Quais são as técnicas de atenção plena que podem ser usadas para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (

2 respostas
Quais são as técnicas de atenção plena que podem ser usadas para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Olá!!! Primeiramente realizar uma entrevista para entender melhor os comportamentos e utilizar a técnica e a psicoterapia da melhor forma, tendo como objetivo o paciente se sentir seguro diante do acolhimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Atenção Plena (Mindfulness) funciona como uma ferramenta poderosa para criar um espaço entre a Obsessão (o pensamento indesejado) e a Compulsão (a resposta ritualística).

1. Observação de Pensamentos (Cognitive Defusion)Essa é a técnica fundamental para lidar com a natureza intrusiva das obsessões.

O Que É: É a prática de reconhecer os pensamentos como eventos mentais passageiros, e não como fatos ou ordens que precisam ser obedecidas.

Como Fazer:Nomear o Pensamento: Em vez de se perder no conteúdo do pensamento obsessivo ("Vou contaminar tudo!"), o paciente o rotula: "Eu estou tendo o pensamento de contaminação.

"Metáfora das Nuvens ou do Trem: O paciente imagina o pensamento como uma nuvem passando no céu ou um vagão de trem em movimento, que ele apenas observa sem pular dentro dele.

Impacto no TOC: Ajuda a reduzir a fusão cognitiva (a crença de que o pensamento é a realidade), diminuindo a urgência de realizar a compulsão.

2. âncora no Corpo (Body Scan)Quando a ansiedade dispara devido à obsessão, a atenção plena direcionada ao corpo é uma âncora de estabilidade.

O Que É: Um exercício em que se direciona a atenção para diferentes partes do corpo, notando as sensações (tensão, calor, formigamento) sem tentar mudá-las.

Como Fazer: O paciente escaneia mentalmente o corpo dos pés à cabeça, percebendo onde a ansiedade (o desconforto) está "guardada" e respirando para aquela área.

Impacto no TOC: Durante o pico da ansiedade obsessiva, a pessoa se concentra na realidade sensorial do momento presente, desviando o foco da ameaça imaginária do pensamento.

3. Respiração Consciente e PausadaA respiração é sempre o ponto de retorno ao aqui e agora.

O Que É: Focar intencionalmente na sensação da respiração (o ar entrando e saindo, o movimento do abdômen).

Como Fazer: Quando uma obsessão surge, o paciente se compromete a fazer 3 a 5 respirações lentas e profundas, contando ou descrevendo o processo.

Impacto no TOC: Quebra o ciclo Obsessão - Ansiedade - Compulsão. A pausa permite que a resposta impulsiva seja inibida (relacionando-se com a Disfunção Executiva que discutimos antes), dando tempo ao córtex pré-frontal para processar uma resposta diferente da compulsão.

4. Não-Julgamento e Aceitação Radica: lEsta não é uma técnica, mas uma atitude central do Mindfulness.

O Que É: Abrir mão da luta contra os pensamentos. Aceitar que a obsessão surgiu, sem se criticar por tê-la.

Como Fazer: Quando a obsessão surge, a frase interna é: "Eu noto este pensamento. Eu o aceito. Não preciso fazer nada sobre ele agora.

"Impacto no TOC: O TOC se alimenta da luta e da evitação. A aceitação retira a energia e o poder do pensamento, pois ele não é mais visto como algo a ser combatido desesperadamente (o que levaria à compulsão).

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1237 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.