Por que a multitarefa é um desafio para pessoas com Transtorno do espectro autista (TEA) ?

3 respostas
Por que a multitarefa é um desafio para pessoas com Transtorno do espectro autista (TEA) ?
Olá, como vai?
A multitarefa pode ser um desafio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) porque exige uma rápida alternância de atenção, flexibilidade mental e capacidade de integrar várias informações ao mesmo tempo, funções que muitas vezes estão associadas a um maior custo cognitivo e emocional para esse público. Além disso, o excesso de estímulos pode gerar sobrecarga sensorial e ansiedade, dificultando a organização interna necessária para lidar com múltiplas demandas simultaneamente. Na perspectiva psicanalítica, mudanças bruscas de foco podem desestabilizar o sentimento de continuidade e de controle sobre si e sobre o ambiente, aumentando a tensão psíquica. Estratégias que tragam previsibilidade, divisão de tarefas e apoio no ritmo próprio da pessoa podem ajudar a minimizar esses desafios.
Espero ter ajudado, fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola boa noite, A multitarefa é um desafio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) devido a diferenças nas funções executivas, como a dificuldade de alternar o foco entre diferentes atividades, a flexibilidade cognitiva limitada e a rigidez de pensamento que preferem rotina e previsibilidade. Essas características dificultam o gerenciamento de múltiplas tarefas simultaneamente, podendo causar estresse e dificuldades de adaptação em situações inesperadas.
A multitarefa costuma ser um desafio para muitas pessoas com TEA porque o cérebro autista tende a funcionar de maneira mais focada e sequencial. Em vez de “dividir” a atenção em várias coisas ao mesmo tempo, ele costuma trabalhar melhor quando faz uma tarefa por vez, com início, meio e fim bem definidos.

Alguns motivos comuns para a dificuldade com multitarefa são:

• Processamento mais detalhado: a pessoa com TEA costuma perceber muitos detalhes e se dedicar profundamente ao que está fazendo. Mudar de uma tarefa para outra quebra esse ritmo e gera desconforto.
• Dificuldade nas transições: trocar de atividade pode exigir esforço extra, porque o cérebro está muito engajado no que já estava fazendo.
• Sobrecarga sensorial e cognitiva: fazer várias coisas ao mesmo tempo aumenta estímulos, informações e demandas, o que pode gerar confusão, irritação ou ansiedade.
• Funções executivas: planejamento, organização e flexibilidade cognitiva podem ser áreas mais sensíveis no TEA, tornando difícil gerenciar várias tarefas simultaneamente.

Isso não significa incapacidade, mas sim que o cérebro funciona de um jeito diferente. Quando há estrutura, previsibilidade e tarefas organizadas em etapas, o desempenho costuma ser muito melhor.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Jeviane Dubois

Jeviane Dubois

Psicopedagogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1076 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.