Preciso saber como proceder c meu namorado, ele sofreu um trauma e perda muito grande, e vem lutando

29 respostas
Preciso saber como proceder c meu namorado, ele sofreu um trauma e perda muito grande, e vem lutando sozinho, conversa muito...
Ele vem sentindo tontura, sonolência, apático, irritado, coração acelerado.
Porém não aceita q possa estar sofrendo de ansiedade ou depressão.
Gostaria de ajuda pra saber como abordar o assunto c ele, insentivar a procurar ajuda profissional...
Procure explicar para ele que ir a um profissional não é para "loucos", inclusive a maior parte da clientela de um consultório psiquiátrico é constituída por pessoas com ansiedade e depressão. Diga que psiquiatras são médicos e que podem, inclusive, avaliá-lo fisicamente e pedir exames, caso seja necessário. Também, se for a um bom profissional, ele não receberá, necessariamente, um diagnóstico de transtorno de ansiedade ou depressão. Ele irá para conversar e procurar saídas para melhorar seu sofrimento. Finalmente, esclareça que ir a um psiquiatra não significa que ele vá ter de tomar remédios, seja porque nem sempre são indicados, seja porque ele pode simplesmente não tomar, mesmo que o psiquiatra indique. E, como ocorre com todos os profissionais de saúde, ele terá sigilo quanto a eventuais informações que dê sobre sua intimidade ou vida particular.

Boa tarde, para ajudar teu namorado é preciso que ele reconheça i importância de reprocessar o trauma e a perda, isto pode ser feito com a terapia, tem as terapias com EMDR e Brainspotting que são especificas para reprocessamentos de traumas. Procure um psicologo/a perto da tua cidade que trabalhe com isso e com certeza vai ter um alivio bem rapidamente e... ter mais clareza sobre seu sofrimento sem que ninguém diga a ele o que tem. Espero ter ajudado
r entenda
Boa noite! Ajudar o seu namorado a compreender a importância de buscar um profissional para que consiga elaborar o luto envolvendo as perdas será de extrema importância. Para isso sugiro que agende consulta com um psicologo ou psiquiatra e se prontifique a acompanha-lo num primeiro momento. O profissional irá ajuda-lo a cuidar da depressão e ansiedade aliviando seu sofrimento sem julgamento ou rotulação.
Ola boa noite, e importante poder ajuda lo o mostrando a mudança de comportamento desde o trauma, de repente buscar junto com ele informações a respeito do pos trauma e como é difícil as vezes superar sozinho, e poder contar com a ajuda profissional é crucial para retomar a continuidade da vida. Um acompanhamento Psiquiatrico e Psicológico, seriam ideiais.
A disposição para outras dúvidas.
Olá! Atitude muito importante a sua, pois ajudar pessoas que amamos às vezes é muito difícil por questões de resistência. Trauma e luto duradouro precisam de cuidado. É interessante você conversar de forma empática e pedir pra ele listar os sintomas físicos que tem sentido e também perceber desde quando estes o perturbam, assim a autopercepção será estimulada. Depois fale o que você tem percebido de mudança no humor dele e que isto não o faz bem. Aqui você pode listar os prejuízos. Diga pra ele que você quer o ver bem e que ajuda especializada vai fazer diferença neste momento. Complete em sua conversa a ideia de que ele pode ir a um psicólogo para entender como é um tratamento e que você se prontifica de ir junto. O problema muitas vezes não é não querer ajuda e sim ter preconceitos com o processo.
Só procura ajuda de um psicólogo aquele que sabe que possuiu uma mente a ser cuidada. Infelizmente, algumas pessoas ainda negligenciam a mente.
Quem sabe, você poderia fazer uma analogia com seu namorado. Faça o seguinte raciocício com ele: Quando você sofre um trauma físico você precisa da ajuda de um médico especialista, certo? Vamos supor que você caia e sinta dor constante no fêmur. Provavelmente, você vai procurar um ortopedista e verificar o problema. Diga a ele, então, que da mesma forma que temos corpo, temos mente. E quando sofremos uma perda, o trauma é emocional e o profissional que te ajuda a pensar, sentir e compreender é o psicólgo.
