Por favor, qual abordagem da Psicoterapia trabalha melhor a relação terapêutica para quem tem dificu
10
respostas
Por favor, qual abordagem da Psicoterapia trabalha melhor a relação terapêutica para quem tem dificuldades de vínculo com o profissional?
Oi! Essa é uma pergunta muito importante.
A relação terapêutica é um dos pontos mais essenciais no processo, principalmente para quem tem dificuldade de criar vínculos.
Abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, valorizam muito a construção de um espaço seguro, com confiança, respeito e ritmo no seu tempo.
Mas mais do que a abordagem, é fundamental você se sentir acolhida e escutada, sem pressa, sem julgamento.
Se quiser, podemos conversar melhor. Fico à disposição
A relação terapêutica é um dos pontos mais essenciais no processo, principalmente para quem tem dificuldade de criar vínculos.
Abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, valorizam muito a construção de um espaço seguro, com confiança, respeito e ritmo no seu tempo.
Mas mais do que a abordagem, é fundamental você se sentir acolhida e escutada, sem pressa, sem julgamento.
Se quiser, podemos conversar melhor. Fico à disposição
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), a Psicoterapia Humanista e a Psicodinâmica são abordagens que podem ajudar muito quem tem dificuldades de vínculo. No entanto, mais do que a abordagem em si, o mais importante é encontrar um profissional com quem você se sinta seguro(a) e respeitado(a). O vínculo terapêutico é construído com o tempo, no ritmo de cada pessoa. Precisando estou aqui
Olá, como vai?
A base do tratamento com psicoterapias é o vínculo entre profissional e paciente. Qualquer profissional deveria saber manejar o vínculo, compreendendo que o discurso está endereçado a alguém do paciente, não ao profissional.
Agora, se você é uma pessoa com dificuldades em vincular-se com o profissional atual, seria legal você conversar com ele sobre essa temática, pode ser uma conversa que vai abrir seus horizontes sobre como você se relaciona com as pessoas de sua vida.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
A base do tratamento com psicoterapias é o vínculo entre profissional e paciente. Qualquer profissional deveria saber manejar o vínculo, compreendendo que o discurso está endereçado a alguém do paciente, não ao profissional.
Agora, se você é uma pessoa com dificuldades em vincular-se com o profissional atual, seria legal você conversar com ele sobre essa temática, pode ser uma conversa que vai abrir seus horizontes sobre como você se relaciona com as pessoas de sua vida.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
Olá, bom dia. Como vai? Espero que bem. Essa é uma questão muito particular da pessoa que está procurando se aprofundar no seu processo terapêutico. Não existe a melhor abordagem pra isso. Na verdade, você precisa se sentir bem com a profissional que está te atendendo, mas principalmente, se perguntar o que te impede de se vincular com tantos profissionais. Pela sua dúvida, presumo que já teve dificuldades anteriores. Fico à disposição caso deseje tentar. Obrigada pela pergunta. Tenha um bom dia.
Todas as metodologias da Psicologia possuem igual capacidade de contribuir para a pessoa que pede ajuda. Não existe uma abordagem que seja melhor do que outras, apenas algumas com mais pesquisas científicas no momento.
O vínculo profissional-paciente é realmente importante e muitas pesquisas aponte este como um fator diferencial para o bom resultado da psicoterapia, independente da abordagem usada.
O vínculo profissional-paciente é realmente importante e muitas pesquisas aponte este como um fator diferencial para o bom resultado da psicoterapia, independente da abordagem usada.
A construção do vínculo terapêutico é algo profundamente subjetivo. Claro, a abordagem pode fazer diferença, especialmente se alguma delas fizer mais sentido para você, mas o vínculo em si não depende apenas da "técnica" e teoria, e sim do encontro com o outro. Cada psicólogo tem seu estilo clínico. Por isso, é importante também se permitir perceber com quem você se identifica, quem te escuta de um jeito que te alcança.
