Procurar efeitos colaterais de remédios e sentir medo de tomar eles e sentir esses efeitos, pode ser

33 respostas
Procurar efeitos colaterais de remédios e sentir medo de tomar eles e sentir esses efeitos, pode ser sinal de hipocondria? As vezes deixo de tomar um remédio por medo de me sentir mal ou surtir alguma reação alérgica que eu não sei, mas eu não consigo não procurar os efeitos que aquele medicamento pode fazer.
O que te faz pensar que isso é sinal hipocondria? e o que saber sobre isso pode mudar em sua vida? Essas questões podem ser debatidas em sessões de terapia, mas lembrando que nunca serão solucionadas rapidamente.

Olá me parece que você percebe que este comportamento não contribui para seus tratamentos médicos e que na hipótese de auto sabotagem, você pode estar buscando uma mudança. Neste caso o acompanhamento psicológico pode ajudar na compreensão de suas atitudes.
Olá,

Muitas medicações geram efeitos colaterais, a ponderação entre os possíveis efeitos colaterais e os efeitos terapêuticos da medicação devem ser discutidos com seu médico que faz essa ponderação na hora que faz a receita do medicamento.

Você pode pedir a ele esclarecimentos a respeito dos efeitos colaterais que está sentindo ou dos que tem receio de sentir. Ele poderá melhor esclarecer e discutir com você o custo benefício da medicação em questão.

Espero ter ajudado.
Efeitos colaterais os remedios podem ter. Muitas vezes os médicos nao sabem todas as restricoes de um paciente. É razoavel voce se preocupar consigo mesma. Entretanto esta preocupação , quando excessiva, pode te levar a nao se tratar adequadamente. Hipocondria é mania de doença, é achar que esta doente o tempo todo e ficar buscando um diagnostico que tranquilize, uma resposta a partir do corpo. é um medo persecutorio que se expressa através de sintomas no corpo e na mente. Faca uma terapia psicanalítica. Como psicossomatista te recomendo
Existe a possibilidade dessa preocupação excessiva com os efeitos colaterais seja um sinal de hipocondria. A hipocondria é um transtorno caracterizado pela preocupação excessiva com a saúde e o medo de estar doente, mesmo sem evidências claras de uma condição médica.
No entanto, também pode ser uma forma de precaução da sua parte. É importante lembrar que existem riscos associados a qualquer medicamento e é razoável querer se informar sobre os efeitos colaterais de um medicamento antes de tomá-lo.
Minha sugestão é iniciarmos um tratamento para obter mais informações sobre seus medos em relação aos medicamentos, fico a disposição.
A preocupação excessiva com o próprio estado de saúde pode ser um sinal de hipocondria, mas um diagnóstico precisa de uma avaliação, que é feita em consulta. É comum querer saber os efeitos colaterais de substâncias que ingerimos, mas o fato de você falar em medo parece que é algo que pode estar te prejudicando. Se puder, converse com um psicólogo para ter uma ajuda mais indivualizada. Abraço
A preocupação excessiva em relação aos efeitos colaterais dos medicamentos e o medo de experimentá-los podem ser indicativos de hipocondria, se você está experimentando essa preocupação excessiva e medo em relação aos efeitos colaterais dos medicamentos, é importante procurar ajuda profissional. Um psicólogo poderá avaliar sua situação e fornecer orientação adequada.
Tudo na vida tem uma consequência e um efeito colateral. Até mesmo um remédio para dor de cabeça. Partindo desse principio, o meu papel não é te enquadrar em um transtorno, mas te auxiliar a tomar as suas decisões com mais segurança e assumir as consequências dela, resumindo, desenvolver o seu processo de amadurecimento.
Não é possível realizar um diagnóstico olhando apenas um sintoma, é preciso analisar seu caso de perto antes de tirar conclusões. Um acompanhamento terapêutico te proporcionará respostas e alternativas mais assertivas.
A hipocrindria é a preocupação excessiva com a ideia de ter um problema médico grave, mas não diagnosticado, ou seja ansiedade de saúde.
Importante você saber os efeitos colaterais das medicações prescritas a você, porém cuidado com as interpretações que faz, pois cada organismo reage de uma maneira e deixando de tomar, pode sabotar seu tratamento.
A medicação é para trazer mais qualidade de vida, mediante a necessidade de cada pessoa.
Olá. Sua preocupação por um lado é compreensível, mas ler bula de remédio realmente não irá te ajudar. O mais importante é saber o custo/benefício da medicação para você. Quando você ler a bula pode ficar sugestionada em algumas reações adversas da medicação. Dessa forma, se a medicação te foi passada por um médico e ela é necessária para você, o mais indicado é não ler a bula mas conversar com seu médico para que ele te oriente. Espero ter ajudado.
Oie! Olha só , deve ser muito difícil você se preocupa muito o tempo todo, acha que sempre pode acontecer o pior dentro das bulas que lê certo? Na minha experiência esse comportamento se liga mais a ansiedade viu. Ela precisa ser entendida e trabalhada em sessão e devagar nessa construção de conhecimento você conseguira trazer mudanças em seu comportamento e sentimento.
Olá! Como você está hoje? Como disse os colegas, pode ser angústia com algo, ansiedade, gatilho por algo profundo seu...enfim , muita coisa esse seu medo q acaba te impedindo de cuidar de vc. Mas Só o fato de ter se aberto aqui ja significa muito. Significa que vc tem um olhar de cuidado com vc e quer melhorar de seu mal estar. Aconselho que busque um processo psicoterapeutico para te auxiliar nesse processo de desconforto que vc tem vivenciado A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir confortável para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas, vc vai ver que isso vai te ajudar muito a liberar essa angústia. Sei que dá um pouco de medo, mas você não esta sozinho(a). Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco á disposição. @leticiafernandespsi .Abraço
Olá! Que posso te informar é que a maioria das medicações alopáticas possuem algum efeito colateral e que sua cautela em não querer tomar ou verificar o que está tomando tem fundamento. Existem outras possibilidades, como as medicações homeopáticas. Porém te sugiro o atendimento psicológico para te deixar mas tranquila, em relação à sua angustia, como também verifique a possibilidade de mudança na forma como busca seu tratamento. Espero ter ajudado. Abraço
Sim, esse comportamento pode ser um sinal de hipocondria. A hipocondria é um transtorno de ansiedade em que a pessoa tem medo excessivo de ter doenças ou de ficar doente, mesmo sem ter sintomas concretos. Uma das características comuns da hipocondria é procurar constantemente informações sobre as possíveis doenças e condições associadas aos sintomas que a pessoa experimenta, bem como verificar os efeitos colaterais dos medicamentos e ter medo de tomá-los. Se você está com dúvidas sobre um sintoma ou se está tendo medo dos efeitos colaterais dos medicamentos, é importante falar com um profissional de saúde mental para que ele possa ajudá-lo a lidar com essa ansiedade e medo de forma saudável.
Olá!
Talvez tua pergunta venha repetir o que buscas nas bulas, confirmar uma doença. Bem, te diagnosticar apenas pela tua questão seria precipitado. As bulas informam a partir dos estudos, pesquisas e observação para aprovação da medicação. Se tu costuma ler as bulas e entrar em auto observação se algum efeito colateral, isto pode te estressar. Quem sabe tomar a medicação sem ler a bula, confiando na indicação médica e se algo aparecer, verificar se tem descrito tal efeito? Assim tu pode evitar ficar sugestionada e cuida mais da tua saúde!
Olá,