Toda perda envolve um luto. O luto é sempre complexo, normalmente dolorido, algumas vezes parece infindável... O trabalho do psicólogo visa amenizar a dor e guiar o paciente num processo de compreensão da realidade dele por ele próprio (processo de autoconhecimento de suas angustias, desejos, ações...).
Olá! Muitas vezes, vivenciar um trauma intenso pode desencadear o transtorno de estresse pós-traumático, mas é preciso avaliar se esta é a situação que ele se encontra. É importante que ele busque ajuda profissional, para isso, sugiro que possas compartilhar suas percepções dos sintomas e comportamentos e orientar que procure um psicólogo para falar sobre o assunto. Abraço.
É importante que ele perceba a importância de um acompanhamento Psiquiátrico ou psicológico. Iniciar com ele conversando com ele sobre a razão de não querer buscar essa ajuda, verificar se ele percebe que precisa ser ajudado, se ele entende que é importante. Conversar com ele sobre a sua percepção do quanto ele está diferente, e que você percebe que ele está sofrendo. Veja com ele o que ele acha melhor, buscar uma ajuda de um psiquiatra ou de um psicólogo, e a partir dai desenvolver esse diálogo. Abraços
Olá...
Existe um preconceito na procura de profissionais de saúde mental, isto é muito comum, embora inaceitável.
É nobre da sua parte buscar ajuda para proporcionar qualidade de vida ao seu namorado.
Sugiro desmistificar as ideias preconcebida de que psicólogo e psiquiatra é para pessoas em questões graves psicoticas.
Tente naturalizar a visita ao psicólogo, se oferecer para ir junto talvez funcione.
Deixe claro que o tratamento vai fazer bem tanto pra ele, quanto para o relacionamento de vocês, que tudo isto pode estar ocasionando em sofrimento para vocês.
Abraços!
Ola! A sua atitude é plausível e muito louvável. Nem sempre é fácil ajudar as pessoas quando estas oferecem resistências. Não fale com ele sobre ele estar com depressão ou ansiedades, é muito difícil as pessoas aceitarem um "rótulo". Diga a ele em tom firme, porém suave, que nesse momento difícil é muito bom procurar por ajuda, para elaboração de perdas significativas. Não desista! O ditado popular sempre tem uma certa validade; água mole em pedra dura...Sucessos
Olá!
Primeiramente parabéns pela atitude em estar ao lado do namorado, neste delicado momento. Além do trauma, perdas... Convence-lo a buscar ajuda profissional... Nada fácil!
É importante conversar com ele sobre a sua percepção, do quanto você o percebe "diferente", e o quanto isso está prejudicando não somente ele, mas você e a relação de vocês!
Sugira a ele buscar a ajuda de um psiquiatra ou de um psicólogo.
Não costuma ser fácil, precisa paciência e pressistencia.
Espero ter ajudado!
Estou a disposição!
Vc pode ajudar conversando com ele, lutos fazem parte da vida cada um te seu tempo de elaborar as perdas...veja com ele se ha interesse em ter uma ajuda que possa ajuda-lo a vivenciar esse momento
Terapia EMDR é aceita como a terapia mais eficaz para Transtorno de estresse pós-traumático pela OMS.
Bem, sugiro um diálogo generoso com ele, com artigos, YouTube e afins sobre a importância e a validade da psicoterapia. De nada adianta forçar ou ele ir sem vontade ou preconceito. Depois disso, escolha um psicoterapeuta que trabalhe com EMDR que lida muiiiiito bem com traumas. Aos poucos você será capaz de encaminhá-lo. Não desista! É o um dos melhores caminhos para ajudá-lo, a psicoterapia .
Aborde o assunto de forma empática, revalide o sofrimento dele, se colocando no lugar dele, não é fácil perder, e cada pessoa reage de uma maneira.Coloca pra ele, que atravessar esta situação sozinho, é quase a mesma coisa que fazer uma cirurgia sem anestesia, e que a ajuda profissional, seria esta "anestesia", que ele precisa para superar.
