Por que um pensamento obsessivo causa tanto problema de concentração? Um exemplo são trechos de músicas

3 respostas
Por que um pensamento obsessivo causa tanto problema de concentração? Um exemplo são trechos de músicas que ocupam a mente o dia inteiro.
 Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
O pensamento ocorre de forma intrusiva, contudo importante entender o que lhe diz essa música e o que talvez você deseja não entrar em contato para pensar tanto nela. Muita reflexão a ser feita.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Amanda Barroso de Lima
Psicólogo
Fortaleza
Olá! O pensamento obsessivo ocorre de forma intrusiva e, normalmente, é algo que a pessoa não gosta ou não concorda. Por levar a um incômodo ou sentimentos ruins, a atenção volta-se para esses aspectos, ficando difícil se concentrar em outras tarefas. É importante buscar ajuda de um psiquiatra e psicólogo.
 Giovanne Vicentin Bertotti
Psicólogo
São Paulo
Vamos pensar assim: Os pensamentos obsessivos eles são como se fossem um intruso dentro de uma festa da qual ele não foi convidado. Por ser um sujeito que têm muito sentimento com a pessoa que faz a festa (que seria o cérebro), ele se sente mal e quer ocasionar uma certa bagunça lá dentro. Logo, a pessoa que é o (cérebro) não quer que esse sujeito se mantenha lá, então ele vai desprender energias para retirar esse intruso que está provocando um caos lá dentro. Agora vamos pensar juntos, se o cérebro precisa usar uma grande energia para tentar retirar esses pensamentos, mas ao mesmo tempo ele desprende uma grande energia para que esse pensamento se manifeste, qual seria a quantidade de energia psíquica que sobraria para ele poder concentrar-se em outras coisas? Seria mais ou menos assim, sabendo que ele têm que toda hora correr atrás do intruso, o convidado, será que ele vai ter energia no final da festa para poder jogar futebol com seus colegas? abraços e tenha uma ótima semana!

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1234 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.