Primeiramente, seria interessante você analisar o que faz você pensar de o medicamento te fazer mal. Você pode ter esses pensamentos mesmo antes de ter ingerido e com isso ficar ansioso, esperando algum efeito ruim, mas não quer dizer que de fato o que está na bula vá ocorrer. Pode acontecer ou não, depende de como seu organismo vai responder a eles. Acredito que também você possa fazer uma análise se precisa fazer uso de tal medicamento ou não. Por outro lado, a psicoterapia te auxiliaria a você a lidar e saber administrar esses pensamentos antecipatórios que te fazem sofrer. Estou à disposição para esclarecimentos. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 160
Muito difícil te dar um diagnóstico sem conhecer o contexto todo…
Busque terapia, assim conseguirá entender o que te faz ter medo, que outras possibilidades tem além do que você pensa sobre as situações. Receberá um direcionamento pra te ajudar a lidar com tudo isso!
Olá, bom pelo lado positivo pode se observar que você se preocupa com sua saúde e com o que vc ingere. Preocupar-se com a saúde é importante. A questão é pelo que você disse que sua preocupação é exagerada e pode estar atrapalhando seus tratamentos de saúde. Tomar medicação gera desconforto e ansiedade em você. Provavelmente tem uma crença de que remédios podem ser perigosos. Sendo assim necessita ler a bula para se sentir melhor; entretanto nem sempre isso funciona. O medo de tomar o remédio pode te trazer sintomas físicos de ansiedade que podem ser similares aos efeitos da bula. Veja a ansiedade ou medo é uma emoção básica que fez com que a humanidade sobrevivesse. Quem não tinha medo e ia em direçao ao perigo machucava-se ou morria. Então é perfeitamente normal sentir isso. No seu caso você está interpretando tomar o remédio como se fosse um tigre de dentes de sabre. Ou seja, está super valorizando o efeito colateral. As vezes temos uma atenção seletiva focada para o que nos dá medo. Checar os efeitos colaterais só ajuda por pouco tempo, mas a longo prazo só piora. Que tal ao invés disso pensar nos efeitos positivos que aquela medicação pode trazer; lembrar de todas as vezes em que os medicamentos lhe ajudaram e não trouxeram efeitos; lembrar que as vezes o efeito colateral ocorre só no inicio do tratamento e por último e mais dificil... PARE DE LER A BULA. Checar piora a situação. Espero ter ajudado. Grande abraço.
Olá, como você está?
É preciso ter mais informações sobre essa possibilidade, até mesmo sobre o que te faz pensar se é ou não hipocondria?
Para além disso é interessante pensar quando surgiu essa busca pelos possíveis efeitos colaterais, como surgiu e em quais contextos se manifesta mais.
Para isso procure um(a) psicólogo(a) que você se sinta bem e acolhido(a), se sinta confortável e possa elaborar melhor essas questões.
A ansiedade em relação à saúde e a preocupação excessiva com os efeitos colaterais de medicamentos podem estar relacionadas ao que se chama de transtorno de ansiedade de doença, anteriormente conhecido como hipocondria. Isso ocorre quando o medo de ter uma doença grave persiste, apesar das avaliações médicas tranquilizadoras.