Primeiro ele próprio precisa entender que precisa de ajuda e precisa querer essa ajuda. Você não pode forcá-lo, apenas incentivá-lo de forma cautelosa e afetuosa. Tente mostrar relatos reais encontrados facilmente na internet, por exemplo. Procure explicar que todos nós em certos momentos da vida precisamos de ajuda e isso não nos torna mais fracos. Atenciosamente.
Olá , esse é um momento muito delicado quando a pessoa não aceita, porém você pode sugerir levar ele junto no profissional de psicologia com a abordagem da EMDR que trabalhem essas questões traumáticas, ou procurar ajuda online e o profissional irá acolher e explicar o que se passa no cérebro quando a pessoa passa por situações difíceis e como o corpo reage a essa emoção. quando ele for bem acolhido e entender todo o processo, pode ser que ele aceite ajuda profissional. lembrando que já tem esse atendimento online.
Sofrer um trauma e elaborar o luto é muitas vezes complexo, o fato de você estar atenta e demonstrar sua preocupação com o que ele está sentindo, já o ajuda, converse com ele sobre o acontecido (se ele conseguir falar sobre isso) e assim conversando vá tentando chamar a atenção para o que ele está sentindo tanto fisico como mentalmente. apontando para um acompanhamento profissional para ajuda-lo a amenizar esse sofrimento. É preciso ter muita empatia e paciência.
Lendo as respostas, acredito que tu já tens ótimas respostas para tua pergunta. Gostaria apenas de acrescentar uma sugestão de leitura "A tristeza transforma, a depressão paraliza". É um livro de um psiquiatra chamado Neury Botega, muito útil para as pessoas (próximas ou quem está passando por isso) entenderem um pouco melhor como a depressão funciona e a importância do tratamento. Ele é cheio de exemplos de casos e tem uma leitura bem fácil, é relativamente curto.
Olá,
Grandes perdas vão exigir um trabalho grande de luto.
Importante conversar e obter teu apoio, mas para contribuir num processo duro, alguém imparcial pode ajuda-lo a elaborar seus sentimentos e contribuir para que os sintomas apresentados diminuam e ele possa seguir a vida encontrando novas perspectivas apesar da dor e falta que a perda traz.
Acredito que mostrar teu limite para oferecer ajuda neste processo, possa causar algum efeito. Afinal, mesmo com o vínculo e tua boa vontade, a situação dos sintomas segue avançando.
Olá!

Para muitas pessoas, procurar um psicólogo ou psiquiatra ainda é um tabu, pois muita gente acredita que buscar ajuda é sinal de fraqueza por não conseguir resolver os próprios problemas sozinho, ou então acreditam que o psicólogo e o psiquiatra só tratam pessoas com transtornos mentais graves, mas isso é um mito. A grande maioria das pessoas que buscam terapia, são pessoas que estão passando por dificuldades comuns, como problemas na família, no relacionamento amoroso ou no trabalho o que gera os sentimentos de ansiedade ou tristeza, por exemplo.

Esse pode ser um ponto de partida: não ficar dizendo para a pessoa que ela tem "depressão", ou que ela tem "problemas com ansiedade". Dizer que a pessoa tem uma doença, só vai fazer com que a pessoa resista cada vez mais, pois, desse modo, buscar tratamento seria como "aceitar que ela tem uma doença". Ao invés de ficar dizendo que a pessoa está doente, pode ser mais útil, nesses casos, dizer que ela está passando por um momento difícil, e que, todos nós passamos por momentos delicados na vida, e, que, ela não precisa lidar com isso sozinha, que um profissional pode ajudar ela a lidar melhor com a situação.

Para ajudar essas pessoas que não aceitam tratamento, outro ponto importante é ir aos poucos, estimulando a pessoa a buscar tratamento, porém, sem pressionar muito, pois, a pessoa já está lidando com uma situação delicada, e, mais pressão ainda não será bem vinda.

