Quais são os alimentos que ajudam a melhorar a Imunidade do organismo?

8 respostas
Quais são os alimentos que ajudam a melhorar a Imunidade do organismo?
Frutas vermelhas/roxas são poderosas em antioxidante, acrescentar própolis alcoólico no dia a dia também é interessantes, e frutas ricas em vitamina C (limão, laranja, acetila, mexerica)

Consideramos hoje que o intestino é o principal órgão modulador da resposta imune do organismo e depende muito da qualidade da sua microbiota intestinal (fato que para muitas pessoas ainda é novidade), além da alimentação. Sendo assim, a dieta com foco na IMUNIDADE precisa ser baseada em frutas verduras e legumes em geral e mais NATURAL possível. Tenha sempre alimentos CRUS na rotina e variados. Alguns alimentos podem potencializar o sistema imune: cúrcuma, alho, os ricos em vitamina C (limão, acerola, maçã, goiaba, etc); cogumelos de várias espécies (como alimento e como fitoterápico); alimentos ricos em zinco (fontes diversas) e selênio (castanhas do pará, dentre outros); dê uma atenção especial para os probióticos naturais: kefir de leite, kefir de água, combuchá, etc., pois eles recompõem a microbiota intestinal, que é importantíssima para a imunidade (também existem probióticos em forma de suplemento). Não se esqueça também de tomar sol, pois a vitamina D é essencial para imunidade!
Alimentos ricos em vitamina C (frutas, como acerola, goiaba, manga, mexerica, laranja e limão), em antioxidantes (cacau, castanhas oleaginosas e frutas vermelhas, como amora, framboesa, cranberry, uva e morango,) zinco (frutos do mar e proteínas animais) e em fibras prebióticas (farelo de aveia, frutas com casca) e probióticos (podem ser manipulados) para equilibrar a flora intestinal.
Os nutrientes essenciais na imunonutrição são os antioxidantes (vitamina C, cúrcuma), ômega 3 (peixes, oleaginosas), glutamina e arginina (aminoácidos importantes para o sistema imune). A alimentação deve ser diversificada, contendo proteínas, carboidratos e lipídeos, vitaminas e minerais para compor as necessidades nutricionais e fortalecer o sistema imune. Outros fatores importantes são o consumo adequado de água, sono reparador, sol, controle do estresse, prática de atividade física regular. O acompanhamento nutricional identifica suas necessidades, objetivos, diagnostica seu estado nutricional e elabora um cardápio indivudualizado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 300
Olá, tudo bem?
alimentos importantes para a imunidade são alimentos naturais, com ação antioxidante e anti-inflamatória. Alguns exemplos de alimentos que podem conter na sua rotina alimentar são as frutas (principalmente de cor amarela e vermelha/roxa), verduras de cor verde escura, alimentos fontes de ômega 3 (linhaça, abacate, salmão). No entanto, existem alguns outros pontos que precisamos nos atentar quando pensamos em imunidade. O 1 é se esses alimentos são orgânicos, pois eles contém maior quantidade dos fitoquímicos (responsáveis por tal ação antioxidante e anti-inflamatória) e menor quantidade de metais pesados que se acumulam em nosso organismo e pioram nossa imunidade. O 2 ponto é a saúde intestinal. O intestino é onde nós fazemos a absorção dos micronutrientes responsáveis por melhorar nossa imunidade e consequentemente qualidade de vida, então se você apresenta sintomas de disbiose intestinal, como: diarreia, constipação (ou alternância entre esses tipos de fezes), excesso de gases e cólica abdominal, entre outros sintomas, significa que essa absorção de vitaminas e minerais está prejudicada, então isso afetará a imunidade, mesmo com o consumo de tais alimentos. Dessa forma, é necessário buscar a ajuda profissional de um nutricionista para fazer o tratamento de modulação intestinal e ter um olhar global dos sintomas apresentados e assim, montar um plano alimentar personalizado para você! Espero ter ajudado! Tenha um excelente dia! Para mais informações: @nutri.gabrielalaiber
Ter uma alimentação bem variada e consumir muitas frutas, verduras e legumes pode ajudar. As frutas vermelhas são ótimas, são antioxidantes mas não são alimentos sozinhos/isolados que vão melhorar o todo da sua imunidade, pois é um conjunto de fatores que vai te auxiliar a ter uma imunidade boa.

Para ter maior QUALIDADE de vida e IMUNIDADE, precisamos agir e entender todos os seus hábitos e rotina.

Espero que tenha ajudado!
Olá! Além de uma alimentação variada e nutritiva, é importante lembrar de que outros fatores também impactam positivamente na imunidade, como a prática regular de exercícios físicos, boas noites de sono (com sono reparador), saúde intestinal e manejo do estresse. No âmbito nutricional é importante oferecer uma alimentação rica em nutrientes ao organismo, isso significa uma alimentação mais natural, com variedade de frutas, verduras, legumes, cereais e leguminosas. Além do baixo consumo de alimentos industrializados (ultraprocessados).

Outro fator importante, é o acompanhamento de exames bioquímicos, assim é possível identificar quais nutrientes precisam de atenção e então fazer os ajustes necessários na alimentação e suplementação quando prescrita e orientada pelo profissional de saúde. Alguns alimentos que você pode buscar consumir com mais frequência, caso ainda não o faça, são as frutas cítricas (acerola, laranja, limão), aveia ou farelo de aveia, temperos naturais (alho, açafrão, gengibre, salsinha) e vegetais verdes escuros. Para um sistema imune que atenda as demandas do corpo, é importante cuidarmos dos hábitos de vida como um todo!
Alguns alimentos são conhecidos por fortalecer o sistema imunológico, fornecendo nutrientes essenciais que ajudam a manter a saúde e a resistência do organismo. Aqui estão alguns exemplos:

Frutas cítricas: Laranjas, limões, tangerinas são ricos em vitamina C, fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

Vegetais verdes escuros: Brócolis, espinafre e couve são fontes de nutrientes como vitamina C, vitamina A, ácido fólico e antioxidantes que contribuem para a saúde imunológica.

Alho: Possui compostos de enxofre que podem fortalecer o sistema imunológico e ajudar na prevenção de doenças.

Gengibre: Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a fortalecer a imunidade.

Cúrcuma: Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.