Quais os testes de rastreios o psicólogo pode usar para uma investigação suspeita de TDAH?

29 respostas
Quais os testes de rastreios o psicólogo pode usar para uma investigação suspeita de TDAH?
Olá! Existem vários, o profissional vai saber qual usar baseado nos dados que ele coletou, um processo amplo, em que possa ser utilizado vários recursos instrumentais entrevistas, escalas, testes psicológicos.

Olá, Vai depender se serão testes para adultos ou crianças. A avaliação do TDAH é clínica através de dados da história do paciente e todos os contextos. Pode ser feita por um Psicólogo, Neuropsicólogo, Neuropediatra, Neurologista, Psiquiatra que tenha essa experiência. Em geral podem ser usados as escalas Weschler (WISC-III ou WAIS III), as técnicas grafo-projetivas, o Bender, Escala Benzick, os critérios do DSM V e em alguns casos a lista de REY. e para adultos podem ser usados: Escala ETDAH- AD, DIVA 2.0, ASRS-18, Escala de Avaliação de Disfunções Executiva Barkley, entrevista semi estruturada, entre outros.
Oi! Isso depende demais de quais os sintomas e quais as capacidades do paciente. Além de se observar se vai ser feito online ou presencial. Fora que toda a investigação sobre a vida do paciente, seus funcionamentos e como esse possível diagnostico impacta a sua vida devem ser considerados. Não existe resposta pronta apenas em testes. Tem que se conversar, observar e ai sim chegar a um diagnostico e as vezes é necessário uma equipe multidisciplinar e exames.
Espero ter ajudado. abs e fiquem bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Os resultados e o delineamento de tratamento para o que o paciente precisa são fatores importantes no trabalho deste tipo de avaliação.
O fato de querer fazer uma avaliação com testes é muito bom. Porém nem sempre se faz necessário para ser acompanhado em terapia. Depende de cada caso. Se já tens um diagnóstico pode ser complementar. Cada espaço utiliza a cepa de avaliação que considera suficiente para as necessidades observadas em entrevista clínica. Como já mencionado por colegas acima, o grupo de entrevistas e testagens, são de escolha do profissional, bem como a necessidade em aplicar. São decisões do especialista de acordo com o estilo de trabalho. Se foste recomendado(a) a fazer, tente confiar no profissional e nas escolhas que ele resolver aplicar em sua avaliação. Depois conversarão sobre os resultados.
Boa tarde
Exame clínico. Melhor teste.
Bom dia! A avaliação psicológica e o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) envolvem um processo delicado e complexo, o qual demanda do profissional experiência clínica. Uma boa avaliação clínica é necessária, mas tem vários testes que podem ser realizados para ajudar na avaliação final como o WISC IV. Espero ter ajudado.
A avaliação do TDAH virá do resultado de um conjunto de informações abstraido, a partir da aplicação de testes, coleta de dados sobre o histórico do paciente e seus sintomas mediante aos contextos, equiparação dos critérios apresentados pelo DSM-V e de uma entrevista semi-estruturada, bem como as orientações para cada faixa etária. Normalmente podem ser aplicados o seguintes testes: escalas Weschler (WISC-III ou WAIS III), as técnicas grafo-projetivas, o Bender, Escala Benzick, lista de REY, Escala ETDAH- AD, DIVA 2.0, ASRS-18, Escala de Avaliação de Disfunções Executiva Barkley.
ola! em primeiro lugar,devemos fazer uma boa entrevista com os responsáveis, com os cuidadores e pedir a escola uma avaliação do comportamento do paciente dentro do ambiente escolar.Depois encaminhar para um neurologista para que peça um EEG e encaminhe para avaliação neuropsicológica e tomando por base a faixa etària utilizaremos o Wisc IV, Wais III ou Wasi,FDT. BPA,RAVLT e figura complexa de REY. Após a avaliação Neuropsicológica reuniremos todos os dados coletados inclusive o EEG e a avaliação escolar para emitir o resultado.
Olá! Os testes de rastreio nos dará um norte para que busquemos os testes padronizados e validados no SATEPSI, com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-cientifíca de instrumentos psicológicos, como a Escala Weschler de Inteligência para criança, o teste dito como ouro por ser um instrumento capaz de fornecer um maior número de informações que podem auxiliar no diagnóstico de TDAH, porém, não esquecer" a clínica é soberana". Como atividades complementares podemos usar algumas escalas como: SNAP IV para crianças, entre outros, sendo a observação o pilar de relevância maior.
Olá! Existem alguns testes e escalas que podem compor o processo de investigação, mas o diagnóstico do TDAH é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente.
Existe uma vasta gama de opções de testes, a depender da faixa de idade do paciente e nível de escolaridade. Mas é importante salientar que existem profissionais especializados neste tipo de avaliação, pois alguns testes são de uso exclusivo dos psicólogos. Os profissionais que oferecem a avaliação para TDAH são Psicólogos, Neuropsicólogos, e com uma abordagem diferente, os Psicopedagogos.
Caro (a), não é só pela via de testes que é possível um diagnóstico. Em sessões psicanalíticas, em que se diz o que se apresenta na sua vida, suas ideias, afetos, etc, essa localização é possível bem como pode ser tratada.
Olá! Existem diversos testes para esta demanda, alguns deles são: entrevista psicológica, as escalas Weschler (WISC-III ou WAIS III), as técnicas grafo-projetivas, o Bender, Escala Benzick, os critérios do DSM IV.
O TDAH pode e deve ser rastreado por testes sim, as vezes simples a aplicação das escalas para TDAH ( Benczik) com os critérios diagnósticos do DSM5 são suficientes para detectar. A investigação pode ser aprofundada com testes cognitivos mais complexos e apropriados para cada idade, que irão determinar outras dificuldade cognitivas atreladas ao TDAH como o WAIS III ( acima 16 anos) , WISC IV ( para crianças entre 6 e 16 anos) que avalia atenção, memória e flexibilidade cognitiva. MAS cá entre nós, apesar dos testes, nada supera a escuta e a avaliação do profissional sobre o todo, ou seja, sobre o funcionamento do indivíduo.
Qualquer outro esclarecimento é só falar.
abraço
Os testes de rastreio auxiliam bastante na investigação, fornecendo dados relevantes para a realização de uma avaliação mais específica.
Para crianças em contexto escolar, é importante obter informações de professores. Existe o ETDAH (Versão para autoavaliação, pais e professores) , o SNAP-IV.
Para adultos tem a ASRS-18 também.
Olá, podem existir testes que diagnosticam o TDAH, mas aí eu te questiono se é mais importante diagnosticar ou tratar? Muitas vezes a pessoa não percebe ter esse transtorno, mas traz relatos na terapia do que isso pode causar na sua vida. E é com isso que iremos trabalhar. A pessoa querendo trabalhar como ela pode ter uma vida funcional mesmo tendo TDAH, e quais são os mecanismos psíquicos que ela precisa ter para lidar com isso, é o mais importante para que ela siga sua vida de maneira satisfatória. Em sessões de psicanálise você pode descobrir quais as causas do TDAH e como você vai lidar com isso. Fico disponível para agendamento de sessões e tenho experiência nesse assunto, como em diversos outros.
Eu gosto do ETDAH. Mede 5 fatores: desatenção, impulsividade, aspectos emocionais, autorregulação da atenção, motivação e ação e hiperatividade.

