Quais são as características das crianças com transtorno de desenvolvimento intelectual?
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Quais são as características das crianças com transtorno de desenvolvimento intelectual?
Crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual apresentam limitações significativas no funcionamento intelectual, como raciocínio, solução de problemas e aprendizado, e no comportamento adaptativo, que envolve habilidades sociais, comunicacionais e de autonomia para o dia a dia. Essas dificuldades aparecem ainda na infância e variam em grau, exigindo intervenções personalizadas e suporte contínuo para favorecer seu desenvolvimento e inclusão.
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O TDI é caracterizado por déficits significativos no funcionamento intelectual e adaptativo, com início na infância. Afeta habilidades cognitivas (raciocínio, aprendizado, julgamento) e adaptativas (comunicação, autocuidado, vida prática). Classifica-se em leve, moderado, grave ou profundo, conforme o grau de comprometimento. Os sinais incluem atraso no desenvolvimento, dificuldades escolares e baixa autonomia. É comum a presença de comorbidades, como TEA, TDAH e distúrbios de linguagem. A intervenção é multidisciplinar, com foco em estimulação, inclusão e desenvolvimento da autonomia.
O transtorno do desenvolvimento intelectual se manifesta por um atraso no ritmo esperado de aprendizagem e maturação. Crianças com esse quadro geralmente demoram mais para andar, falar e interagir socialmente. Na escola, podem ter dificuldade para memorizar conteúdos, entender conceitos abstratos e acompanhar o ritmo dos colegas. Essas limitações também afetam tarefas cotidianas, como se vestir, lidar com outras pessoas ou resolver situações simples do dia a dia. Os testes cognitivos costumam indicar um desempenho abaixo da média, com quociente intelectual inferior a 70, e os sinais surgem antes dos 18 anos. A gravidade varia: em casos leves, com apoio, a criança pode alcançar boa autonomia; nos casos mais severos, será necessário suporte contínuo ao longo da vida.
Segundo o DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o Transtorno de Desenvolvimento Intelectual é caracterizado por déficits nas funções intelectuais e no funcionamento adaptativo, com início durante o período do desenvolvimento (geralmente na infância).
Esses déficits envolvem:
1. Funções intelectuais: raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento e aprendizado acadêmico e experiencial. Essas limitações são confirmadas tanto por avaliação clínica quanto por testes padronizados.
2. Funcionamento adaptativo: comprometimento na independência pessoal e na responsabilidade social, afetando três domínios:
2.1. Conceitual: linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, memória.
2.2. Social: empatia, habilidades interpessoais, comunicação, julgamento social.
2.3. Prático: cuidados pessoais, organização de tarefas, manejo de dinheiro, transporte, etc.
O DSM-5-TR classifica o transtorno em quatro níveis (leve, moderado, grave e profundo), conforme o grau de apoio necessário para a vida diária, e não mais com base apenas no QI como ocorria em manuais anteriores.
É importante lembrar que cada criança é única e, com o suporte adequado (psicoterapia, orientação familiar, adaptação escolar, entre outros), muitas crianças com TDI conseguem se desenvolver com mais qualidade de vida e segurança
Esses déficits envolvem:
1. Funções intelectuais: raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento e aprendizado acadêmico e experiencial. Essas limitações são confirmadas tanto por avaliação clínica quanto por testes padronizados.
2. Funcionamento adaptativo: comprometimento na independência pessoal e na responsabilidade social, afetando três domínios:
2.1. Conceitual: linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, memória.
2.2. Social: empatia, habilidades interpessoais, comunicação, julgamento social.
2.3. Prático: cuidados pessoais, organização de tarefas, manejo de dinheiro, transporte, etc.
O DSM-5-TR classifica o transtorno em quatro níveis (leve, moderado, grave e profundo), conforme o grau de apoio necessário para a vida diária, e não mais com base apenas no QI como ocorria em manuais anteriores.
É importante lembrar que cada criança é única e, com o suporte adequado (psicoterapia, orientação familiar, adaptação escolar, entre outros), muitas crianças com TDI conseguem se desenvolver com mais qualidade de vida e segurança
Ola boa noite, Crianças com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) apresentam dificuldades significativas em habilidades cognitivas e adaptativas, afetando áreas como aprendizado, comunicação, autocuidado e interação social. Elas podem demonstrar atrasos em marcos do desenvolvimento, como linguagem e coordenação motora, e ter dificuldades em atividades cotidianas, como se vestir e se alimentar.
O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual se manifesta de formas diferentes em cada criança — por isso, é importante ter cuidado com listas fechadas de características. Em geral, o que costuma chamar atenção são dificuldades persistentes para aprender, compreender instruções, resolver problemas do cotidiano e se adaptar com autonomia às demandas da idade.
Essas crianças podem demorar mais para alcançar marcos de desenvolvimento, ter maior necessidade de apoio em tarefas escolares e precisar de mais tempo para aprender habilidades sociais e comunicativas.
