Por que as comorbidades psiquiátricas ocorrem? .

3 respostas
Por que as comorbidades psiquiátricas ocorrem? .
As comorbidades psiquiátricas ocorrem porque diferentes transtornos mentais frequentemente compartilham fatores de vulnerabilidade biológica, genética e ambiental. Predisposições neurobiológicas podem tornar o cérebro mais sensível a múltiplos tipos de disfunções emocionais e cognitivas, enquanto fatores psicológicos, como traumas, estresse crônico e dificuldades de regulação emocional, podem precipitar ou agravar mais de um transtorno ao mesmo tempo. Além disso, aspectos sociais, como isolamento, conflitos interpessoais ou adversidades de vida, podem contribuir para a sobreposição de sintomas. Em muitos casos, um transtorno inicial altera o funcionamento emocional ou comportamental, criando condições favoráveis para o surgimento de outro quadro psiquiátrico, tornando o processo cumulativo e interdependente. Assim, as comorbidades refletem a complexidade da mente e a interconexão entre fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Comorbidades acontecem quando há mais de um transtorno presente ao mesmo tempo (como depressão e ansiedade, por exemplo). Elas podem ocorrer por diversos motivos como: mecanismos biológicos compartilhados, fatores genéticos, sintomas mal adaptativos de um transtorno que acaba favorecendo o surgimento de outro.
 Raquel Do Prado Xavier
Psicólogo, Psicanalista
Uberlândia
Existem muitas razões para ocorrerem , mas é certo que o meio social neoliberal e altamente individualista , excludente e violento com o sujeito na medida que exige dele cada vez mais e oferece cada vez menos recursos e recompensas é altamente adoecedor e causador de transtornos mentais como depressões, ansiedades e surtos psicóticos, além disso a predisposição do sujeito tbm precisa ser pesquisada(.a estrutura mental em que se encontra) , além do fator genético.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.