No entanto, a ansiedade sobre a medicação e os efeitos colaterais também é comum e não necessariamente indica um transtorno de ansiedade de doença. Isso pode ser algo que muitas pessoas experimentam quando começam um novo medicamento e estão incertas sobre como ele pode afetá-las.

É importante falar com seu médico sobre essas preocupações. Ele ou ela pode lhe fornecer informações mais personalizadas e detalhadas sobre os medicamentos que você está tomando, bem como discutir quaisquer preocupações ou medos que você possa ter.

Se você achar que sua preocupação com os efeitos colaterais dos medicamentos está afetando sua capacidade de tomar a medicação conforme indicado, ou está causando angústia significativa, pode ser útil buscar a orientação de um profissional de saúde mental.
Olá! Vejo seu comportamento como uma atitude auto protetiva. É muito importante ler a bula e buscar conhecimento sobre o que você está ingerindo. Afinal, um medicamento deve ser sempre levado a sério. Mas, é interessante observar a intensidade deste medo que você refere. O mais importante não é o diagnóstico de hipocondria, mas sim compreender se este medo é algo disfuncional para o seu dia a dia e isto é possível explorar na terapia. Estou a disposição para lhe ajudar neste sentido. Um abraço!
Olá, não tem problema algum que você busque por reações adversas que a medicação possa te causar. Mas, é interessante observar a intensidade deste medo que você refere.
Porém apenas esse comportamento não te diagnostica como hipocondríaca.
Bom dia. Primeiro é importante saber o que você considera hipocondria. Segundo, se preocupar com os efeitos é normal, eles existem, mas, não necessariamente você irá sofrer esses efeitos. Não recomendo ler a bula, pois ela pode causar esse medo.
Se o seu médico passou a medicação, é com o intuito de te ajudar, e irá.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 175
Sim, o medo de sentir efeitos colaterais severos ou alergias decorrentes do uso de medicamentos pode ser um sintoma de hipocondria. A hipocondria é um transtorno no qual a pessoa tem medo excessivo de ter uma doença e geralmente fica muito ansiosa ou preocupada com a própria saúde, mesmo que não haja necessariamente algo de errado com ela.

No seu caso, pode ser importante conversar com um profissional de saúde mental para obter um diagnóstico correto e um acompanhamento apropriado. Ele poderá ajudá-lo a lidar com essas preocupações e a encontrar maneiras de gerenciar o medo e a ansiedade em relação ao uso de medicamentos, caso isso esteja afetando sua qualidade de vida.

