Quais estratégias podem ajudar a superar o medo da rejeição?

3 respostas
Quais estratégias podem ajudar a superar o medo da rejeição?
 Lucinéia Garcia
Psicólogo
São Paulo
O medo da rejeição pode ter origens profundas, muitas vezes relacionadas à infância, experiências de abandono ou críticas constantes. Também está diretamente ligado à autoestima e à forma como a pessoa percebe a si mesma e aos outros.
Uma das estratégias mais eficazes para lidar com esse medo é a psicoterapia, que permite ressignificar experiências passadas, fortalecer suas forças internas e aprender a impor limites de forma saudável. Abordagens como a Psicologia Positiva e a Psicoterapia Humanista contribuem para desenvolver uma relação mais gentil e acolhedora consigo mesmo, promovendo autoconfiança e autonomia emocional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Julia Rhenius
Psicólogo
Florianópolis
O medo da rejeição é mais comum do que parece — e, em níveis altos, pode afetar autoestima, relacionamentos e até a forma como a gente se posiciona no mundo. Na psicoterapia, trabalhamos com diferentes estratégias para lidar com esse medo. Algumas delas são:
Identificar pensamentos automáticos negativos, como “vão me achar ridículo” ou “se eu for rejeitado, é porque não tenho valor” — e questionar a verdade ou utilidade desses pensamentos.
Diferenciar fatos de interpretações: muitas vezes sentimos rejeição, mesmo sem ter evidências claras de que ela aconteceu. Aprender a observar o que é fato e o que é interpretação ajuda a reduzir a ansiedade.
Treinar a autocompaixão e a aceitação: na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), aprendemos que sentimentos difíceis fazem parte da vida, e não precisam ser evitados a qualquer custo. Podemos sentir medo — e ainda assim agir com coragem.
Exposição gradual: em muitos casos, é possível ir se aproximando (aos poucos e com segurança) de situações que antes causavam medo, como dizer “não” ou se expressar com mais autenticidade. Isso fortalece a confiança e a tolerância à rejeição real ou imaginada.
O mais importante: você não precisa enfrentar isso sozinho(a). Um processo psicoterapêutico pode ajudar a entender as raízes desse medo e a desenvolver formas mais saudáveis de se relacionar consigo e com os outros.
Superar o medo da rejeição é um processo que envolve autoconhecimento, fortalecimento da autoestima e mudança de padrões emocionais. Esse medo pode limitar relacionamentos, oportunidades profissionais e até a expressão da própria identidade. Mas há estratégias eficazes para enfrentá-lo e viver com mais liberdade emocional.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.