Espero ter ajudado!
Olá! Tente falar com ele sobre o que você sente, suas preocupações, sua vontade de ajudar, e suas necessidades frente a essa situação. Tente encontrar uma solução junto com ele. O processo terapêutico exige envolvimento e entrega, se ele não quiser, dificilmente será proveitoso para ele.
Bom dia, querida! Infelizmente, de acordo com minha prática clínica, há muita resistência das pessoas realizarem psicoterapia, e tal profissional só é procurado quando a situação está "muito difícil". Muitas vezes, homens tem bastante dificuldade de falar sobre seus sentimentos, afinal vivemos numa cultura heteronormativa, onde "falar sobre os sentimentos pode ser sinônimo de fragilidade, quem dirá sofrer de depressão e ansiedade...". Enfim, para que uma psicoterapia de fato aconteça ao longo do tempo, é fundamental que o paciente queira estar lá, para que a formação do vínculo seja possível. Recomendo, assim, que ele pudesse pelo menos experimentar algumas sessões de psicoterapia para ver se ele gosta ou não, se faz sentido para ele ou não.
Espero ter ajudado!
Creio que insistir sobre o tema de maneira direta é em vão. Leve-o para buscar conhecimento, entender sobre ansiedade e depressão. Na internet há diversos canais que falam sobre o assunto, assistir com ele, de maneira indireta poderá ajudá-lo.
Infelizmente a saúde mental ainda sofre alguns paradigmas e a única maneira de quebrá-los é com conhecimento.
Entre lá no meu canal @irislopes.psi, lá temos diversos conteúdos sobre o assunto, mas busque também outras fontes de informação.
Olá! O ideal é que ele se sensibilize em função do prejuízo que esse comportamento gera no relacionamento de vocês, no impacto dessa situação em você, e, principalmente, no prejuízo social, emocional e relacional que essas questões trazem a vida dele. O tratamento psicológico é pra qualquer um que queira ser o melhor que possa ser.
Olá! Algumas pessoas são mais fechadas, como pode ser o caso dele. Falar da dor, é uma forma de enfrentar, mas antes, é preciso reconhecer que mexer nessa feriada vale a pena. O que pode não valer muito é por o diagnóstico na frente das sensações que a pessoa tem. Assim, parece que fica um tratamento frio, menos humanizado. De todo jeito, cada pessoa vivencia o luto de uma forma diferente... Não sei se falamos necessariamente de ansiedade ou depressão... Indicar que ele pode falar da dor da perda para algum profissional (uma vez que nem todo mundo sabe como funciona nem para que serve o trabalho de uma psicóloga) já pode deixar um caminho indicado de que existe a possibilidade de ajuda. Dor dividida é dor diminuída e sarada. Até mais!
Penso que o que você pode fazer é ser uma boa cia para ele, se informar sobre o assunto e compartilhar com ele as informações, colocar sua percepção e seus sentimentos. Não há uma receita do que fazer e nem como convencê-lo a fazer algo que não quer, é preciso compreensão e honestidade. Boa sorte
O que você pode fazer nesse momento é ouvi-lo sem julgamentos! Se ele quiser ajuda ele vai lhe pedir, então você indica o caminho mais adequado que é o que você já esta fazendo regularmente. Vivenciar o luto não é fácil. Um abraço!
Olá! Em situações como trauma e/ou uma perda muito grande (luto), vários sentimentos ficam aflorados e a pessoa envolvida passa a dar atenção exacerbada à sua dor. É um caminho delicado para conscientiza-lo sobre a necessidade de ajuda, porém, ser uma boa ouvinte, ter empatia e não julgar os sentimentos dele, é um bom inicio. Tente mostrar que há caminhos para tentar amenizar a dor e melhorar a qualidade da rotina, sem que isso tome conta da sua saúde física e mental. Coloque-se à disposição para ajudá-lo mas lembre-se que a sua contribuição nesta situação será limitada e somente ele poderá dar o passo seguinte. Espero ter ajudado.