Porque eu não consigo chorar? Tenho 24 anos e consigo contar nos dedos quantas vezes eu chorei desd

14 respostas
Porque eu não consigo chorar?
Tenho 24 anos e consigo contar nos dedos quantas vezes eu chorei desde minha infância, até hoje.
Isso é normal? Mesmo quando eu quero chorar, não consigo. Pode acontecer algum falecimento, acidente, dor, decepção... Qualquer coisa que normalmente as pessoas choram, eu não consigo. Não vem nada, nem lembro mais da sensação de um choro. Gostaria de saber se isso é normal
Pode ser uma maneira que você encontrou desde cedo para lidar com seus sentimentos e emoções, os sentindo de uma forma que não te leva a chorar. O alívio que chorar trás faz bem para extravasar sentimentos intensos. Não chorando, você provavelmente vai precisar manifestá-los de alguma outra maneira. O importante é não guardar eles dentro de você por muito tempo, isso pode gerar muito sofrimento e angústia.

Olá. Talvez não seja a melhor forma de se avaliar um sentimento, muitas pessoas têm sentimentos fortes mesmo não chorando. A dificuldade de expressar através do choro pode estar ligado a crenças(acreditar) passadas de que o choro é para os fracos. Deixe fluir seus pensamentos e dê vazão aos seus sentimentos. Existe solução para esse "canal lacrimal enferrujado". Abs
A dificuldade em conseguir demostrar seus sentimentos através do choro pode estar relacionado com situações passadas que foram percebidas com muita intensidade e que, por pensamentos disfuncionais, você bloqueou, e "segurou o choro", aprendeu dessa forma a lidar com seus sentimentos. Faça terapia para buscar autoconhecimento.
Olá! O choro é uma das formas de se comunicar emoção mais facilmente reconhecidas socialmente. É quase que automático para todos nós ao nos depararmos com alguém que chora, que trata-se de um excesso de afeto que não encontrou outra via de se fazer presente se não pelo choro. Portanto, é um modo de dar "vasão" ao excesso, de "tratar" o excesso quando ele irrompe. No entanto, essa não é a única maneira. Há pessoas que "tratam" o excesso pela via das ações, da impulsividade, do "nada querer saber" sobre suas próprias questões. As possibilidades são inúmeras, singulares, mas cada um encontra um jeito que pode ser mais ou então menos nocivo para o próprio sujeito. Poderíamos dizer que a resposta pela impulsividade é um modo menos benéfico para o sujeito tendo em vista que ele pode se colocar em muita confusão, situações difíceis, por exemplo. Portanto, não se angustie se o choro não é uma via frequentemente acessada por você, certamente você encontrou outras. Agora, o que é importante é que você possa compreender os motivos pelos quais isso se dá, o modo como você consegue tratar o seu excesso, o motivo pelo qual você "não consegue chorar", como você diz acima, enfim, que você possa se apropriar melhor do modo como você sofre ou escamoteia esse sofrimento.
Olá! O site terapêutico é um excelente lugar para você expor essa queixa, que parece ser pertinente. Emoção contida não faz bem ao organismo, quando tentamos abafar as emoções elas podem desencadear reações físicas, como alteração da pressão arterial e problemas digestivos. Chorar alivia a dor, a tensão e faz bem. De acordo com as pesquisas, o choro produz uma espécie de analgésico natural quando é formado e libera uma série de hormônios no nosso organismo. Essas substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar e ajudam a apaziguar a dor física e emocional. Busque ajuda para lidar com isso, você merece uma vida ótima e pode tê-la. Sentimentos precisam ser entendidos, a psicoterapia pode te ajudar nesse processo.
Não ficou claro para mim se quando você fala de sua dificuldade em chorar significa dificuldade em ter sentimentos, tristeza, por exemplo. Se você tem o sentimento e apenas não chora, não sei se isso significa algum problema. Há pessoas que choram muito e outras que choram menos, e isso ser apenas o indicativo de diferenças individuais. Se for este o caso, talvez o que esteja te angustiando seja a ideia de não estar correspondendo às normas e expectativas sociais a respeito de como devemos nos comportar nessa ou naquela circunstância, a exemplo de quando devemos chorar, por exemplo. Por outro lado, se essa dificuldade em chorar está relacionada a uma dificuldade em sentir, neste caso entendo que você deve buscar um psicólogo para avaliar melhor a questão.