Abraço.
Olá! Existem muitos testes que podem ser utilizados para suspeita de TDAH. Os testes funcionam como um complemento, pois também é necessário um investigação clínica sobre vários aspectos da vida do paciente.
A maneira mais assertiva para dar um diagnóstico de TDAH são com testes psicológicos feitos por um profissional chamado: Neuropsicólogo. Esse profissional vai utilizar as testagens que possui, juntamente com os questionamentos corretos para conseguir assegurar um melhor diagnostico.
Olá, são muitos os testes possiveis, inlcusive, a própria escuta da narrativa discursiva (o que que concerne ao conteúdo do discurso, a natureza das queixas bem como a dinâmica da fala) pode ser um critério diagnóstico. Espero ter ajudado!
Existem diversos testes de rastreio, os mais comuns são o ASRS 18 e BPA. Também é comum que outros instrumentos sejam utilizados, sempre acompanhados de uma entrevista.
Ola! O diagnóstido de TDAH é algo mais complexo do que muitos podem imaginar rs... De forma geral, é importante que sejam avaliados todos os aspectos cognitivos e também aspectos emocionais do paciente, e juntamente com os testes entrevistas que envolvam o conhecimento da história de vida do paciente, seus hábitos, história familiar e ambiente relacional. No mercado muitos testes são capazes de fazer essa avaliação quantitativa, mas o bom diagnóstico será realizado pelo profissional que tem formação e conhecimento necessário para avaliar estes instrumentos quantitativos, mas também analisar os aspectos qualitativos. Então não se preocupe com os testes, ou seus nomes rs... mais importante é estar sentindo segurança de que o profissional que fará sua avaliação tenha essa base de conhecimento. Fico a disposição para outras dúvidas ou para o agendamento de uma avaliação neuropsicológica ou para acompanhamento psicoterapêutico. Um abraço :)
Os psicólogos utilizam uma variedade de ferramentas de avaliação para ajudar na identificação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É importante notar que o diagnóstico de TDAH é complexo e envolve mais do que apenas o uso de testes de rastreamento. Geralmente inclui uma revisão detalhada do histórico médico, comportamental e educacional do indivíduo, observações comportamentais e, possivelmente, testes neuropsicológicos.

