Quais as estratégias para reduzir a exaustão emocional ?

3 respostas
Quais as estratégias para reduzir a exaustão emocional ?
Dra. Leticia Sanches de Castilho
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Para reduzir a exaustão emocional, é fundamental reconhecer os próprios limites e adotar práticas que favoreçam o equilíbrio interno. Algumas estratégias importantes incluem: estabelecer pausas ao longo do dia, dormir bem, alimentar-se com regularidade, praticar atividades físicas e buscar momentos de silêncio ou descanso emocional. O contato com vínculos seguros, a expressão de sentimentos e a prática da autocompaixão também são essenciais. Além disso, a psicoterapia pode ajudar a identificar padrões de sobrecarga e autocobrança, e abordagens como o EMDR podem auxiliar na liberação de tensões acumuladas por experiências estressantes ou traumáticas. Cuidar da saúde mental é uma forma profunda de preservar a vitalidade psíquica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É importante cuidar da exaustão mental, pois poderá levar ao esgotamento emocional. A exaustão é um estado de fadiga temporário, enquanto o esgotamento é um estado mais profundo e duradouro de fadiga física e mental. As estratégias para reduzir envolvem práticas de autocuidado (cuidar do sono, alimentação saudável, praticar atividade física, técnicas de relaxamento), manejo do estresse (identificar as fontes de estresse e tentar reduzi-las, estabelecer limites de trabalho e na vida pessoal para não sobrecarregar, planejar a rotina, fazer pausas ao longo do dia) e ter atividades de lazer. Parece fácil, mas há pessoas que não conseguem, necessitando de ajuda de um psicólogo para conseguir falar "não", estabelecendo limites ou por ser perfeccionistas se cobram em fazer tudo certo, perfeito ou não se permitindo descansar ou não conseguem lidar com as emoções. Se tiver dificuldades, procure ajuda de um psicólogo para evitar outras complicações em sua saúde mental, para ter bem-estar e qualidade de vida.
O primeiro passo é tomar consciência do que está causando a exaustão. A partir disso, é possível buscar estratégias como: estabelecer limites saudáveis, priorizar momentos de descanso e lazer, praticar o autocuidado (sono, alimentação, atividade física), aprender a delegar tarefas quando possível e, se necessário, buscar apoio psicológico para reorganizar demandas e emoções.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.