Q que é transtorno de identidade sexual na inf/ãncia?

22 respostas
Q que é transtorno de identidade sexual na inf/ãncia?
O Transtorno da Identidade Sexual ou de Gênero, caracteriza-se por uma expressiva identificação com o sexo oposto (que não pode ser confundida com aproximação por ganhos secundários), que geralmente se manifesta com a declaração da criança que é ou gostaria de ser do sexo oposto, com preferências intensas de uso de roupas ou comportamentos sociais, bem como fantasias ou brincadeiras de faz-de-conta em que a criança prefere intensamente ser do sexo oposto.

Nestes casos sugiro aos pais que procurem orientação de um profissional de sua confiança.

Sem conhecer o motivo da sua pergunta (as outras respondentes parecem ter assumido que você tem uma criança que se expressa nas formas do sexo outro que o biológico), quero já criticar o termo "trastorno". Ele serve para estritamente nada e sobretudo é inútil porquê sugere que a atitude da criança é um mal. Procurar mudá-la não vai dar certo, só vai aumentar o peso que a criança já está carregando.

O trabalho de um@ psicoterapeuta ou psicanalista pode ajudar a dar mais força à criança para viver do jeito que ela conseguir. Se os pais dela sentirem dificuldade demais convivendo com ela, aconselho eles procurarem terapia para eles se fortalecerem e abrir o horizonte encarando a realidade, para desenvolver a sua felicidade nela.
Se caracteriza por um repúdio à própria condição sexual, aliado a um intenso sofrimento, que provoca perturbação clínica significativa, aliado ao desejo de assumir outra identidade sexual.
Se manifesta antes da adolescência, na infância.
Vale lembrar que é na infancia que a criança começa a se desenvolver , criando os laços e odentificações, o transtorno sexual como já posto pelos colegas se da pelo repudio e ou não identificaçao com o proprio genero. Sugeriria não só a criança mas os pais tb procurarem ajuda, para entender o momento da criança e ajuda-la.
Att.
Eduardo
Boa tarde!
Como não tenho informações suficientes sob sua pergunta. Sugiro procurar um profissional para maiores informações.
De acordo com o colega Dirk. A nomenclatura "transtorno" se refere principalmente ao grau de sofrimento e desajuste social que um comportamentos gera, cuja origem, nesse caso, pode estar muito mais em um ambiente que não aceita que a criança seja autêntica em seu modo de agir, se vestir e interesses.
Transtorno que usualmente primeiro se manifesta no início da infância (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente em intenso sofrimento com relação a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistência de que se é) do outro sexo. Há uma preocupação persistente com a roupa e as atividades do sexo oposto e repúdio do próprio sexo. O diagnóstico requer uma profunda perturbação de identidade sexual normal; não é suficiente que uma menina seja levada ou traquinas ou que o menino tenha uma atitude afeminada.
Em crianças, a perturbação manifesta-se por qualquer das seguintes formas: em meninos, afirmação de que seu pênis ou testículos são repulsivos ou desaparecerão, declaração de que seria melhor não ter um pênis ou aversão a brincadeiras rudes e rejeição a brinquedos, jogos e atividades estereotipicamente masculinas; em meninas, rejeição a urinar sentada, afirmação de que desenvolverá um pênis, afirmação de que não deseja desenvolver seios ou menstruar ou acentuada aversão a roupas caracteristicamente femininas.
Infelizmente como a propaganda da mídia, acabam preocupando-se em demasia com a criança e com seu mundo de fantasia, tentando nomear as atitudes dela e criando pânico na família, sugiro que você busque um pediatra e um Psicologo para que possam juntos verificar a verdade.
Trata-se de Transtorno, distúrbios psicológicos passiveis de tratamento, medicamentoso ou Psicológico, dessa forma sua questão não uma doença.
Espero que tenha podido lhe ajudar, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Prezadx;
Levando em consideração que sua pergunta é de cunho acadêmico, sugiro que Leia autores especializados no tema como: Guacira Lopes louro ou Marco A.C.Jorge.
Bom dia, o transtorno da identidade na infância é quando a criança tem dificuldade de se identificar entre sexo físico e psíquico, contudo que nem sempre é sinônimo de distúrbio, portanto é importante que a família procure ajuda de um profissional que ajude a não entrar em preconceitos que podem prejudicar o desenvolvimento emocional da criança. A sociedade constrói padrões predeterminados que não deixam a criança ser ela mesma portanto para não cair em preconceitos é importante a ajuda de um profissional para que os pais saibam acolher a forma de ser do próprio filho/a sem condicionamentos preconceituosos. Compreender os sinais do ser em desenvolvimento é de suma importância para não prejudicar a estrutura da sua identidade sexual, seja ela qual for. Aos pais sugiro bastante psicoterapia. Espero ter ajudado .
O transtorno de identidade sexual se caracteriza pela não identificação do sujeito com o sexo a que pertence, causando intenso e persistente sofrimento por entender-se pertencente (assim, se identificando)do sexo oposto.

Pode ser observado o transtorno também na angústia da criança em lidar com seus órgãos sexuais, causando-lhes repulsa ou algum relato de desejo de não ter tal órgão...

Segundo a OMS, sexo se refere a características fisiológicas enquanto gênero se refere a identidade, comportamentos e atividades socialmente atribuídas a homens e mulheres...

Se este caso acontece com seu filho(a), procure um psicólogo para ele(a), para que ele(a) aprenda a lidar e entender tudo que acontece e o que está por vir e um pra você, para que, do mesmo jeito, saiba manejar a situação e possa enfrentar com mais entendimento o que a sociedade ainda não entendeu: somos TODOS diferentes!

