Quais são as diferenças entre Depressão e Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

2 respostas
Quais são as diferenças entre Depressão e Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
A depressão é um Transtorno de Humor (caracterizado por episódios de humor deprimido) e o TPB é um Transtorno de Personalidade (um padrão duradouro e rígido de funcionamento interpessoal, emocional e comportamental).
Na depressão os sintomas são episódicos e no TPB é mais persistente e crônico, iniciando normalmente na adolescência, pode variar de intensidade, mas permanece ao longo da vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Essa é uma pergunta muito importante, porque depressão e TPB realmente podem se misturar na experiência da pessoa, mas têm raízes e funcionamentos bem diferentes. Quando conseguimos entender essa diferença, muita coisa que antes parecia confusa começa a fazer sentido.

A depressão costuma trazer uma sensação de peso contínuo, como se a energia diminuísse e o mundo perdesse cor. O humor tende a ficar baixo de forma mais estável, o corpo desacelera e a pessoa sente dificuldade em encontrar prazer ou motivação. No TPB, o que predomina é a intensidade e a rapidez das emoções. Em vez de um humor persistentemente deprimido, vemos mudanças muito rápidas, geralmente disparadas por situações relacionais que ativam medo de abandono, rejeição ou invalidação. A neurociência ajuda a entender essa diferença mostrando que, na depressão, há um padrão mais estável de queda de energia emocional, enquanto no TPB o sistema de alerta fica sensível demais a tudo que envolve vínculos e segurança emocional.

Talvez te ajude observar como isso acontece na sua vida. Quando a tristeza vem, ela surge de algo que aconteceu no momento ou parece uma nuvem que te acompanha sem motivo claro? Sua autoestima muda rápido conforme a reação das pessoas ao seu redor? Você sente que suas emoções “explodem” e depois passam, ou elas permanecem pesadas por dias ou semanas? Esse tipo de reflexão costuma ser muito útil para diferenciar um quadro do outro sem transformar a experiência em rótulos rígidos.

Se você já está em terapia, vale muito levar essa dúvida ao profissional que te acompanha, porque ele tem a visão da sua história emocional como um todo e pode te ajudar a identificar o que está acontecendo com muito mais precisão. E se ainda não estiver, a terapia pode ser um espaço seguro para compreender essas nuances e construir um caminho mais claro dentro das suas emoções. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2583 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.