Olá! Chorar é uma forma importante para deixar transbordar emoções e sentimentos. Precisaríamos olhar para outras situações, como: você consegue sorrir? Chorar de rir? Ou mesmo, mais genericamente: você consegue se emocionar ou ter a capacidade de sentir em inúmeras circunstâncias da sua vida, ou não? Se emocionar e sentir são fenômenos de 'preenchimento', quem sabe você esteja se perguntando: como preencher esse vazio???
Olá! Muitas pessoas aprendem durante a infância que chorar é sinal de fraqueza. Aprendemos isso e acreditamos que é verdade, criando um pensamento distorcido. Procure um psicólogo obter autoconhecimento, entender o motivo de não conseguir chorar, se há crenças/pensamentos distorcidos aprendidos. Na psicoterapia irá aprender a descontruir esses e outros pensamentos, tendo maior compreensão de si, tornando-se mais feliz!
Olá! Parece tratar-se de um bloqueio emocional, relacionado ao choro. Na terapia junguiana, com meditação e hipnose, pode-se descobrir/entender as causas e ir desbloqueando. Devem haver mais questões afetivas envolvidas, os bloqueios geram essa desconexão que você relata.
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 450
Olá! Nem todas as pessoas são iguais, nem lidam com os problemas da mesma forma. Pode ser um bloqueio emocional que te impede de chorar. Existem as questões emocionais, mas não sei se é seu caso, porém há pessoas que são incapazes de chorar devido a uma doença. Uma doença autoimune. Não é que elas reprimem seus sentimentos, de forma alguma, trata-se de um problema de origem fisiológica.
Uma doença autoimune na qual existe uma sequidão lacrimal, onde é quase impossível filtrar lágrimas. Uma realidade que é conhecida como “Síndrome de Sjögren”. Seria interessante você consultar um médico e um Psicólogo. Estou á disposição!
Olá! Como você fala - mais de uma vez - sobre não conseguir, entendo que chorar é algo que você tenta, que deseja fazer. Acredito que seria bacana entender o porquê disso, tendo posto que cada um possui uma maneira muito própria tanto de sentir como de externalizar seus afetos. Reforço que me parece que você já está atento ao que sente e ao modo como o faz e isso é, por si só, já é ótimo. Ainda assim, caso sinta vontade de transformar algo, talvez a psicoterapia seja uma boa opção para facilitar seu processo.
Olá, provavelmente esse efeito de não chorar é decorrente de muitos fatores. Pode ter acontecido um grande trauma na sua vida e você "engessou" suas emoções e expressões como forma de defesa; você pode ser "enrijecido" emocionalmente por conta da criação que teve. É muito importante não abafar seus sentimento, comece percebendo seu corpo e emoções, nomeie, acolha suas emoções, visto que nosso corpo funciona como uma panela de pressão, se as emoções não são trabalhadas e externalizadas, são abafadas, a gente acaba adoecendo. O autoconhecimento, compreender a sua história de vida, acolher a sua criança interior são extremamente importantes para você. Acompanhado de observar e perceber o seu corpo, ir ao campo do "sentir". Se isso te incomoda, busque apoio. Espero ter te ajudado. Abraço.
Não chorar pode ser um mecanismo de defesa que em algum momento de sua vida você encontrou e começou a fazer inconscientemente. Mas tem outros fatores que podem ser motivos para que isso aconteça, o ideal era entrar em psicoterapia para elaborar o porque isso acontece.
Olá! É bastante compreensível que você esteja buscando entender essa questão. A dificuldade em chorar pode ter diversas origens, e não é incomum encontrar pessoas que enfrentam esse cenário. É importante considerar que cada indivíduo possui formas únicas de expressar emoções, e nem todos reagem ao sofrimento com o choro. No entanto, se essa dificuldade está causando desconforto ou preocupação, pode ser útil explorar esses sentimentos mais profundamente com um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode auxiliá-la a compreender melhor suas emoções e a encontrar maneiras saudáveis de lidar com elas. Buscar apoio especializado é sempre uma alternativa valiosa para promover o autoconhecimento e bem-estar emocional. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!