Mas penso que a maior característica não está nas limitações em si, e sim na forma como elas aprendem: com mediação adequada, apoio respeitoso e expectativas realistas, elas conseguem avançar — mesmo que num ritmo diferente.
O diagnóstico deve vir acompanhado de estratégias, não de rótulos. Quando bem conduzida, a avaliação ajuda a entender o que a criança precisa, e não apenas o que ela “não consegue”.
Se quiseres conversar mais sobre isso, sigo à disposição.
Essas crianças podem demorar mais para alcançar marcos de desenvolvimento, ter maior necessidade de apoio em tarefas escolares e precisar de mais tempo para aprender habilidades sociais e comunicativas.
Mas penso que a maior característica não está nas limitações em si, e sim na forma como elas aprendem: com mediação adequada, apoio respeitoso e expectativas realistas, elas conseguem avançar — mesmo que num ritmo diferente.
O diagnóstico deve vir acompanhado de estratégias, não de rótulos. Quando bem conduzida, a avaliação ajuda a entender o que a criança precisa, e não apenas o que ela “não consegue”.
Se quiseres conversar mais sobre isso, sigo à disposição.
Olá! O transtorno do desenvolvimento intelectual afeta o modo como a criança aprende, pensa, se comunica e lida com situações do dia a dia. As principais características costumam incluir:
1- Dificuldade de aprendizado: a criança pode demorar mais para aprender a falar, andar, ler, escrever ou fazer contas.
2- Problemas na resolução de problemas e no raciocínio: ela pode ter dificuldade em entender instruções, fazer associações ou lidar com tarefas mais complexas.
3- Desenvolvimento mais lento: o ritmo de desenvolvimento é diferente das outras crianças da mesma idade.
4 - Desafios nas habilidades do dia a dia: como se vestir sozinha, cuidar da higiene pessoal ou fazer atividades simples do cotidiano.
5 - Necessidade de mais apoio: muitas vezes, a criança precisa de ajuda extra na escola e em casa para acompanhar as demandas da rotina.
É importante lembrar que cada criança é única, e o grau de dificuldade pode variar de leve a mais intenso. Por isso, uma avaliação especializada (como a neuropsicológica) é essencial para entender melhor as necessidades de cada criança e oferecer o suporte adequado para seu desenvolvimento.
1- Dificuldade de aprendizado: a criança pode demorar mais para aprender a falar, andar, ler, escrever ou fazer contas.
2- Problemas na resolução de problemas e no raciocínio: ela pode ter dificuldade em entender instruções, fazer associações ou lidar com tarefas mais complexas.
3- Desenvolvimento mais lento: o ritmo de desenvolvimento é diferente das outras crianças da mesma idade.
4 - Desafios nas habilidades do dia a dia: como se vestir sozinha, cuidar da higiene pessoal ou fazer atividades simples do cotidiano.
5 - Necessidade de mais apoio: muitas vezes, a criança precisa de ajuda extra na escola e em casa para acompanhar as demandas da rotina.
É importante lembrar que cada criança é única, e o grau de dificuldade pode variar de leve a mais intenso. Por isso, uma avaliação especializada (como a neuropsicológica) é essencial para entender melhor as necessidades de cada criança e oferecer o suporte adequado para seu desenvolvimento.
Crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual apresentam limitações no raciocínio, na resolução de problemas, na linguagem, na aprendizagem e nas habilidades adaptativas do dia a dia, como comunicação, autocuidado e interação social. O grau de comprometimento varia de leve a profundo.
Crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual apresentam limitações importantes em duas áreas principais:
Funcionamento intelectual – dificuldade para aprender, resolver problemas, pensar de forma abstrata ou tomar decisões de forma adequada para a idade.
Comportamento adaptativo – limitações nas habilidades do dia a dia, como se comunicar, cuidar de si mesmas, interagir socialmente, adaptar-se a novas situações ou cumprir tarefas rotineiras.
Essas características costumam aparecer antes dos 18 anos e variam de leve a profunda, dependendo do grau do transtorno. Muitas vezes, a criança pode demorar mais para falar, andar, aprender conteúdos escolares ou se relacionar com outras pessoas.
Com diagnóstico precoce, apoio especializado (como psicopedagogia, fonoaudiologia e psicoterapia) e inclusão escolar, essas crianças podem desenvolver seu potencial e melhorar sua qualidade de vida.
Funcionamento intelectual – dificuldade para aprender, resolver problemas, pensar de forma abstrata ou tomar decisões de forma adequada para a idade.
Comportamento adaptativo – limitações nas habilidades do dia a dia, como se comunicar, cuidar de si mesmas, interagir socialmente, adaptar-se a novas situações ou cumprir tarefas rotineiras.
Essas características costumam aparecer antes dos 18 anos e variam de leve a profunda, dependendo do grau do transtorno. Muitas vezes, a criança pode demorar mais para falar, andar, aprender conteúdos escolares ou se relacionar com outras pessoas.
