Porque eu não consigo chorar? Tenho 24 anos e consigo contar nos dedos quantas vezes eu chorei desd

20 respostas
Porque eu não consigo chorar?
Tenho 24 anos e consigo contar nos dedos quantas vezes eu chorei desde minha infância, até hoje.
Isso é normal? Mesmo quando eu quero chorar, não consigo. Pode acontecer algum falecimento, acidente, dor, decepção... Qualquer coisa que normalmente as pessoas choram, eu não consigo. Não vem nada, nem lembro mais da sensação de um choro. Gostaria de saber se isso é normal
 Rodrigo González
Psicólogo
Belo Horizonte
Pode ser uma maneira que você encontrou desde cedo para lidar com seus sentimentos e emoções, os sentindo de uma forma que não te leva a chorar. O alívio que chorar trás faz bem para extravasar sentimentos intensos. Não chorando, você provavelmente vai precisar manifestá-los de alguma outra maneira. O importante é não guardar eles dentro de você por muito tempo, isso pode gerar muito sofrimento e angústia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Sandra Helena O. Silva
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
Olá. Talvez não seja a melhor forma de se avaliar um sentimento, muitas pessoas têm sentimentos fortes mesmo não chorando. A dificuldade de expressar através do choro pode estar ligado a crenças(acreditar) passadas de que o choro é para os fracos. Deixe fluir seus pensamentos e dê vazão aos seus sentimentos. Existe solução para esse "canal lacrimal enferrujado". Abs
A dificuldade em conseguir demostrar seus sentimentos através do choro pode estar relacionado com situações passadas que foram percebidas com muita intensidade e que, por pensamentos disfuncionais, você bloqueou, e "segurou o choro", aprendeu dessa forma a lidar com seus sentimentos. Faça terapia para buscar autoconhecimento.
 Guilherme Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! O choro é uma das formas de se comunicar emoção mais facilmente reconhecidas socialmente. É quase que automático para todos nós ao nos depararmos com alguém que chora, que trata-se de um excesso de afeto que não encontrou outra via de se fazer presente se não pelo choro. Portanto, é um modo de dar "vasão" ao excesso, de "tratar" o excesso quando ele irrompe. No entanto, essa não é a única maneira. Há pessoas que "tratam" o excesso pela via das ações, da impulsividade, do "nada querer saber" sobre suas próprias questões. As possibilidades são inúmeras, singulares, mas cada um encontra um jeito que pode ser mais ou então menos nocivo para o próprio sujeito. Poderíamos dizer que a resposta pela impulsividade é um modo menos benéfico para o sujeito tendo em vista que ele pode se colocar em muita confusão, situações difíceis, por exemplo. Portanto, não se angustie se o choro não é uma via frequentemente acessada por você, certamente você encontrou outras. Agora, o que é importante é que você possa compreender os motivos pelos quais isso se dá, o modo como você consegue tratar o seu excesso, o motivo pelo qual você "não consegue chorar", como você diz acima, enfim, que você possa se apropriar melhor do modo como você sofre ou escamoteia esse sofrimento.
 Gustavo Moraes
Psicólogo, Psicanalista
Jacareí
Olá! O site terapêutico é um excelente lugar para você expor essa queixa, que parece ser pertinente. Emoção contida não faz bem ao organismo, quando tentamos abafar as emoções elas podem desencadear reações físicas, como alteração da pressão arterial e problemas digestivos. Chorar alivia a dor, a tensão e faz bem. De acordo com as pesquisas, o choro produz uma espécie de analgésico natural quando é formado e libera uma série de hormônios no nosso organismo. Essas substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar e ajudam a apaziguar a dor física e emocional. Busque ajuda para lidar com isso, você merece uma vida ótima e pode tê-la. Sentimentos precisam ser entendidos, a psicoterapia pode te ajudar nesse processo.
