Quais exames o medico deve pedir ao paciente para detectar que ele tem depressão?

8 respostas
Quais exames o medico deve pedir ao paciente para detectar que ele tem depressão?
O exame é Clínico! Fatores genéticos e ambientais devem ser considerados.

Recomendo, dependendo do grau de comprometimento, investigação orgânica, para verificação processos infecciosos, autoimunes, neurodegenerativos e demais comorbidades associadas, ou psicossomatoses, por exemplo. É possível que doenças associadas se relacionem com a manifestação de humor do paciente, e interfiram no mesmo.

Estes cuidados indicarão se a depressão é primária ou secundária a algum outro processo de adoecimento associado e darão maior eficácia à terapeutica e reabilitacao.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem doenças orgânicas que podem causar sintomas depressivos. O Hipotireoidismo e a falta de vitamina B são exemplos destas doenças orgânicas. Para descartar uma origem orgânica para os sintomas da depressão o clínico deve considerar requisitar exames da tireóide e de vitamina B. Constatadas alterações nos exames uma reposição hormonal da tireóide e utilização adequada de vitamina B podem causar a remissão dos sintomas depressivos. Entretanto não há exame para detectar depressão. O exame é clínico e deve ser realizado por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas.
A depressão é uma alteração do estado de humor. O diagnóstico da depressão é clínico, sendo investigado por um profissional de saúde mental e observado a presença de alguns sintomas (pelo menos 5, de acordo com o DSM IV) por mais de duas semanas. Dentre os sintomas que podem configurar o diagnóstico da depressão, descritos por esta referência, citarei: sentir-se deprimido a maior parte do tempo e quase todos os dias; alteração de peso; distúrbio do sono; falta de energia;culpa excessiva; dificuldade de concentração, e ideias suicidas, entre outros. O profissional avaliará se esse quadro está trazendo prejuízos social, familiar ou ocupacional e poderá a partir desse levantamento avaliar o grau de depressão (depressão maior,menor, bipolaridade e distimias). A depressão pode durar alguns meses ou ser arrastada por anos, podendo levar a complicações como, por exemplo, até o suicídio. A depressão pode ocorrer em qualquer idade e podem estar associadas a outros tipos de psicopatologias.
O diagnostico é clinico e para comprovação é preciso uma séria de padrões comportamentais, q como: apatia, hiper/hiposonia, hiper/hipofagia,redução da libido, inquietude, falta de concentração,ideação suicida,pessimismo entre outros. por um período, dores e sintomas físicos não diagnosticados por exames médicos.Não são necessários todos os sintomas descritos para diagnosticar a depressão, a combinação de sintomas acima por um período duradouro caracteriza o diagnostico.
Olá!
O diagnóstico de depressão é feito de forma clínica, ou seja, através da análise dos sintomas.
Caso você esteja se sentindo deprimida, busque ajuda de um profissional de saúde mental, ele tem a formação necessária para poder te auxiliar.
E lembre-se, mais importante do que se ter um diagnóstico, é buscar entender os motivos do surgimento de tais sintomas. Boa sorte!
a depressão é um transtorno que não pode ser confundida com a simples tristeza. é necessária uma avaliação psicológica e também psiquiátrica. lembrando que o autodiagnóstico (ou feito por leigos, via sites etc.) nunca é recomendado.
O diagnóstico da depressão é feito com base no histórico familiar e no quadro clínico do paciente ( ex. queixa de perda de prazer em atividades que apreciava realizar anteriormente, desinteresse de vivenciar novas experiências, desesperança, tédio, baixa autoestima, choro fácil, etc.).
Porém, nada impede que por precaução o psiquiatra peça exames para confirmar o estado de recuperação de pacientes em tratamento de depressão grave, como por exemplo o DST - Teste de Supressão da Dexametasona.
Se o resultado deste exame (que mede o nível de cortisol no sangue) der anormal, servirá como indicativo de que a depressão persiste e que o paciente esteja simulando estar bem, quando na verdade tem intenções suicidas, ou não está tomando a medicação da forma prescrita.
A consulta clínica é uma ferramenta investigativa para o diagnóstico clínico, na psiquiatria. Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço!!!

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.