Quais exames o medico deve pedir ao paciente para detectar que ele tem depressão?

8 respostas
Quais exames o medico deve pedir ao paciente para detectar que ele tem depressão?
O exame é Clínico! Fatores genéticos e ambientais devem ser considerados.

Recomendo, dependendo do grau de comprometimento, investigação orgânica, para verificação processos infecciosos, autoimunes, neurodegenerativos e demais comorbidades associadas, ou psicossomatoses, por exemplo. É possível que doenças associadas se relacionem com a manifestação de humor do paciente, e interfiram no mesmo.

Estes cuidados indicarão se a depressão é primária ou secundária a algum outro processo de adoecimento associado e darão maior eficácia à terapeutica e reabilitacao.

Existem doenças orgânicas que podem causar sintomas depressivos. O Hipotireoidismo e a falta de vitamina B são exemplos destas doenças orgânicas. Para descartar uma origem orgânica para os sintomas da depressão o clínico deve considerar requisitar exames da tireóide e de vitamina B. Constatadas alterações nos exames uma reposição hormonal da tireóide e utilização adequada de vitamina B podem causar a remissão dos sintomas depressivos. Entretanto não há exame para detectar depressão. O exame é clínico e deve ser realizado por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas.
A depressão é uma alteração do estado de humor. O diagnóstico da depressão é clínico, sendo investigado por um profissional de saúde mental e observado a presença de alguns sintomas (pelo menos 5, de acordo com o DSM IV) por mais de duas semanas. Dentre os sintomas que podem configurar o diagnóstico da depressão, descritos por esta referência, citarei: sentir-se deprimido a maior parte do tempo e quase todos os dias; alteração de peso; distúrbio do sono; falta de energia;culpa excessiva; dificuldade de concentração, e ideias suicidas, entre outros. O profissional avaliará se esse quadro está trazendo prejuízos social, familiar ou ocupacional e poderá a partir desse levantamento avaliar o grau de depressão (depressão maior,menor, bipolaridade e distimias). A depressão pode durar alguns meses ou ser arrastada por anos, podendo levar a complicações como, por exemplo, até o suicídio. A depressão pode ocorrer em qualquer idade e podem estar associadas a outros tipos de psicopatologias.
O diagnostico é clinico e para comprovação é preciso uma séria de padrões comportamentais, q como: apatia, hiper/hiposonia, hiper/hipofagia,redução da libido, inquietude, falta de concentração,ideação suicida,pessimismo entre outros. por um período, dores e sintomas físicos não diagnosticados por exames médicos.Não são necessários todos os sintomas descritos para diagnosticar a depressão, a combinação de sintomas acima por um período duradouro caracteriza o diagnostico.
Olá!
O diagnóstico de depressão é feito de forma clínica, ou seja, através da análise dos sintomas.
Caso você esteja se sentindo deprimida, busque ajuda de um profissional de saúde mental, ele tem a formação necessária para poder te auxiliar.
E lembre-se, mais importante do que se ter um diagnóstico, é buscar entender os motivos do surgimento de tais sintomas. Boa sorte!
a depressão é um transtorno que não pode ser confundida com a simples tristeza. é necessária uma avaliação psicológica e também psiquiátrica. lembrando que o autodiagnóstico (ou feito por leigos, via sites etc.) nunca é recomendado.
O diagnóstico da depressão é feito com base no histórico familiar e no quadro clínico do paciente ( ex. queixa de perda de prazer em atividades que apreciava realizar anteriormente, desinteresse de vivenciar novas experiências, desesperança, tédio, baixa autoestima, choro fácil, etc.).
Porém, nada impede que por precaução o psiquiatra peça exames para confirmar o estado de recuperação de pacientes em tratamento de depressão grave, como por exemplo o DST - Teste de Supressão da Dexametasona.
Se o resultado deste exame (que mede o nível de cortisol no sangue) der anormal, servirá como indicativo de que a depressão persiste e que o paciente esteja simulando estar bem, quando na verdade tem intenções suicidas, ou não está tomando a medicação da forma prescrita.
A consulta clínica é uma ferramenta investigativa para o diagnóstico clínico, na psiquiatria. Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço!!!