O vínculo não é algo que se escolhe racionalmente, ele vai se construindo na relação. É no encontro que ele acontece.
O vínculo não é algo que se escolhe racionalmente, ele vai se construindo na relação. É no encontro que ele acontece.
Sua pergunta é bem importante, nem sempre é simples criar um vínculo com um profissional! Porém, é justamente esse vínculo que possibilita o trabalho e a sustentação desse tratamento contínuo. Na minha clínica, pensada a partir da Psicanálise, estou sempre aberto para ouvir do paciente a respeito da relação em si. Não é comum ser um tópico principal, mas de tempos em tempos isso costuma aparecer. E é bom que apareça! É muito valioso, tanto para o paciente quanto para o profissional, entender melhor como o vínculo se apresenta e afeta o tratamento. Iniciar uma análise pode não ser algo simples, requer investimento, trabalho e disponibilidade. Mas é essencial ter um nível de conforto para poder falar sobre assuntos tão íntimos com um "estranho", mesmo que seja um profissional. No entanto, é importante que esteja confortável para falar sobre si, mas também para ouvir sobre si, na medida em que o profissional também faz intervenções sobre o que está sendo dito.
É comum que uma pessoa não se sinta confortável com determinado profissional, é importante buscar por alguém com quem você se sinta bem e tenha confiança.
Não existe uma abordagem considerada melhor do que outra para lidar com dificuldades de vínculo terapêutico. O mais importante é que esse tema seja levado para a própria terapia, pois a dificuldade em criar vínculo com o profissional pode estar relacionada a outras experiências afetivas e formas de se relacionar. Falar sobre isso com o terapeuta pode abrir espaço para compreender melhor de onde vem essa dificuldade, como ela se manifesta e o que ela representa. A relação terapêutica, em qualquer abordagem, é construída com tempo, escuta, confiança e respeito.
Bom dia, como vai?
É super importante identificarmos com a abordagem do profissional e com o próprio. Uma dica para encontrar esta harmonia, é ler o que o profissional comunica, aborda, se especializa, como se veste e se expressa também. É uma forma de você encontrar em primeiro contato um acolhimento e identificação.
É super importante identificarmos com a abordagem do profissional e com o próprio. Uma dica para encontrar esta harmonia, é ler o que o profissional comunica, aborda, se especializa, como se veste e se expressa também. É uma forma de você encontrar em primeiro contato um acolhimento e identificação.
Perguntas relacionadas
- Tomei uma ampola de beta 30, quanto tempo após posso ingerir bebida alcoólica.
- Bom dia Eu gostaria de saber se pode passar a mucipirona para tratar a foliculite quando a infecção não está ativa ou preciso esperar que ela fique ativa para iniciar o tratamento.?
- Fiz Tomografia 3 fases abdominal Agora estou muito preocupada a exposição e o aumento risco de desenvolver câncer. Na verdade desesperada.
- Após a extração de alguns sinais do rosto, percebi que estão voltando novamente. O que fazer para que sejam removidos de forma permanente?
- Olá! Quanto tempo apos usar hidrocortisona intramuscular (16:00), pode usar prednisona,prescrito?
- Se eu consultar com um médico clínico geral, consigo receita de Prosoy para ejaculação precoce? Ou só com um urologista?
- Criança 6 anos usado propolis verde diariamente 10 gotas, parar 4 dias antes de tomar para fazer cirurgia de hernia inguinal via anestesia geral, é tempo suficiente (li sobre efeito anticoagulante)?
- Sempre tive o costume de fazer o auto toque vaginal desde a minha primeira gravidez... Então tenho conhecimento sobre o colo do meu útero, venho sofrendo com fortes cólicas,esmo fora do período menstrual, dores que me paralisam... Então venho tomando o postan que alivia as dores... Mas fiz o…
- Olá, eu tomo a injeção todo dia 23, só que teve um dia que eu tomei a injeção 7 dias depois, tem algum problema?
- Quero saber como aplicar 6 jatos com crisis? A doutora mandou.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.