Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são manipuladoras propositalmente?

3 respostas
Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são manipuladoras propositalmente?
No Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), comportamentos percebidos como “manipuladores” geralmente são tentativas desorganizadas e impulsivas de lidar com dor emocional intensa, especialmente medo de abandono.

Principais pontos:
• O comportamento é reativo, não estratégico
• Surge de desespero emocional, não de intenção consciente de controlar
• Visa alívio imediato da angústia ou garantia de vínculo
• Ocorre quando faltam habilidades de regulação emocional e comunicação
• Pode envolver ameaças, crises ou apelos intensos, sem cálculo racional

Ou seja, trata-se de estratégias de sobrevivência emocional, aprendidas em contextos de invalidação ou instabilidade relacional — e não de manipulação deliberada ou maliciosa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não. Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline não são manipuladoras de forma proposital ou calculada. O que muitas vezes é nomeado como manipulação é, na clínica, uma tentativa desesperada de manter o vínculo, aliviar a angústia ou evitar a sensação de abandono.
Esses movimentos não partem de uma intenção consciente de controlar o outro, mas de um sofrimento intenso e de dificuldades em comunicar necessidades emocionais de forma mais integrada. Quando o afeto se intensifica, a urgência relacional pode se expressar de maneiras confusas ou contraditórias. A psicoterapia permite que essas tentativas sejam compreendidas, nomeadas e transformadas, ajudando o paciente a construir formas mais simbólicas e menos dolorosas de se relacionar, sem desqualificar sua experiência subjetiva.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Essa é uma das ideias mais comuns e mais injustas associadas ao Transtorno de Personalidade Borderline, e vale fazer um esclarecimento cuidadoso. Pessoas com TPB não são manipuladoras de forma proposital ou calculada. O que muitas vezes é visto como “manipulação” costuma ser, na verdade, uma tentativa intensa e desorganizada de lidar com dor emocional, medo de abandono e necessidade de conexão.

Quando a emoção está muito ativada, a pessoa pode agir de maneiras que parecem contraditórias ou extremas, como insistir, cobrar, se afastar abruptamente ou mudar rapidamente de postura. Isso não nasce de um plano consciente para controlar o outro, mas de um estado interno de urgência emocional. É como se o sistema emocional estivesse dizendo: “algo precisa ser feito agora para que essa dor pare”. O comportamento vem antes da reflexão, e não como uma estratégia pensada.

Além disso, muitas pessoas com TPB cresceram em contextos em que pedir diretamente ajuda, afeto ou proteção não funcionava. Com o tempo, aprendem formas indiretas de expressar necessidades, não por malícia, mas por falta de modelos seguros de comunicação emocional. Você já percebeu situações em que a reação veio mais como um pedido desesperado de cuidado do que como uma tentativa de controlar alguém? O que costuma estar por trás dessas reações, medo, solidão, sensação de não ser importante?

Na psicoterapia, o trabalho envolve ajudar a pessoa a reconhecer suas necessidades emocionais, aprender a expressá-las de forma mais clara e desenvolver maior tolerância à frustração e ao medo de perda. Quando isso acontece, comportamentos vistos como “manipuladores” tendem a diminuir naturalmente, porque deixam de ser necessários como forma de sobrevivência emocional. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2879 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.