 Tadeu Araújo
Psicólogo
Salvador
Não ficou claro para mim se quando você fala de sua dificuldade em chorar significa dificuldade em ter sentimentos, tristeza, por exemplo. Se você tem o sentimento e apenas não chora, não sei se isso significa algum problema. Há pessoas que choram muito e outras que choram menos, e isso ser apenas o indicativo de diferenças individuais. Se for este o caso, talvez o que esteja te angustiando seja a ideia de não estar correspondendo às normas e expectativas sociais a respeito de como devemos nos comportar nessa ou naquela circunstância, a exemplo de quando devemos chorar, por exemplo. Por outro lado, se essa dificuldade em chorar está relacionada a uma dificuldade em sentir, neste caso entendo que você deve buscar um psicólogo para avaliar melhor a questão.
Olá! Chorar é uma forma importante para deixar transbordar emoções e sentimentos. Precisaríamos olhar para outras situações, como: você consegue sorrir? Chorar de rir? Ou mesmo, mais genericamente: você consegue se emocionar ou ter a capacidade de sentir em inúmeras circunstâncias da sua vida, ou não? Se emocionar e sentir são fenômenos de 'preenchimento', quem sabe você esteja se perguntando: como preencher esse vazio???
Olá! Muitas pessoas aprendem durante a infância que chorar é sinal de fraqueza. Aprendemos isso e acreditamos que é verdade, criando um pensamento distorcido. Procure um psicólogo obter autoconhecimento, entender o motivo de não conseguir chorar, se há crenças/pensamentos distorcidos aprendidos. Na psicoterapia irá aprender a descontruir esses e outros pensamentos, tendo maior compreensão de si, tornando-se mais feliz!
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Parece tratar-se de um bloqueio emocional, relacionado ao choro. Na terapia junguiana, com meditação e hipnose, pode-se descobrir/entender as causas e ir desbloqueando. Devem haver mais questões afetivas envolvidas, os bloqueios geram essa desconexão que você relata.
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Jiciléia Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
Taboão Da Serra
Olá! Nem todas as pessoas são iguais, nem lidam com os problemas da mesma forma. Pode ser um bloqueio emocional que te impede de chorar. Existem as questões emocionais, mas não sei se é seu caso, porém há pessoas que são incapazes de chorar devido a uma doença. Uma doença autoimune. Não é que elas reprimem seus sentimentos, de forma alguma, trata-se de um problema de origem fisiológica.
Uma doença autoimune na qual existe uma sequidão lacrimal, onde é quase impossível filtrar lágrimas. Uma realidade que é conhecida como “Síndrome de Sjögren”. Seria interessante você consultar um médico e um Psicólogo. Estou á disposição!
 Bruna Richter
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Como você fala - mais de uma vez - sobre não conseguir, entendo que chorar é algo que você tenta, que deseja fazer. Acredito que seria bacana entender o porquê disso, tendo posto que cada um possui uma maneira muito própria tanto de sentir como de externalizar seus afetos. Reforço que me parece que você já está atento ao que sente e ao modo como o faz e isso é, por si só, já é ótimo. Ainda assim, caso sinta vontade de transformar algo, talvez a psicoterapia seja uma boa opção para facilitar seu processo.
 Karin Hartveld Ferreira
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, provavelmente esse efeito de não chorar é decorrente de muitos fatores. Pode ter acontecido um grande trauma na sua vida e você "engessou" suas emoções e expressões como forma de defesa; você pode ser "enrijecido" emocionalmente por conta da criação que teve. É muito importante não abafar seus sentimento, comece percebendo seu corpo e emoções, nomeie, acolha suas emoções, visto que nosso corpo funciona como uma panela de pressão, se as emoções não são trabalhadas e externalizadas, são abafadas, a gente acaba adoecendo. O autoconhecimento, compreender a sua história de vida, acolher a sua criança interior são extremamente importantes para você. Acompanhado de observar e perceber o seu corpo, ir ao campo do "sentir". Se isso te incomoda, busque apoio. Espero ter te ajudado. Abraço.
 Eloá Almeida
Psicólogo
Rio de Janeiro
Não chorar pode ser um mecanismo de defesa que em algum momento de sua vida você encontrou e começou a fazer inconscientemente. Mas tem outros fatores que podem ser motivos para que isso aconteça, o ideal era entrar em psicoterapia para elaborar o porque isso acontece.
