Pode acontecer falta de memória pelo excesso de informação pela a tecnologia ?

3 respostas
Pode acontecer falta de memória pelo excesso de informação pela a tecnologia ?
 Jaqueline Antunes
Psicólogo
Goiânia
Sim, essa é uma dúvida muito comum e compreensível, especialmente no mundo hiperconectado em que vivemos. Embora a tecnologia traga muitos benefícios, o excesso de informações pode, sim, gerar uma sensação de sobrecarga mental o que algumas pessoas descrevem como “mente cansada” ou “memória fraca”. Do ponto de vista da Terapia Cognitivo-Comportamental, isso pode estar relacionado ao aumento do nível de ativação mental. Quando estamos constantemente expostos a estímulos (notificações, vídeos, mensagens, tarefas), o cérebro tem pouco tempo para consolidar informações, organizar pensamentos e, principalmente, descansar. Isso pode afetar funções cognitivas como atenção, foco e, consequentemente, a memória. Além disso, a forma como lidamos com essa quantidade de estímulos também influencia: pensamentos como “preciso ver tudo”, “não posso perder nada” ou *“tenho que estar sempre por dentro” alimentam um ciclo de ansiedade e dispersão que impacta diretamente o funcionamento mental. Se isso tem te incomodado, sentir que a mente está sempre acelerada ou com dificuldade de concentração, conversar sobre isso em um processo terapêutico pode ser uma forma valiosa de entender melhor esses padrões, aprender estratégias de autorregulação e resgatar um funcionamento mais equilibrado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a falta de memória pode acontecer devido ao excesso de informação e ao uso constante da tecnologia, um fenômeno que muitos especialistas chamam de amnésia digital ou sobrecarga cognitiva. O problema não está em ter acesso a muita informação, mas na forma como o nosso cérebro tenta processar e lidar com esse volume e velocidade de dados.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sim, o excesso de informação digital pode causar sensação de falta de memória ao sobrecarregar a atenção e impedir o cérebro de consolidar adequadamente o que é aprendido.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.