sobre essas questões no intuito de acessar os sentimentos provenientes dessas questões e buscar possibilidades de lidar com o seu sofrimento.
Não!
Mente inquieta vem de TOC, ansiedades, angustias.
Pessoas com depressão tem pensamentos negativos e destrutivos.
Não é possível generalizar. Cada caso é um caso. Para saber o que é que você chama de mente inquieta seria necessário escutá-lo, para que pudesse explicar o que se passa na sua mente, que tipos de pensamento, como estes surgem, o momento pelo qual está passando, se sempre foi assim ou se é algo novo.
A mente em sofrimento é uma mente inquieta. O mais importante é saber que esse não é o estado natural da mente. Com treinamento é possível ir além das inquietações, é possível compreendê-las. O treinamento envolve primeiro bondade para consigo, depois esforço para buscar ajuda e treinar esta mente com uma abordagem que simplesmente funciona. Esta abordagem se chama EMDR.
É preciso ter muito cuidado quando se fala em depressão. Hoje em dia, o que pode se constatar no consultório são diversas pessoas que chegam com o rótulo de depressivas e, na verdade, apenas estão passando por uma tristeza provocada por uma situação de alto estresse. Além disso, a depressão tem vários estágios de intensidade. Não necessariamente a pessoa que tem depressão terá a mente inquieta. Ao contrário, a pessoa com depressão não consegue ordenar os pensamentos e nem quer pensar em nada. Geralmente, ela tem seu humor rebaixado na maior parte do dia, perde interesse pelas coisas do cotidiano, pode ter alteração no peso, apresenta insônia ou hipersonia, pode ter agitação ou retardo psicomotor, perde energia, tem sentimentos de inutilidade ou de culpa sem sentido, diminui a capacidade de pensar ou se concentrar e pode ter pensamentos recorrentes de morte.
Olá...nos comunicamos pela linguagem. Seria interessante vc procurar um profissional da abordagem psicanalítica que investigar contigo definições de compreensão para as palavras depressão e inquietação. Os rótulos são normalmente nomeados pelo sujeito a partir de suas sensações e identificações. É preciso considerar por exemplo que dentro de alguns transtornos temos as duas situações: agitação e desbotamento como no caso da bipolaridade. Tanto a inquietação como a depressão podem ser presentes em um quadro como esse. Invista em uma terapia, para que seja possível entender seus sintomas, suas queixas. Diante dessas considerações vale ressaltar que existem depressões químicas, em que o organismo responde de ambas as forma. Em uma depressão maior o mais comum é a fuga, o retraimento sentimento de menos valia isolamento. Abraços e paz.
Pessoas com depressão tendem à apatia e sentimentos de fracasso, inadequação e melancolia. Mentes inquietas em geral são sintomas de outros transtornos, como compulsão obsessiva, TOC, ansiedade em geral, hiperatividade ou efeitos colaterais de substancias químicas. Um ambiente perturbador e grandes desafios pela frente, também podem causar uma mente agitada em razão da insegurança ou nível de estresse elevado, pela sensação de desamparo ou falta de apoio. O medo da solidão ou de ser reprovado também são fatores importantes.
Nem sempre. Depende do tipo de depressão e se não há outros problemas associados, como transtornos de ansiedade.
A depressão caracteriza-se por alguns sintomas, desde sensação de tristeza, de vazio, ausência de perspectiva,
Diminuição da capacidade de prazer, desinteresse,
Aumento de apetite ou inapetência,
Insônia ou excesso de sono,
Apatia ou agitação,
Cansaço e perda de energia,
Sentimento de inutilidade, culpa e inadequação,
Pensamentos negativos e recorrentes.
Já o Transtorno de Humor ou Bipolar, algumas vezes confundida com depressão, o humor como regulador de nossas emoções e suas alterações levam a pessoa a grandes crises de euforia e depressão profunda.
Nas crises de euforia tudo é muito, inclusive os pensamentos, na fase depressão ficam apáticas, prostradas e isoladas.