;)
Assunto polêmico este é muito complexo para o diagnóstico portanto precisa amplos cuidados. Corresponde ao CID-10 F64 que se inclui em transtornos de identidade sexual.
Transtorno que usualmente primeiro se manifesta no início da infância (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente em intenso sofrimento com relação a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistência de que se é) do outro sexo. Faça um profundo psicodiagnóstico com um bom psicólogo.
Esta é uma descrição psiquiátrica que leva em consideração apenas os fenômenos observáveis (neste caso, identificação com o sexo oposto conjugado com sofrimento em relação a isso).
Mas todo o acompanhamento em saúde mental relativiza essas classificações a partir do momento que se escuta a história pessoal e os determinantes para tal desejo ou sofrimento.
A classificação na psiquiatria é única, mas as causas para tal transtorno é singular, tendo a ver com a história de vida de cada pessoa, suas identificações, satisfações, frustrações, etc. E o acompanhamento ou tratamento se dá em cima dessas causas e não da classificação.
Olá! Como muitos dos meus colegas já responderam focando no diagnóstico, gostaria de abordar outros dois aspectos da sua pergunta: infância e gênero. Nessa fase do desenvolvimento humano há uma flexibilidade muito grande no caráter e psiquê do sujeito. Portanto sua forma de amar e se identificar com os outros e o mundo são diversas e voláteis. Uma criança pode se identificar com elementos do sexo oposto, mas não necessariamente se identificar COMO o sexo oposto. Um menino querer vestir saia e brincar com bonecas não conota, necessariamente, um transtorno de gênero, por exemplo. Ainda nos encontramos muito fechados em caixinhas sobre o que é "de menino" ou "de menina". Para uma criança isso é muito limitante e um potencial muito rico de sua vida pode ser eliminado apenas para encaixá-la em padrões sociais. Freud já dizia, a criança é perversa polimorfa: não vai se relacionar afetivamente apenas para ganhos biológicos (perversa) e se relacionará das mais diversas formas (polimorfa). Meu conselho não é se preocupar muito em diagnosticar sua/seu filha(o), mas dar apoio, respeitar e permitir que viva tranquilamente e sem preconceitos cerceando seu caráter. Apenas na fase adulta é possível ter maior certeza sobre o gênero e a sexualidade do indivíduo. Quaisquer decisões anteriores a isso podem ser perigosas, devido às já citadas mudanças constantes devido à flexibilidade de uma psiquê ainda em desenvolvimento.
Olá, sugiro que esta dúvida seja esclarecido em consultório com um profissional psicólogo, para que ele junto com os pais dessa criança, possa identificar a origem e, principalmente grau de sofrimento existente!
Forte abraço
Existem muitas questões que envolvem os transtornos sexuais na infância. A queixa mais apresentada, se relacionam às dificuldades em administrar a própria sexualidade e isso gera conflitos que precisam ser trabalhados. Os pais muitas vezes não se encontram preparados para lidarem com a sexualidade dos filhos, e isso cria conflitos ainda maiores para essas crianças. Encontro-me à disposição para ajudar pais e crianças a elaborarem sentimentos e angústias diante dessas manifestações comuns da sexualidade na infância. Atendo também pacientes Transsexuais e tenho experiência nesses casos. Agende uma avaliação
É quando ocorre uma identificação marcante e persistente com o sexo oposto.Onde nas crianças,o transtorno se manifesta por meio de quatro ou mais das seguintes situações: Desejo expresso repentinamente de ser, ou insistência de ele ou ela, do sexo oposto.No caso de meninos, há preferência pir usar roupas ou acessórios femininos e no caso de meninas, há insistência em vestir roupas masculinas.Preferência marcante e persistente por papéis do sexo oposto em brincadeiras de faz de conta ou fantasias persistentes de ser do sexo oposto.Desejo intenso de participar de jogos e passatempos típicos do sexo oposto. Preferência marcante por colegas do sexo oposto nas brincadeiras.Mal estar persistente com seu sexo ou sentimento de inadequação no papel de gênero desse sexo.O transtorno causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional e também em outras áreas da vida. É importante buscar ajuda com um psicólogo sem crítica, julgamento ou condenação. Alguém preparado para o acolhimento diante de tanta angústia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa tarde!
A criança não se identifica com o sexo a que pertence. Ela deseja ser do sexo oposto. Penso que para se chegar a esse diagnóstico é necessário uma análise profunda da criança e sua historia, explorando todo o contexto de sua vida.
Abraço!
Olá!
Falar de transtorno, conota algo ruim, errado. Esse é um momento delicado para as pessoas, não só criança. É importante saber que existem adultos que "sofrem" com essa confusão até hoje, por simplesmente não terem recebido orientação, ajuda e apoio durante o surgimento do conflito. Não discrimine, castigue ou condene a pessoa por não saber o que se passa em sua cabeça sobre sua identidade, ainda mais sendo criança. Procure ajuda de um profissional, psicólogo, que tenha seu foco de trabalho a sexualidade humana, dessa forma ele ajudará a criança a entender a lidar de forma saudável com esse conflito e orientará os responsáveis sobre como agir frente a tudo nesse momento delicado para a criança.
Segundo Freud, todo amor antes do período da Latência é de natureza homossexual. Não se preocupe com isso e ouça sempre a criança. Boa sorte!
Sua pergunta é bem curta, porém a resposta seria muito ampla. Sugiro procurar profissionais da saúde para você poder colher informações sobre o assunto específico da pessoa envolvida (isso é se a pergunta se refere a alguém em específico) ou se é apenas um pergunta acadêmica.
A formação de uma pessoa deve ser pensada de forma dinâmica e não estática. A sexualidade é apenas mais um dos elementos constitutivos da subjetividade de uma pessoa. Em se tratando de uma criança, sugiro não pensar em termos de transtorno. Se algo lhe incomoda, converse com um profissional de saúde mental.