Lembre-se sempre de que a automedicação ou a interrupção do tratamento prescrito sem orientação médica pode ser prejudicial à sua saúde, por isso é essencial sempre seguir as orientações médicas e informar a ele se tiver qualquer tipo de reação adversa.
Olá , podemos começar com uma pergunta ,por que você acha que é hipocondríaca? Acredito que olhar na bula e verificar os efeitos colaterais dos medicamentos é um comportamento da maioria das pessoas . E se ficarmos sobre o controle dos efeitos colaterais que apresentam na bula, não tomamos nenhum medicamento, não é mesmo? Se estiver com dúvidas em relação aos efeitos colaterais do medicamento ou alguma outra , consulte o médico que te prescreveu e tire sua dúvidas, anote suas dúvidas e leve no dia da consulta , pergunte na consulta para que serve , o que você pode sentir , o que o medicamento pode te causar, acredito que isso poderá te ajudar e te deixar mais tranquila. Estou a disposição. Bjus
Saber se é ou não hipocondria talvez não vá te ajujdar de fato. Seria importante buscar entender melhor sobre os incômodos e receios que você tem frente a essa situação, pois eles podem estar te afetando muito. Para isso recomendo que busque ajuda de um profissional para lidar com esses sentimentos.
Um dos direitos do paciente é receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados. Essa informação é necessária pois ninguém melhor do que você, sabe tudo que já se passou em sua vida, quais as medicações que porventura, você já utilizou e quais problemas orgânicos você pode ter. Eu mesmo tenho glaucoma e utilizando uma medicação específica, afetou um problema que já havia sido solucionado a muitos anos, a asma. Quando informei ao meu pneumologista, ele solicitou que o oftalmo trocasse a medicação. Portanto, saber os efeitos colaterais das medicações pode ser de fundamental importância. Mas isso não deve ser feito de maneira que a ansiedade lhe cause transtornos, se isto está acontecendo, provavelmente você está somatizando, acreditando que os efeitos colaterais, com certeza irão lhe afetar, significam uma catastrofização, uma distorção cognitiva que pode prejudicar sua relação com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Neste caso, é de fundamental importância que procure ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto
Olá! É preciso te ouvir mais para entendermos melhor a questão. Inicialmente algumas questões colocadas podem ser: por que você busca os efeitos? Por que tem medo de senti-los? De quais efeitos têm medo? E por que pensa em uma hipocondria? Quando você menciona que o medo é de se sentir mal ou ter alguma reação alérgica da qual não saiba, isso abre caminhos para pensarmos que se tem medo/fica angustiada pela possibilidade de se deparar com o desconhecido, um desconhecido que afete seu corpo. Acho importante falar mais sobre esses medos para elaborar seus significados!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 130
Ola bom dia. Como vai? Pelo seu relato podemos identificar uma angústia e ansiedade sobre a possibilidade de passar mal ou ter efeito desagradáveis. O que pode te levar a uma auto sabotagem e te prejudicar. Necessário você ter uma conversa com o seu médico para que ele possa te orientar sobre a medicação, e evitar ler a bula, além de colocar na balança o custo/benefício da medicação para você, pois provavelmente foi indicado devido a algum desconforto ou doença. Sugiro também um acompanhamento psicológico para trabalhar essas questões a fundo. Sou psicóloga e me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys
Olá, como você está? Entendo que você está passando por um momento desafiador e quero que saiba que é muito corajoso da sua parte buscar ajuda. O medo excessivo de tomar medicamentos devido à preocupação com os efeitos colaterais pode ser um sinal de hipocondria, também conhecida como transtorno de ansiedade de doença. As pessoas com hipocondria frequentemente se preocupam excessivamente com a possibilidade de terem uma doença grave, com base em sintomas físicos ou outras informações (como efeitos colaterais de medicamentos).

No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico. Se você está preocupado com seus sintomas, é importante procurar ajuda profissional.

Além disso, é sempre importante discutir quaisquer preocupações que você possa ter sobre os medicamentos com seu médico ou farmacêutico. Eles podem fornecer informações precisas sobre os possíveis efeitos colaterais e ajudar a aliviar qualquer medo ou ansiedade que você possa ter.

Lembre-se, procurar ajuda é um passo importante e corajoso para cuidar de sua saúde mental. Me coloco à disposição, forte abraço @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 250
Fazer terapia poderia ajudar você a entender este problema, e se possível mitigar os efeitos ou solucioná-lo. É um processo que poderá levar algum tempo mas que pode te ajudar.
Oi! Olha, ler bula de remédio realmente é de dar medo em qualquer pessoa porque sai ali tudo de pior que pode acontecer... mas que não acontece na maioria dos casos... Mas algo está te preocupando em relação aos medicamentos em geral ou alguns em particular. Pode ser algo que se resolva com uma ligação ao médico. Se for algo em geral com todos os medicamentos, algo está te angustiando em relação a tomar remédios como fato em si. Mas os rótulos e nomes de doenças e transtornos como a Hipocondria, não precisam necessariamente estar presentes para te ajudar com as preocupações que você traz. Nesse caso uma psicoterapia pode te ajudar a ver de onde vem esse medo. Se quiser agendar uma primeira consulta ou entrevista estou à disposição!