 Sammy Carralas
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! É bastante compreensível que você esteja buscando entender essa questão. A dificuldade em chorar pode ter diversas origens, e não é incomum encontrar pessoas que enfrentam esse cenário. É importante considerar que cada indivíduo possui formas únicas de expressar emoções, e nem todos reagem ao sofrimento com o choro. No entanto, se essa dificuldade está causando desconforto ou preocupação, pode ser útil explorar esses sentimentos mais profundamente com um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode auxiliá-la a compreender melhor suas emoções e a encontrar maneiras saudáveis de lidar com elas. Buscar apoio especializado é sempre uma alternativa valiosa para promover o autoconhecimento e bem-estar emocional. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! espero que você esteja bem! O choro é uma forma de manifestarmos os nossos sentimentos. O choro pode vir em momentos de muita tristeza como também de muita emoção e felicidade. As pessoas podem expressar suas emoções de diferentes maneiras. Você já parou para pensar em como você demonstra ou se comporta em momentos de tristeza e felicidade? Você tem medo em demonstrar suas emoções? Reflita nessas perguntas e na sua história de vida. O autoconhecimento pode te ajudar a responder a sua pergunta.
Dra. Marcela Felício
Psicólogo, Psicanalista
São José dos Campos
Há de se escutar para além do momento presente, nossa história com o que nos aparece como indagação. A que serve a presença do choro a cada situação? Como é possível chorar?
Sim. Isso é normal. Existem muitas pessoas assim. Não significa qud não tenham sentimentos, mas expressam dd forma diferente. Seria legal um processo de autoconhecimento para identifica de onde vem isso e qual a forma que vc usa para conseguir extravasar
Isso pode vir de um condicionamento a reprimir emoções que aconteceu ao longo da sua vida sem você nem perceber (só uma hipótese ta?). Se você sentir que não chorar te causa prejuízos na vida um acompanhamento psicológico pode te ajudar! Fico a disposição.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O fato de você não conseguir chorar pode ter diversas explicações, e isso não significa, necessariamente, que há algo de errado. O choro é uma expressão emocional complexa, influenciada por fatores biológicos, psicológicos e até socioculturais. Algumas pessoas, por exemplo, aprendem desde cedo a reprimir o choro, seja por experiências familiares, exigências sociais ou por uma defesa emocional inconsciente. Com o tempo, essa dificuldade em expressar tristeza através do choro pode se tornar um padrão automático.

Do ponto de vista da neurociência, o choro envolve a ativação do sistema límbico, especialmente da amígdala e do córtex pré-frontal, áreas responsáveis pelo processamento das emoções. Quando há um bloqueio nessa resposta, pode ser que o cérebro tenha encontrado outras formas de lidar com as emoções, como racionalizar ou desconectar-se delas antes que atinjam um nível de intensidade que leve ao choro. Algumas pessoas não choram, mas sentem emoções de formas diferentes, como tensão no corpo, sensação de vazio ou pensamentos acelerados.

Também é importante considerar se essa dificuldade em chorar vem acompanhada de outros sinais, como dificuldade em sentir emoções com profundidade, sensação de anestesia emocional ou um padrão de evitação de sentimentos mais dolorosos. Se isso estiver impactando a forma como você se conecta com as suas emoções ou com outras pessoas, pode valer a pena explorar isso mais a fundo em terapia.

Talvez o seu cérebro tenha aprendido a ser “forte” de um jeito que, com o tempo, deixou de permitir certos escapes emocionais. A questão interessante não é apenas o choro em si, mas o que ele simboliza para você. Já parou para pensar o que aconteceria se você chorasse? Caso queira compreender melhor esse processo, estou à disposição!
Dra. Carolaine Siqueira
Psicólogo
São José do Rio Preto
Cada pessoa lida com as emoções de maneira diferente, e a dificuldade de chorar pode estar ligada a diversos fatores, como aprendizados na infância, necessidade de controle emocional ou até formas de proteção que você desenvolveu ao longo da vida. Na abordagem sistêmica, olhamos para sua história e para os padrões emocionais que podem estar influenciando essa dificuldade de expressão. Não se trata apenas de "ser normal ou não", mas sim de entender o que esse bloqueio representa para você e como isso impacta sua vida. Se quiser explorar isso de forma mais profunda e encontrar caminhos para se conectar melhor com suas emoções, estou a disposição!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.