Quais são os tratamentos que melhoram o prognóstico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de pens
3
respostas
Quais são os tratamentos que melhoram o prognóstico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de pensamentos intrusivos?
O tratamento com maior eficácia é a combinação de medicação e psicoterapia. A abordagem mais indicada é a Terapia Cognitivo-Comportamental com Exposição e Prevenção de Resposta, que ensina a pessoa a suportar o desconforto do pensamento sem fazer ritual. Na medicação, os antidepressivos da classe ISRS, em doses mais altas, ajudam a reduzir a hiperatividade do circuito obsessivo. Quando necessário, outros recursos podem ser incluídos, como ACT, terapias psicodinâmicas focadas, neuromodulação ou ajustes farmacológicos. Quanto antes o tratamento começa, melhor o prognóstico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, espero que essa resposta te encontre bem.
O tratamento chamado "padrão ouro" é sempre psicoterapia associada à tratamento medicamentoso com acompanhamento psiquiátrico.
Além disso, ações que podem ajudar a melhorar quadros psiquiátricos como um todo, é uma associação entre boa alimentação, atividade física, prática de hobbies e relações sociais com uma boa rede de apoio.
O tratamento chamado "padrão ouro" é sempre psicoterapia associada à tratamento medicamentoso com acompanhamento psiquiátrico.
Além disso, ações que podem ajudar a melhorar quadros psiquiátricos como um todo, é uma associação entre boa alimentação, atividade física, prática de hobbies e relações sociais com uma boa rede de apoio.
A resposta que eu te darei é baseada na minha experiência clínica, não a considere como algo determinístico. Os tratamentos mais eficazes são baseados em evidências: a terapia cognitivo - comportamental (TCC)com técnica de Exposição e Prevenção de Respostas (EPR) e, quando necessário, acompanhamento psiquiátrico com uso de medicação adequada.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Por que é fácil confundir hiperfoco com obsessão no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como lidar com a hiperfixação e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que pode desencadear Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) existencial?
- Qual é a diferença entre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) existencial e reflexão filosófica ?
- Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) têm problemas de planejamento cognitivo ?
- Quais funções executivas costumam estar prejudicadas no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que caracteriza o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) cognitivamente?
- A Disforia Sensível à Rejeição (RSD) faz parte dos critérios diagnósticos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que é "automonitoramento" na Disforia Sensível à Rejeição (RSD) do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais são os tratamentos para gerenciar a Disforia Sensível à Rejeição (RSD) no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1238 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.