Com diagnóstico precoce, apoio especializado (como psicopedagogia, fonoaudiologia e psicoterapia) e inclusão escolar, essas crianças podem desenvolver seu potencial e melhorar sua qualidade de vida.
Olá, como vai? As crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual, também conhecido como deficiência intelectual, apresentam algumas características que envolvem tanto o funcionamento cognitivo quanto a adaptação às demandas do cotidiano. As principais incluem dificuldades para compreender conceitos abstratos, resolver problemas, manter a atenção, planejar ações e usar a linguagem de forma elaborada. Além disso, costumam apresentar limitações no comportamento adaptativo, o que envolve aspectos como comunicação, habilidades sociais, autocuidado e participação em atividades escolares e domésticas. Essas manifestações variam conforme o grau da deficiência, podendo ser mais leves ou mais acentuadas. Do ponto de vista das neurociências, essas crianças têm alterações em áreas do cérebro relacionadas à memória, atenção, linguagem e funções executivas, o que justifica um ritmo de aprendizagem mais lento e a necessidade de maior apoio. Já pela psicanálise, é essencial compreender que o modo como a criança vivencia essas dificuldades depende também da forma como ela é olhada e significada por aqueles que a cercam. O desenvolvimento psíquico se dá no campo do desejo do outro, e a criança precisa ser acolhida em sua singularidade para poder se constituir como sujeito, mesmo diante das limitações. Quando há falhas ambientais — como negligência, violência doméstica, falta de afeto entre os pais ou uso excessivo de telas —, essas dificuldades podem se agravar. Para os pais, é fundamental oferecer um ambiente estruturado, com rotina, previsibilidade e afeto, além de buscar apoio profissional desde cedo. O tempo de qualidade, o interesse verdadeiro pelo universo da criança e a construção de vínculos seguros fazem toda a diferença no percurso de desenvolvimento. Fico à disposição.
Crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual (TDI) apresentam limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo. Esse transtorno afeta o desenvolvimento global da criança e costuma ser identificado na infância.
Olá. De forma bastante reduzida, crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual costumam apresentar:
Dificuldade para aprender e entender demandas um pouco mais complexas.
Atraso na fala e na linguagem.
Problemas para se adaptar ao dia a dia.
Mais necessidade de ajuda para atividades simples.
Desempenho escolar abaixo do esperado.
Dificuldade para aprender e entender demandas um pouco mais complexas.
Atraso na fala e na linguagem.
Problemas para se adaptar ao dia a dia.
Mais necessidade de ajuda para atividades simples.
Desempenho escolar abaixo do esperado.
Boa tarde. Algumas características:
Déficits no funcionamento intelectual
Déficits no comportamento adaptativo
Domínio conceitual
Domínio social
Déficits no funcionamento intelectual
Déficits no comportamento adaptativo
Domínio conceitual
Domínio social
Olá, espero que você esteja bem.
As características de uma criança com transtornos do desenvolvimento intelectual podem se apresentar de forma diferente em cada uma das crianças, assim é necessário que um profissional avalie ela.
Algumas das características que podem ser apresentadas são o comprometimento da linguagem, atrasos no desenvolvimento como demora para atingir certos marcos de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, problemas no comportamento, dependência, entre outros.
É importante pontuar que é necessário que seja procurado um profissional como psicólogo ou neuropsicólogo para que ele investigue e compreenda se pode ser de fato feito o diagnostico e se caso o-faça possa determinar como proceder a partir dele.
Espero ter ajudado, fico a disposição caso ainda tenha duvidas.
As características de uma criança com transtornos do desenvolvimento intelectual podem se apresentar de forma diferente em cada uma das crianças, assim é necessário que um profissional avalie ela.
Algumas das características que podem ser apresentadas são o comprometimento da linguagem, atrasos no desenvolvimento como demora para atingir certos marcos de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, problemas no comportamento, dependência, entre outros.
É importante pontuar que é necessário que seja procurado um profissional como psicólogo ou neuropsicólogo para que ele investigue e compreenda se pode ser de fato feito o diagnostico e se caso o-faça possa determinar como proceder a partir dele.
Espero ter ajudado, fico a disposição caso ainda tenha duvidas.
Olá, tudo bem?
Crianças com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) — anteriormente chamado de atraso mental ou deficiência intelectual — apresentam limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, o que afeta seu desenvolvimento global.
Segundo o DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), são três critérios principais: Déficits no funcionamento intelectual, Déficits no comportamento adaptativo e Início durante o período de desenvolvimento.
Fico à disposição.
Um abraço,
Letícia Andrade.
Crianças com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) — anteriormente chamado de atraso mental ou deficiência intelectual — apresentam limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, o que afeta seu desenvolvimento global.
Segundo o DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), são três critérios principais: Déficits no funcionamento intelectual, Déficits no comportamento adaptativo e Início durante o período de desenvolvimento.
Fico à disposição.
Um abraço,
Letícia Andrade.
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