Quais semelhanças e diferenças entre Transtorno de Personalidade Narcisista e o Transtorno de Person

3 respostas
Quais semelhanças e diferenças entre Transtorno de Personalidade Narcisista e o Transtorno de Personalidade Borderline? Pode haver comorbidade?
De forma muito resumida, o narcisista é caracterizado basicamente por uma insegurança crônica na sua auto-estima, que precisa ser continuamente reforçada por outras pessoas. A pessoa com TBP, por outro lado, se caracteriza por uma grande instabilidade comportamental: a auto-estima pode estar inflada num momento e baixa noutro. As relações são tempestuosas e, ao lado de um enorme medo de ser abandonado, a pessoa com TBP adota atitudes que, frequentemente, acabam levando ao abandono. Até mesmo na orientação sexual, a pessoa com TBP pode ter oscilações. Conheci indivíduos que ora se apaixonavam por mulheres e, após um tempo, passavam a se vestir como mulheres, em todos os detalhes e só se interessavam por homens. Um diagnóstico de transtorno de personalidade deve ser feito com muito cuidado, sendo muitas vezes necessário entrevistar parentes próximos para se ter um histórico fidedigno. Neste contexto, muitas vezes recebi pacientes com diagnóstico de TBP que tinham, na verdade transtorno bipolar.

Inicialmente precisamos entender o que é personalidade. Ela é a interação entre os fatores genéticos e ambientais, o que é herdado e o que é adquirido formam o jeito único de ser, agir e perceber o mundo de cada um. Existe uma “tendência” inata, que é o temperamento, que pode ser reforçada ou diminuída na interação com o ambiente, com as experiências de vida de cada um. O que é inato e o que é adquirido interagem e se retroalimentam, formando o que somos.
Nos transtornos da personalidade percebe-se um padrão de pensamento e comportamento disfuncional, desadaptativo e que causa sofrimento. O DSM-5 - Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição, afirma que o transtorno de personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. É aquela pessoa muito diferente, desde sempre, que faz coisas não esperadas, que destoam totalmente do que deveria ser feito. Essa pessoa é resistente à mudança, mesmo com tratamento. Indivíduo com transtorno de personalidade tem uma alteração significativa em sua forma de perceber e interpretar a si mesmo, os outros e o mundo. Uma forma peculiar que trará prejuízos em diversas áreas da vida.
Atualmente o DSM-5 descreve doze tipos diferentes de transtornos de personalidade, cada um tem diferentes características e deve receber tratamento específico.
Agora com maiores informações podemos falar especificamente dos dois transtornos questionados, ambos fazem parte do Grupo B (que inclui os transtornos da personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista).
De forma breve e resumida pode-se dizer que a característica essencial do transtorno da personalidade borderline é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, de afetos e de impulsividade. Se fosse resumir as relações interpessoais do indivíduo com esse transtorno, resumiria em duas palavras: INTENSIDADE e INSTABILIDADE.
Já o transtorno da personalidade narcisista apresenta um padrão difuso de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos.
Não é incomum na prática clínica ver um transtorno com traços de outro do mesmo grupo, por isso, é necessária uma minuciosa avaliação.
Gostaria de dizer que estamos tendo muitos avanços e resultados positivos no tratamento de ambos os transtornos. Apesar de serem casos mais difíceis e complexos, não são um carimbo de fracasso. Ao contrário, é um carimbo de que a dedicação precisa ser maior por parte da equipe multiprofissional. Alguns me perguntam: é possível ter progresso com todos os tipos de transtorno de personalidade? Afirmo que sim! E faço isso baseada em estudos e evidências científicas. Atualmente existem inúmeras teorias e intervenções voltadas exclusivamente para esse público. Existem profissionais e pesquisadores no mundo inteiro abordando o tema. As evidências mais recentes apontam favoravelmente para os seguintes tipos de abordagem: terapia focada em esquemas, terapia de mentalização, terapia dialética-comportamental e terapia focada na transferência. Existem indícios positivos para outros tipos de psicoterapia também. Esses estudos ajudam a esclarecer e desmistificar esse tipo de transtorno.
Antes de encerrar quero dizer que tudo que descrevemos aqui tem apenas o intuito de informar. Se você acredita que tem algum dos traços apresentados, é importante procurar um profissional habilitado e capacitado para essa finalidade.
Boa tarde,
O transtorno da personalidade narcisista envolve uma insegurança muito grande, mascarada por um foco excessivo em si, na própria imagem e conquistas, uma insensibilidade com os outros, falta de de empatia... O transtorno da Personalidade Borderline envolve um senso de identidade não totalmente desenvolvido, uma instabilidade muito grande e um medo excessivo do abandono, podendo também se colocar em situações de risco e autodestrutivas. Pode ocorrer indivíduos que tenham traços de personalidade de ambos, mas um será predominante ao outro.