O humor pode variar num mesmo dia, da ansiedade a apatia.
A mente dos bipolares é uma mente inquieta, seus pensamentos às vezes são confusos e distorcidos da realidade.
Espero tenha conseguido ajudar esclarecendo.
Abraço
Vera Pelizzari
Ola! O sofrimento psíquico através da depressão pode revelar também uma inquietação através de pensamentos negativos e/ou auto-destrutivos. Eh fundamental buscar um tratamento específico p vc, psicoterapia a possibilidade de ir a um psiquiatra e uma mudança no estilo de vida. A prática de uma atividade física, alimentação equilibrada, meditação e desenvolvimento de uma crença espiritual pode ser transformador nesse processo! Abraço
Olá! "Mentes inquietas" não fazem parte da depressão, é exatamente o contrário, a pessoa deprimida tem uma lentificação no raciocínio, dificuldades de concentração, sentimentos de inutilidade, etc. Mentes inquietas se refere a uma característica do bipolar. Espero ter ajudado!
Olá! Precisamos entender que depressão e ansiedade andam lado a lado e com isso acaba confundindo o paciente. Sugiro que procure um médico psiquiatra para relatar o que está sentindo e com o seu relato ele terá condições de diagnosticar. Na minha experiência percebo em relatos que pacientes com depressão apresentam ansiedade e pacientes com relatos por exemplo de Ataques de Pânico apresentam depressão. Sugiro também que procure um psicólogo para fazer uma psicoterapia, isso favorecerá muito no seu tratamento. Como sempre digo diagnóstico preciso, medicamento se for o caso e psicoterapia é essencial para melhora do paciente.
Obrigada
Não, pessoas c/depressão não têm, necessariamente, mentes inquietas.
Mas, apresentar mente inquieta é mais comum em transtorno de déficit de atenção (TDA) e no transtorno de Ansiedade.
O TDA acarreta sentimento de inadequação que, por sua vez, desencadeia sintomas muito parecidos com a Depressão como a baixa autoestima, ideia negativa de si, dos outros e do mundo, desesperança, dentre outros.
Assim, para que a Depressão não seja confundida com TDA, é necessário calma e perspicácia na hora do diagnóstico.
Também há casos de associações de condições: Depressão e TDA, Depressão e Ansiedade, nas pessoas geneticamente vulneráveis à concomitância.
Portanto é necessário cautela: Trata-se de TDA? De Depressão? De coexistência de transtornos?
Uma consulta presencial com um especialista se faz necessária!
Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães / Belo Horizonte
(OBS.: usei o termo TDA, porque nem todos que tem déficit de atenção tem também hiperatividade)'
Olá. A maneira particular como cada pessoa reage diante de um afeto depressivo é proporcional ao grau da sua angustia. A nossa mente é a sentinela que envia
sinais importantes que precisam ser considerados e cuidados. Portanto, independentemente da via pela qual se apresenta o diagnóstico de depressão existe uma causa responsável pelo seu desencadeamento.Se você quiser saber sobre a causa deste estado, trata-lo ,e consequentemente saber lidar com ele, pense na possibilidade de buscar ajuda psicoterapêutica para você conquistar seu bem-estar.. Um Abraço
Olá! Na depressão a energia vital está direcionada à situações do passado e a pessoa tende a viver um processo de sofrimento psíquico que abarca vazio existencial, desesperança e momentânea desmotivação de viver. Então, inevitavelmente, seu foco mental se desloca para algo que se perdeu no passado, fazendo com que não seja possível cultivar uma presença de qualidade nas experiências do momento presente, podendo ocasionar em agitação e fadiga mental. Abraços e espero que isto seja útil.
Olá, bom dia. Cada caso possui um quadro de sintomas diferentes, mas é comum que uma pessoa deprimida apresente pensamentos constantes sobre situações que mexem emocionalmente com ela.

A depressão é quando uma pessoa sente uma tristeza profunda que não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. .

Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!