Aqui estão alguns exemplos de ferramentas de rastreamento que um psicólogo pode utilizar:

1. Escalas de Avaliação do TDAH: Existem várias, como a Escala de Conners, que avalia a presença e a gravidade dos sintomas do TDAH. Essas escalas são frequentemente preenchidas pelos pais, professores e, às vezes, pelo próprio indivíduo.

2. Questionários de autoavaliação: O Adult ADHD Self-Report Scale (ASRS) é uma ferramenta de rastreamento que pode ajudar a identificar adultos que possam ter TDAH.

3. Inventário de Comportamentos de Barkley (Barkley Deficits in Executive Functioning Scale – BDEFS): Essa é uma avaliação que mede as dificuldades no funcionamento executivo, que são comumente observadas em pessoas com TDAH.

4. Testes neuropsicológicos: Embora não sejam usados para diagnosticar o TDAH por si só, podem ajudar a identificar problemas específicos de atenção e funções executivas que são comuns no TDAH.

Lembrando que, embora essas ferramentas de rastreamento sejam úteis, um diagnóstico de TDAH não deve ser feito com base apenas nos resultados desses testes. Uma avaliação completa por um profissional de saúde mental qualificado é necessária para um diagnóstico preciso.
O principal é a avaliação clínica onde puxamos o histórico de vida do paciente
O psicólogo utiliza diferentes testes de rastreamento para investigar suspeitas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esses testes podem incluir questionários e escalas que avaliam sintomas relacionados ao TDAH, como desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Alguns dos testes mais comuns são o SNAP-IV, o Conners' Rating Scales e o ADHDT-2. Esses instrumentos ajudam o psicólogo a coletar informações sobre o comportamento da pessoa em diferentes contextos, como em casa, na escola ou no trabalho.

No entanto, é importante ressaltar que o diagnóstico de TDAH não é baseado apenas em testes de rastreamento. Uma avaliação completa deve ser feita, considerando histórico clínico, entrevistas, observação comportamental e informações de fontes múltiplas, como familiares e professores.

Cada caso é único, e o psicólogo irá selecionar os testes mais apropriados para cada situação, levando em conta a idade, o contexto e as características individuais da pessoa em avaliação. O objetivo é obter uma compreensão abrangente dos sintomas e dificuldades para realizar um diagnóstico preciso e, assim, orientar o plano de tratamento adequado.
Olá, apenas para rastreio existem alguns; o do DSM SNAP IV criança ou ASRS - 18 (acima de 18 anos); tem escalas como EATDAH; Escala de disfunção executiva do Barkley (BDEFS); a BRIEF; EPF - TDAH; a maioria é de uso exclusivo do psicólogo. Como vc disse é apenas para rastrear e mapear, para efeitos diagnósticos é importante uma avaliação completa.
Olá. Os testes variam muito de acordo com a idade do paciente avaliado. Existem testes e escalas possíveis de serem utilizadas de forma presencial e alguns online. Mas os testes são apenas uma parte da avaliação, que em conjunto com entrevistas e observação clinica auxiliam no diagnóstico.
Olá!
O processo de diagnóstico longitudinal durante o tratamento é muito mais profícuo, porque em cada pessoa manifesta de forma diferente e subjetiva. E com certeza você terá maior confiança no diagnóstico
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta crianças, adolescentes e adultos. Se você suspeita que seu neto possa estar enfrentando o TDAH, é importante buscar avaliação profissional. Psicólogos e psiquiatras podem utilizar diferentes testes de rastreamento para investigar essa suspeita. Aqui estão algumas opções: wisc IV,BPA,RAVLT,TDE II ...