Por que alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) sente tanto ciúmes em amizades?

3 respostas
Por que alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) sente tanto ciúmes em amizades?
Alguém com Transtorno de Personalidade Borderline sente ciúmes intensos em amizades porque percebe os vínculos afetivos de forma extrema, ligando-os diretamente à sua segurança emocional. A pessoa tende a temer abandono ou rejeição mesmo em situações neutras, idealiza amigos próximos e interpreta qualquer atenção a outros como uma ameaça ao seu lugar de destaque. Essa sensibilidade reflete a dificuldade característica do TPB em regular emoções e lidar com inseguranças interpessoais, fazendo com que sentimentos de ciúme se tornem intensos, frequentes e desproporcionais à realidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O vínculo é vivido com intensidade extrema. Qualquer sinal de distanciamento reativa memórias de rejeição e abandono, muitas vezes ligadas à infância. O ciúme nasce desse medo: o de reviver a dor de ser deixado sozinho outra vez.
 Stephanie Von Wurmb Helrighel
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
No Transtorno de Personalidade Borderline, o ciúme nas amizades não nasce de posse ou de maldade, mas de um medo muito profundo de perder o vínculo. Para você, as amizades não são superficiais; elas têm um valor emocional enorme, muitas vezes ocupam um lugar de segurança, pertencimento e até de sobrevivência afetiva. Quando esse laço parece ameaçado, mesmo que de forma sutil, o sofrimento aparece com muita força.

Esse ciúme costuma estar ligado a experiências antigas em que o afeto foi instável, imprevisível ou condicionado. Seu mundo emocional aprendeu que o amor e a presença do outro podem desaparecer de repente. Por isso, quando um amigo se aproxima de outras pessoas, muda um pouco a rotina ou não responde como antes, isso pode ser sentido como sinal de substituição ou abandono. Não é algo que você escolhe sentir; é uma reação automática de um sistema emocional que está sempre em alerta para não perder quem é importante.

Além disso, no TPB existe uma dificuldade em sustentar a ideia de que é possível ser importante para alguém sem ser exclusivo. Em momentos de insegurança, o pensamento tende a ir para extremos: ou eu sou especial, ou eu não sou nada. Essa forma de sentir intensifica o ciúme e pode gerar comparações, dor, raiva ou tentativas de se afastar antes de ser deixado.

O mais importante é você saber que esse ciúme não define quem você é, nem invalida sua capacidade de amar e de ser amigo. Ele aponta para feridas emocionais que ainda doem e pedem cuidado. Em psicoterapia, é possível trabalhar essas angústias, fortalecer sua segurança interna e aprender a tolerar a proximidade do outro sem viver isso como ameaça constante. Quando essas feridas começam a ser compreendidas, o ciúme perde força, e as amizades podem se tornar mais leves, seguras e verdadeiras.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.